para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 12 de março de 2009

german chocolate cake - desafio "O bolo de aniversário"

a chef Debora, do Mirepox fez o convite do desafio e pediu que não fosse um receita complicada e nem muito cara, então resolvi fazer esta adaptação do german chocolate cake , o meu bolo americano favorito, que sempre feito pela Cindy, minha host sister.

o bolo original, que de alemão não tem nada, pois é americano, na verdade nasceu no Texas, após uma publicação no jornal local de uma receita, que leva um chocolate alemão especial derretido na massa do bolo e nozes no recheio e cobertura.
a minha receita original foi recortada há mais de 30 anos da embalagem do tal chocolate, mas está tão velha e amarelada, sem condições de fotografar, que resolvi buscar uma receita bem parecida na internet para o link.

fiz esta re leitura com a massa do bolo de coalhada e amendoim, acreditem o resultado não deixou nada a desejar.
normalmente não faço bolos altos mas este deve ser assim, é também um bolo sem acabamento lateral apenas com recheio e cobertura.
na Europa e especialmente na Alemanha e Itália, estes bolos são muito comuns.


















german chocolate cake - releitura

faça uma receita do bolo de coalhada, e divida em duas formas do mesmo tamanho. asse juntos. quando esfriar comece a montagem.
o primeiro bolo deve ser molhado com leite e chocolate, coloque o recheio. divida o segundo bolo ao meio, coloque sobre o primeiro recheio, e recheie também. cubra com a outra parte e espalhe a cobertura.

massa do bolo

bater no liquidificador, 1 copo de yogurt (usei coalhada), 4 ovos inteiros, 3/4 de xícara de óleo e 1 xícara de chocolate (em pó). em uma tigela, peneirar 2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó e uma pitada sal. em seguida despejar aos poucos a batida, mexendo bem levemente com uma colher de pau. dividir a massa em duas fôrmas untadas e enfarinhadas. assar em forno médio por 30 minutos.

recheio e cobertura

bater no liquidifcador 2 latas de leite condensado com 2 latas de agua, 2 gemas, 2 colheres de manteiga, uma pitada de sal, gotas de baunilha e 2 colheres de sopa de amido de milho, leve ao fogo médio até engrossar, cozinhe mais alguns minutos em seguida despeje um pacote de 100 g flococo, ou coco ralado, cozinhe mais um pouco. desligue o fogo e coloque 1 e 1/2 xícaras de amendoim sem sal, grosseiramente picado, incorpore.



por dentro



eu prefiro não rechear os dois bolos para não ficar tão alto, mas na receita original manda você dividir a massa em três, assar ao mesmo tempo e rechear todas as partes. asso em duas formas iguais de 25 cm, mesmo porque três não caberiam no meu forno


a melhor fatia






se desejar pode ser servido com sorvete de creme ou chocolate, mas eu prefiro assim, sem nada.
é um bolo super rápido e prático, mesmo porque não depende de muito tempo de descanso. pode ser recheado com o recheio morno.

30 comentários:

  1. Estou sem palavras... voce é "a" cozinheira! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Já ganhou!!!!!!!! Adoro tudo que tem amendoim. Deve ser bom demaisssssss...

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso!!! Que consolo saber que estes recortes que vamos guardando ao longo dos anos um dia servem para algo, adorei sua receita. Fiquei imaginando esta cobertura com pé de moleque em lugar do próprio amendoim... yummy.... bjs!

    ResponderExcluir
  4. Ficou um super bolão, que delícia, parabéns pelo blog, bjs.

    ResponderExcluir
  5. embora bolos de chocolate não sejam meus prediletos, a combinação de chocolate, amendoim e coco é tudo de bom,
    eu provei e aprovei...
    esse é o bolo !!!

    ResponderExcluir
  6. Esa es una tarta de lujo! No quiero ni pensar lo rica que tiene que estar!

    ResponderExcluir
  7. Célia, grata, tambem gosto muito de amendoim, beijos.

    Cris, é verdade, um dia eles servem para alguma coisa. com pé de moloque além de gostoso deve ficar um crocante bem saboroso. beijos.

    Nani, grata pela visita, volte sempre. beijos.

    Nick,que bom que voce aprovou! mas ainda estou te devendo um bolo branco, com coco e ameixa e cheio de cobertura, bem old style. beijos.

    ResponderExcluir
  8. ai, que delícia! babei na foto...rsrsrs

    bj

    ResponderExcluir
  9. Fátima, a foto foi feita pelo marido, agradeçemos! beijos.

    ResponderExcluir
  10. Angela

    Tudo que você faz é realmente delicioso. Este bolo estava especial... Também chocolate e amendoim, são perfeitos!!!
    Parabéns!!!
    Bjs, RÔ.

    ResponderExcluir
  11. quero passar o dedo! pode??????

    .....

    bem, resta-me fazer em casa, né não!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Angela, muchas gracias por tu comentario en mi blog. Tu tarta tiene un aspecto delicioso!
    Un beso

    ResponderExcluir
  13. uma delicia com certeza e ja esta aberta a votação no Mirepoix. Divulgue entre os amigos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. Angela, vou ter que provar esta receita!!!deixei um meme para ti lá no meu blog.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Rosana, grata que bom que voce gosta das minhas experiencias. beijos.

    Laurinha, pode sim...espero que goste. beijos.

    Lolah, fué un placer. besos.

    Debora, que bom que voce aprovou! grata e um beijo.

    Marcia Rosa, já já vou buscar. espero que voce goste! beijos.

    ResponderExcluir
  16. Angela , numa hora dessas , hum , que fominha de bolo , hehehe ... Maravilhoso !!! Parabéns !!!
    Bjuss*

    ResponderExcluir
  17. Vivian, que bom! beijos.

    Viviany, grata e um beijo.

    ResponderExcluir
  18. passa lá no meu blog. tem um selingo p/ vc!

    :)

    bj

    ResponderExcluir
  19. Olha só!
    Inventei uma promoçãozinha lá no meu blog!!
    Passa lá prá ver e aproveita e particpa!!
    É legal! Rápido e vc ainda pode levar um prêmio muito fofo!
    Beijão

    ResponderExcluir
  20. nostra.. mas as recietas que tu fastez es una delicia... esperimentie e nostra que marravilha...
    adourei... tu es sensacionali...
    um xeru.. Lucresta Mari

    ResponderExcluir
  21. Olá Angela,
    Gostaria de saber se esta receita serve para bolos de aniversario de criança.Eu posso substituir o iogurte de nata pelo natural?Essa é a receita de torta que geralmente as doceiras usam para aniversários? Gostaria muito de aprender uma receita de torta dessa usadas geralmente em festas .Agradeço a atenção e o espaço.
    Sucesso!Gostei muito do blog.
    Dene.
    Meu e-mail dr-melo@hotmail.com
    Gostaria que enviasse a resposta para o meu e-mail.Grata.

    ResponderExcluir
  22. Procurando recheio de bolos achei seu blog.
    Divino esta receita e claro já copiei.
    parabéns.

    ResponderExcluir
  23. Angela, passando pelo Design Sponge essa mesma receita chamou minha atenção, embora não soubesse como poderia adaptá-la.
    Por coincidência vejo a sua releitura aqui, o que me deixou animada a fazê-lo, já que a minha receita de bolo de chocolate preferida é o tradicional "devil's food cake'. Parece-me que são meio parentes, não? À exceção do fermento, que na receita que costumo seguri leva bicabonato.
    Não era muito fã de amendoim, até redescobrir seu sabor, depois que o experimentei batido grosseiramente e misturado com mel para passar no pão.
    Sugiro a você que coloque uma caixa de pesquisa no blog. Assim, facilitaria, na hora de buscar alguma receita.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Tenho um bolo de aniversario para amanhã e amei este, a combinação amendoim com coco nunca fiz, sei que vai arrasar!!! a minha cidade é a terra do amendoim, portanto vai ser fázil!!! beijos e parabens!!!
    Ivani
    Tupã - SP

    ResponderExcluir
  25. Adorei a combinação coco e amendoim para o bolo de chocolate, tenho um bolo de aniversario para amanhã e vou fazer esta receita, mesmo pq a minha cidade é a capital do amendoim!!!
    PARABENS!!!!

    IVANI

    ResponderExcluir
  26. Fiz hoje para o aniversário de 15 anos da minha sobrinha, gente ki delícia. Adorei. Parabéns!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você gostou, fico feliz demais, bj e parabéns para a sobrinha!!

      Excluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!