para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 10 de março de 2009

pão de nozinho

acho que devo uma explicação... bem, onde moro não tem padaria por perto, razão pela qual aparecem tantos pães por aqui, isto aliado ao enorme prazer que eu o marido temos em fazer pão caseiro, algumas vezes fazemos pães mais elaborados, outras fazemos na correria porque simplesmente estamos sem pão e não queremos sair de casa para ir buscar.
exagerada como sou, costumo ter em casa sempre muita farinha , especial para pães, especial para pizza e a para bolos.
depois que aprendi usar o fermento granulado seco, compro logo em embalagens de 500 g, o especial para massas doces e o para massa salgada, abro e guardo na geladeira, em um pote bem fechado.
então, aqui vai mais um pãozinho simples e rápido.


pão de nozinho

este foi feito com a receita que a Cris passou, achei a receita barbara e muito pratica, neste dias de calor intenso cresce rapidinho e em pouco tempo tenho um pão fresco para o lanche ou café da manha.
depois da massa crescida, faço uns rolinhos de aproximadamente uns 20 cm de comprimento, faço um nozinho e deixo crescer novamente em forma enfarinhada, quando dobrou de volume, pincelo com leite e manteiga derretida e asso em forno médio.

9 comentários:

  1. eu adoro pão, tenho uma receita de família que é ótima, mas aqui em spaulo não consigo fazer pq. meu forno é uma droga. nunca dá certo :(

    ResponderExcluir
  2. me dia: quais são as far para pizza, massa salgada e doce?
    e quais são os fermentos... perdão, um mundaréu de perguntas, mas pão é um assunto que estou aprendendo então fico super interessada...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Fátima, que pena o forno ser ruim, vou ficar aguardando sua receita. beijos.

    Laurinha, vou fazer um post especial esclarendo isto. beijos.

    ResponderExcluir
  4. Cara Angela,
    Todavía he hecho pocos panes, pero pienso ponerme en breve! Tu receta me ayudará!
    Besos

    ResponderExcluir
  5. eu até tenho padarias por perto, mas nada substitui o prazer de um bom pao caseiro

    bjks

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Marilu, amo hacer panes, estoy segura que le va gustar. besos.

    Vivian, voce está certissima, a distancia de 18 km é apenas uma real e boa desculpa! beijos.

    ResponderExcluir
  9. olha..tenho padaria na esquina de casa..mas..sempre tenho vontade de fazer pães...gosto dos salgados..e..com recheio..ficou lindo êsses seus..bjus

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!