para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 5 de abril de 2010

colorindo a vida - rosa: sorvete de amoras pretas

a Glorinha escolheu rosa para hoje, então vamos de rosa...
prefiro a flor, não aprecio muito a cor, praticamente não tenho nada rosa e nem vesti minha menininha de rosa, vesti de outras cores!!!
estes dias mesmo, fazendo juntas o pão de mel, perguntava para a Juh se ela não sentia falta de ter tido roupinhas rosa, tudo combinadinho, felizmente ela me disse que não, ainda bem...

para esta semana, optei pelo sorvete caseiro que foi recentemente postado pela talentosa e super criativa Tatiana do Panelaterapia, mas segui a receita antiga da minha mãe, cuja única diferença é agregar uma colher de rum, na segunda etapa.
como tinha que ser um sorvete rosa, recorri ao purê de amoras pretas, inspirado na querida Gina chef e botânica do blog Naco Zinha


sorvete de amoras pretas

1ª etapa
Bata no liquidificador por 3 minutos:
1/2 litro de leite ( usei 400 ml)
1 colher de chá de liga neutra
1/2 xícara de açúcar (não usei)

Coloque em uma assadeira de alumínio ou travessa de vidro pequena e leve ao freezer ou congelador até endurecer. Como o alumínio gela muito mais rápido, em 1 hora está pronta para a próxima etapa.

neste ponto juntei o purê de amoras pretas, que foi feito com 2 copos de requeijão de fruta congelada e 1 copo de requeijão de açúcar, e levei ao freezer

2ª etapa
Agora utilizaremos a batedeira.
Pique a base congelada com uma faca e coloque os pedaços na tigela grande da batedeira. Adicione:
1/2 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher de café de emulsificante
1 colher de pó saborizante ou polpa de frutas (como eu não tinha utilizei 1 pacote de suco em pó clight de morango). (não usei)
1 colher de sopa de rum, como manda a receita antiga da minha mãe

Bata todos os ingredientes por 12 minutos (comece na velocidade mais baixa e vá aumentando). Vai virar uma massa enorme e fofa. Coloque em pote de sorvete ou pote plástico e tampe. É importante que o pote fique cheio até a boca para não criar cristais de gelo. Caso o pote seja maior que a quantidade de sorvete, coloque um pedaço de filme plástico encostado na massa antes de tampar. Leve para congelar.

O resultado foi surpreendente. Nada daqueles sorvetes duros e esfarelentos. Adorei!!!

a receita e texto são da Tatiana

23 comentários:

  1. Ola Angela, bom dia!
    Espero que tenham tido uma boa Pascoa!
    Sabe que eu tbm não gosto tanto assim de rosa pra vestir...engraçado tem gente que adora né?
    Deixo meu abraço e parabéns pelo sorvete, que ficou fantástico, com uma cor muito viva, e muito convidativa!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelos elogios querida! Ficou escandalosamente maravilhoso!!!

    Adorei!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Affffff que delícia! Já fiquei com agua na boca!

    ResponderExcluir
  4. Este sorvete parece um sonho!!!
    Aqui em casa todos amam sorvete, principalmente o maridão.
    Um super beijo e ótima semana.
    Fátima.

    ResponderExcluir
  5. Angela, já usei liga neutra e emulsificante há muito anos atrás nos sorvetes. Mas foi uma fase.
    Apesar de já estar frio por aqui, tomaria esse sorvete com prazer. Muito bem escolhido para o desafio.
    Agradeço pelas palavras carinhosas, mas vamos combinar que Chef e botânica eu não sou mesmo! Vai que alguém acredita... rsrs!
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Ai que delícia Angela.
    Eu amo amoras!
    Espero que sua páscoa tenha sido maravilhosa.
    Um beijão querida.
    Boa semana.
    Fla

    ResponderExcluir
  7. Que arraso; o sorvete ficou com um aspecto maravilhoso! Adoro a cor da amora preta que, à semelhança da ameixa preta, só tem a casca preta!

    Beijinho e boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Angela querida! que sorvete divino! vc sabe que eu sou tarada por sorvetes não sabe? Trauma de infância...e esse daí está com jeito de ser merveilleux!!!!
    Vou copiar a receita e se achar amoras, vou fazer fim de semana!
    bjs cor de rosa!

    ResponderExcluir
  9. ESSE SORVETE É UMA DELICIA A COR FICOU´LINDA!!!

    ResponderExcluir
  10. A cor ficou linda, aliás todo o aspecto dele ficou ótimo. Parabéns!!!
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde.
    Nossa, JESUS, TOMA CANTA!
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
    saudações Educacionais !

    ResponderExcluir
  12. Oi Angela!

    Perfeita tua receita: apresentação de babar, e ainda não precisa ter sorveteira!
    Vou fazer assim que chegar tempo de amoras!

    feliz dia rosa, bjo :D

    ResponderExcluir
  13. Olá Angela!
    Estou participando da blogagem coletiva da Glorinha e ao ver o sorvete que postou nos links do Café com bolo fiquei com água na boca.
    Por isso estou aqui e anotei a receita...
    Espero que fique tão bonito quanto o seu...que está simplesmente maravilhoso!
    Foi bom te conhecer.
    Tenha uma noite feliz!
    Abraço gostoso.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  14. Olá, Angela!
    Ficou simplesmente deliciosa sua postagem.
    Parabéns pela participação!
    bjs cariocas cor de rosa

    ResponderExcluir
  15. um absurdo de lindo o seu sorvete. Você é incrível. Espero que tenha passado uma feliz Páscoa. boa semana

    ResponderExcluir
  16. Já coloquei os ingredientes na minha lista de compras e vou tentar fazer! Parece super saboroso!! Nham!! Feliz dia/noite rosa!!

    ResponderExcluir
  17. Que lindo este sorvete! Vou guardar a receita para quando começar de novo a temporada de frutas vermelhas aqui no sul... Nesta época elas somem do mercado.

    ResponderExcluir
  18. Que post maravilhoso , de encher os olhos....
    Prazer em conhecê-la.Até mais,
    Abraços
    Françoise

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Vou colocar no meu
    blog essa delicia
    de receita.
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderExcluir
  20. A-do-ro sorvete! E nem precisa ser servido com tanto capricho como o seu!

    beijin.

    ResponderExcluir
  21. Adoro pitangas, na minha antiga casa tinha um pé. Sempre conto com um orgulho amoroso. Abraços, Adriana.

    ResponderExcluir
  22. Adoro pitangas, na minha antiga casa tinha um pé. Sempre conto com um orgulho amoroso. Abraços, Adriana.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!