para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 28 de abril de 2010

filés de lombo com páprica

tem comida que tem cara de outono, será só eu penso assim?
bem, este lombo costumo fazer quando a temperatura cai, apesar de lombo não ser um dos meus cortes favoritos, de vez em quando acaba aparecendo na minha cozinha.
é ligeiramente inspirado num prato (o páprika schnitzel ) que nós costumavamos comer num restaurante alemão, da zona sul, logo que fomos trabalhar na capital.
tanto quanto eu sei, este prato não costuma ser servido assim na Alemanha, se trata de uma adaptação ao nosso paladar, mas nem por isto menos saboroso.

filé de lombo com páprica
ligeiramente adaptado do páprika schnitzel (filé de lombo grelhado com molho páprika e knödel)

temperar os filés finos de lombo, com sal e páprica doce e picante, deixar descansar por 30 minutos, grelhar e reservar em prato aquecido.
mas mesma frigideira que grelhou os filés, juntar mais páprica a gosto, 1 colheres de farinha de trigo diluida em um pouquinho de água ou leite e se desejar colorau (neste não usei) e 2 caixas de creme de leite ou mais, caso deseje mais molho, servir sobre os filés aquecidos.

obs: o original é servido com knödel, que é uma massa, que pode ser feita com pão amanhecido, batata e farinha, muito comum na Alemanha e na Áustria, normalmente servido como acompanhamento de molhos e carnes, na verdade não passa de um bola grande massa. na Alemanha tem a mistura pronta para se comprar. eu costumo fazer um massa mista de batata e farinha, bem simples, mas neste dia estava com muita pressa e não fiz, servi com arroz branco e legumes salteados.
em tempo, o restaurante ainda existe e tem várias filiais, faz muito tempo que não vou lá, mas era bom no inicio dos anos 80.

18 comentários:

  1. Angela,

    Os filés imersos no molho cremoso ficaram com aspecto bem apetitoso!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Angela,

    Eu penso que comida alemã tem cara sim de outono/inverno...é sempre mais pesada, com bastante creme, batata, temperos mais fortes...eu gosto bastante, e páprica é um dos meus temperos favoritos!

    Belo prato!

    ResponderExcluir
  3. Angela, se tem cara de outono eu não sei, mas que deve ser delicioso em qualquer estação do ano, isso com certeza.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Angela, amei seu prato de hoje. Adoro carne com molho, seja qualquer um. Tenho párpika aqui, uma boa para usa-la! Um grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Tem mesmo cara de Outono, a minha estação favorita :) Deve ser óptimo!

    ResponderExcluir
  6. Angela,
    Este filé de lombo é delicioso, também já comi neste restaurante alemão, tinha um na Av. Sumaré, bem pertinho de casa. O molho deles fica um pouco mais amarelo, mas certamente tão saboroso quanto o seu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Adoro lombo! Nunca fiz com páprica, mas deve ficar delicioso. É um temperinho que gosto bastante.
    Receita anotada!
    Beijocas,
    Thais

    ResponderExcluir
  8. Amo páprica (e lombo também) ainda mais depois de ler uma reportagem que diz que esse condimento é bom para o organismo!!!
    Lindo prato.
    Beijos,
    Dani

    ResponderExcluir
  9. seu blog sempre apresenta otimas receitas adoro seguir.

    bjosss...

    ........*................_
    ......................*../ /
    ......*..... ,O ....../ /
    ........., ( : : : )=/ /
    ....*...(` ~ (###)
    ........% ---' ` "y
    ............\......./
    .....*......\...../
    .........__ )...( __
    ........' - - - - - - - `

    ResponderExcluir
  10. o aspecto é optimo!! e esse molho, nhami!!!!!!!!! beijos*

    ResponderExcluir
  11. MINHA AMIGA, VIM COMUNICAR QUE SEU BLOG FOI O SORTEADO HOJE,NO http://culinariadosamigos.blogspot.com E QUE UMA DE SUAS RECEITAS FOI SELECIONADA E POSTADA.PARABENS.

    Agora esse lombinho com esse molhinho esta uma tentação, estou levando a receita. beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Querida Angela

    Graças a voce voltei a postar, pois retornei com todas as palavras que me disse em meu coraçao! Nunca irei cansar de agradece-la.

    Es um anjo em minha vida.

    Sabes que nao como carne, mas este molhinho com paprica ficou show, quero experimenta-lo!

    Mil beijos
    Léia

    ResponderExcluir
  13. Adoro a culinária alemã, amo um bom eisbein, esse lombo está de lamber os beiços.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  14. Suely, grata, fiquei muito feliz!

    Léia, tudo o que eu quero é que vc esteja bem, muito bem, vc é muito especial para mim, ficou muito satisfeita em ter sido útil a voce na hora que vc precisou, não se esqueça, estou sempre por aqui. beijos no seu coração.

    Amigas, grata por todos os gentis comentários, beijos para todas!

    ResponderExcluir
  15. Delícia Angela!! Obrigada por participar do concruso do Aromas e Sabores. Dia 20/06 sua receita estará lá.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu blog.
    Gostaria de congelar essa comida, posso?

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!