para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 26 de abril de 2010

colorindo a vida - roxo, lilás e suas nuances: flor de maio

a Glorinha escolheu: roxo, lilás e suas nuances para hoje, então vamos de lilás...

adoro estas cores, tenho muitas coisas pessoais, roupas, bolsas, sapatos, bijoux e brincos de pedras brasileiras.
acho que até transmiti este gosto para minha filha, o quarto dela é roxo e lilás e quase todos os adornos são variantes deste tom, ela também veste muito roxo e lilás.
mas deixando este assunto de lado, já que este, é um no blog de culinária, onde plantas e flores também tem seu espaço
, trago hoje um singelo vaso de flor de maio (Schlumbergera truncata), mas especial, muito especial porque esta foi a segunda florada desta planta, na minha sala.
sempre gostei muito de flor de maio, mas não sei se não tinha muita sorte com elas ou se era falta de habilidade mesmo, que elas nunca iam pra frente satisfatóriamente, mas com esta, que ganhei florida da minha comadre, acertei direitinho a rega, a poda e lugar e a planta me brindou como estas flores tão lindas. amei
!

as flores são resistentes, duraram vários dias

quantos aos pratos em tons de roxo, lilás e suas nuances, eles também estão presentes na minha cozinha e podem ser conferidos aqui:

http://orapitangas.blogspot.com/2008/11/blackberry-coffee-cake.html
http://orapitangas.blogspot.com/2008/10/amoras-pretas.html
http://orapitangas.blogspot.com/search/label/arroz
http://orapitangas.blogspot.com/2009/11/salada-colorida.html
http://orapitangas.blogspot.com/2009/12/joelho-de-porco.html

15 comentários:

  1. Oi Angela querida! Também adoro as flores de maio, ganhei uma ano passado mas não deu flor ainda esse ano....vou esperar maio chegar pra ver se ela floresce...beijos amiga!

    ResponderExcluir
  2. Que flor mais linda!! Também adoro flores de maio. Nunca me esqueci da surpresa tao agradavel que tive na infância quando me deparei com flores tão lindas que nasceram em um vaso que eu achava que "era só aquilo".

    ResponderExcluir
  3. Minha querida , parabéns pelo post.Vejo que não sou só eu que as vezes pareço não ter habilidades com elas...kkkk..Sei lá! Sei que quando são dadas e recebidas com amor elas duram uma eternidade!
    Bjocas e boa semana,
    Françoise

    ResponderExcluir
  4. eu tenho uma mudinha de flor de maio que minha tia deu, ela nunca deu flores, mas ela já tem várias folhas novas.
    =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiii!Flor de Maio e tudo de bom.Boa semana p vc.Beijos.Luciene.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Angela!

    Não consigo ver a flor de maio sem lembrar da minha avó, figura de extrema importancia na minha vida!

    Nessa época do ano, ela sempre tinha um vaso de flor de maio na sua sala,e cuidava delas com o maior carinho e atenção...ela as comparava às pessoas, que nasciam, desabrochavam, ficavam lindas por algum tempo, e depois morriam aos poucos, para depois de algum tempo florescerem novamente, com todo seu esplendor!

    Boas lembranças...thank´s!

    Um abraço,
    Boa semana pra vcs!

    ResponderExcluir
  7. Eu não tenho o menor jeito com plantas, nem tento mais criá-las para não matá-las, mas acho lindo e tenho imensa admiração por quem consegue.
    Lindas suas flores!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Ah! Que linda sua flor... e que ótima escolha das cores...:D
    São bem feminina, né cumadi?!
    Vou ver suas receitinhas nas cores agora...hum...só côiss boa dimais...aposto!=)
    Um bejim e uma linda semana!
    da Vinni

    ResponderExcluir
  9. Tenho 3 vasos de flores-de-maio, 2 deles estão na churrasqueira, um ao lado do outro, pegando o mesmo sol, vento, tudo igual. No entanto, só um deles está totalmente florido, o outro ainda está nos botões. O 3°? nem botões!
    Sabia que essas flores são nativas do Brasil?
    Seu vaso é lindo e a flor-de-maio do mesmo tom que tenho.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma nascendo aqui em casa,acompanho com alegria cada florzinha.Lindapostagem!beijos,chica

    ResponderExcluir
  11. Olá Angela!
    Adoro seu blog e vim lhe convidar para participar dos sorteios que estão rolando no meu!
    Hoje: Sorteio de aniversário - prêmio 1 adesivo decorativo I-Stick!
    Amanhã: Sorteio de Dia das Mães em parceria com o Flores Online - prêmio um lindo arranjo de flores!
    Boa sorte!
    Um abraço,
    Maura
    coisasdamaura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Angela!
    Adoro seu blog e vim lhe convidar para participar dos sorteios que estão rolando no meu!
    Hoje: Sorteio de aniversário - prêmio 1 adesivo decorativo I-Stick!
    A partir de amanhã até 05/05: Sorteio de Dia das Mães em parceria com o Flores Online - prêmio um lindo arranjo de flores!
    Boa sorte!
    Um abraço,
    Maura
    coisasdamaura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que belezura esta flor.... adorei!
    Também gosto muito desta cor, acho muito chique...
    Aliás, me lembrei de uma coisa, o puff lilás ou roxo da Juh, ainda existe?.....rs... lembra da historia...
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. MINHA MÃE TEM UMA COLEÇÃO DESSAS FLORES ACHO MUITO LINDA E DELICADA!!!

    ResponderExcluir
  15. Que flor linda, adoro essa planta!
    Beijinhos,
    Dani

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!