para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 10 de agosto de 2009

pão de fubá

pão é o que não falta neste blog...

como voces já sabem sempre faço pão em casa e nunca tinha acertado um pão de fubá, que ficasse leve e com bastante sabor de fubá, vi esta receita no blog da Nana, Manga com Pimenta, separei para fazer, adorei a receita pois ficou exatamente como eu queria, apesar dela sugerir que fosse assado em forma de pão, preferi sovar e modelar como de costume.
já fiz varias vezes, de vez em quando coloco sementes de erva doce, mais ou menos açúcar, polvilho com fubá, com farinha de trigo, faço pão bola, pães pequenos...


pão de fubá

2 copos( tipo requeijão) de água morna
1/2 copo de óleo
1/2 copo de açúcar
1/2 cs rasa de sal;
2 cs rasas de fermento para pão, seco, instantâneo
2 copos de fubá
500g de trigo comum (até dar ponto)
esta é a receita que a Nana postou

e eu fiz assim:
  1. juntei uma parte da farinha, o fubá, o açúcar, o sal e o fermento seco
  2. fiz uma cova e coloquei o óleo e a água, e fui misturando
  3. depois fui agregando farinha e sovando sobre a bancada
  4. deixei crescer
  5. abaixei a massa, modelei os pães e deixei crescer novamente
  6. usei um pouco mais de farinha do indica a receita
  7. fiz uns cortes nos pães e peneirei farinha
  8. assei em forno médio

25 comentários:

  1. Olá Angela! Que pão lindo, ficou parecendo o caseirinho da padaria aqui perto que nós adoramos... Ah por favor, quanto mais receitas de pão melhor :-) Beijos para você, boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Angela, estamos em sintonia com os pães, publicamos no mesmo dia...
    Já anotei pra fazer esse pão, porque adoro e com gosto acentuado de fubá, desse jeitinho mesmo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Hummm, até parece que consigo sentir o cheirinho daqui...
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Você me mata com estes pães!
    Rs...
    Beijos,
    Fla

    ResponderExcluir
  5. Falou em pães estou aqui!
    Adorei a receita e a foto ficou linda! Deu até fome!
    Eu adoro pão com fubá, também misturo alcarávia, já usou? Fica uma delícia!
    Um beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. nossa..que lindos ficaram!!!!vou olhar essa receita com carinho especial..adoro receitas que contenham fubá...bjus..otimo começo de semana..li

    ResponderExcluir
  7. A aparência está divina. Com uma manteiguinha derretendo heim... Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Angela, que lindaaaaaaaaaaa, seu pão ficou maravilhoso!!!!
    Menina, dez a zero no meu hahahahaha
    Obrigada pelo carinho e que bom que você gostou!!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Todo mundo fazendo pão...que delicia, ontem eu fiz pão também, para postar ainda...e o seu esta anotado..com fubá que diferente, to louca para fazer. O seu ta com um aspecto saboroso.
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  10. Pero bueno! Esos panes te han quedado de lo más profesionales! Que buena pinta!
    Besos!

    ResponderExcluir
  11. Cris, que bom que voce gostou! bjs

    Glau, grata, bjs

    Gina, isto mesmo...fazia tempo que eu queria uma receita assim, esta achei otima, bjs

    Noêmia, realmente o cheirinho é maravilhoso. bjs

    Carol, com manteiga ou sem, gostoso. bjs

    Fla, mato não...bjs

    Verena, grata, nunca usei alcarávia, vou usar da proxima vez.bjs

    Iliane, olhe mesmo com carinho, bjs

    Nana, eu que agradeço, adorei! bjs

    Paula, experimente, acho que vc vai gostar. bjs

    Sutana, grata, bjs

    Marilu, gracias! besos

    ResponderExcluir
  12. Olá Angela!
    Parabéns pela receita, muito boa mesmo, tanto que tive de fazer umas três vezes em dos dias.
    Tirei até umas fotos.
    Abs. Alexander

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!
    Vendo os pãezinhos lembrei de minha infância...e olha que já faz muuuuuuuuito tempo rsrsrsrs. Amei a receita, vou fazer hoje.
    beijos e muita luz

    Rosana (brasilia)

    ResponderExcluir
  14. Muito bom! Estava procurando uma receita facil e nada de achar, experimetei, gostei e ja postei no meu face para todas as amigas!!! Esta aprovado!!! fica fofinho, cresce rápido, adorei!!! Vlw =D

    ResponderExcluir
  15. Angela adorei! Muito bom!!! Estava procurando uma receita fácil e gostosa rs!!! esta aprovadissimo e ja estou postando para minhas amigas tambem! Minhas filhas adoraram, uma ótima opçao para lanche da tarde *-*

    Vlw =D

    ResponderExcluir
  16. BOM EU FIZ UMA MODIFICAÇÃO TROQUEI A AGUA POR MILHO VERDE BATIDO COM MEIO COPO DE AGUA ,SO Q AINDA NÃO FICOU PRONTO MAS EU VOLTO E CONTO ,JÁ ,JÁ
    ELAINE RAMOS ,AMERICANA S.P

    ResponderExcluir

  17. OLÁ, JA ADORO PÃO DE FUBÁ,E ADORO TEXTAR NOVAS RECEITAS COM CERTEZA ESSE PÃO VAI FICAR OTIMO,OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  18. Acabei de fazer! Vamos ver como vai ficar...a massa ficou linda!

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. não leva ovos, a maioria dos meus pães não leva ovos!

      Excluir
  20. Olá ...que maravilha seu Blog....
    quero saber, se poderia usar banha, e qual a porcentagem, entre óleo e banha.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca usei neste pão, mas acredito que deva ficar muito bom, eu usaria 3 colheres de sopa. grata e um abraço

      Excluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!