para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 15 de abril de 2010

easy sourdough french bread da Verena

pão de novo, mas não resisti...
assim que vi este pão no blog da Verena, o Mangia, quis fazer na hora, se você ainda não conhece o blog da querida , não perca esta chance, lá tem muitas delicias e pães maravilhosos, como este.
mas, foi o marido que acabou fazendo primeiro, muito simples, ele adorou fazer, eu adorei fazer e já repetimos a receita várias vezes, congela perfeitamente, aprovadíssimo!

Easy Sourdough French Bread

(xícara medidora 200ml)
1 xícara de água

2 1/2 colheres (sopa) de vinagre branco

4 xícaras de trigo

2/3 xícaras de sour cream (usei Buttermilk*)

1 1/2 colher (sopa) de açúcar cristal 1 1/2 colheres (chá) de sal

2 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco (usei 1 tabletinho do fresco)
* Buttermilk: em 2/3 xícara de leite integral coloque uma colher bem cheia de vinagre ou limão para talhar e espere 5 minutos.

Meça os ingredientes cuidosamente e coloque na cuba untada da MPF na ordem acima. Selecione o ciclo Básico/Pão Branco. Use a seleção de crosta média ou clara. Retire o pão após assado e espere esfriar numa grade.
Selecionei o ciclo Massa e após o término (1 1/2h) coloquei para crescer novamente numa forma grande de bolo inglês untada com manteiga (polvilhe um pouco de trigo por cima e faça um talho na superfície do pão) por aproximadamente 45 minutos. Levei para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 10minutos e depois deixei no médio até dourar e passar no teste da batida (bata com os nós dos dedos na parte de baixo do pão até que saia um som oco).
Deixe esfriar 5min na forma e depois desenforme. Coloque o pão sobre uma grade até que esfrie completamente.

a receita foi copia do blog da Verena, como não temos MPF, fizemos com pequenas alterações a seguir:

modo de fazer sem MPF

misturar os secos com 3 xícaras de farinha de trigo, agregar primeiro o buttermilk em seguida a água com o vinagre branco, misturando do centro para as laterais, começar a sovar, transferir para a pedra de trabalho e agregar o restante da farinha (usei um pouco mais que 4 xícaras). deixar crescer até dobrar de volume, aproximadamente 45 minutos, abaixar a massa, dar forma aos pães (rendou 2 bolas), fazer cortes em cruz, deixar crescer novamente, peneirar fubá ou farinha sobre os pães, antes de levar ao forno. assar em formar untada por aprimadamente 30 minutos.

17 comentários:

  1. Angela..ficou lindo seu pão!!!eu adorei que voce postou a versão sem ser da maquina..eu até tenho uma e as vezes uso..para misturar..não gosto do formato do pão!prefiro eu moldar!!!ficou lindo!! e receita da Verena é garantia de receita boa mesmo..e feito por você?tudo de bom!bjus...li

    ResponderExcluir
  2. Que pão mais lindo Ângela!!! Eu queria ter mais jeito para fazer pão viu....quem sabe um dia.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Que pães maravilhosos publicaste na minha ausência :)

    ResponderExcluir
  4. Angela, que bom que vc colocou o método sem a máquina, também não tenho. Os pães da Verena são sempre tão lindos!! Preciso fazer um dia desses. Este está tão lindo. Beijão

    ResponderExcluir
  5. Angela, o pão ficou lindo! E deve ser delicioso! Preciso experimentar!
    Beijos!
    :o)

    ResponderExcluir
  6. ficou um pao lindo!!!! adoro ele quente !! beijos

    ResponderExcluir
  7. Que pão lindo que fica Angela. Adorei.
    Beijos
    Fla

    ResponderExcluir
  8. Oi Angela! Fiquei tão feliz em ver uma das receitas do Mangia dando pinta por aqui! O pão ficou lindão!!!! Eu preciso fazer novamente também, e vou fazer redondo assim, ficou lindo!!!!
    Legal você colocar como fazer na mão...eu uso a MPF só para amassar, gosto de moldar e deixar crescer pela segunda vez fora da máquina e assar no forno convencional também.
    Um lindo final de semana para vocês e obrigada pelo carinho!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Esse pão está com um aspecto maravilhoso, vou tentar fazê-lo.
    Ah, fui lá conhecer o blog da Verena e gostei!

    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  10. Angela,

    Voce está uma boulanger de mão cheia! meus parabéns, que pão lindo que saiu!

    essa receita também me chamou muita atenção...qualquer dia vou tentar!

    Um abraço,

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. Querida Ângela
    Passo para dizer que te penso sempre, pois tuas palavras ainda ecoam em meu coração.
    Obrigada pela amizade cristalina.
    Bjos no coração
    Léia

    ResponderExcluir
  12. Hoje Ricardo fez o pão, para "testar" antes do Samuel voltar de férias e deu certo: ficou uma delícia! Parabéns e Obrigada pela Receita!!!

    ResponderExcluir
  13. Angela, Ricardo fez o pão hoje, para "testar" antes do Samuel voltar das férias e deu certo: ficou uma delícia!!! Parabéns e Obrigada pela receita... Cris

    ResponderExcluir
  14. Olá no lugar do buttermilk posso colocar o fermento natural e tirar o vinagre, com esses mesmo ingredientes?

    Obrigada e abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá, posso colocar fermento natural no lugar do buttermilk e tirar o vinagre para essa quantidade de ingredientes?

    Obrigada e um abraço

    ResponderExcluir
  16. Jeanette, acredito que você possa fazer isto sem problemas, apenas respeite as qtdds referente quantidade de farinha e de fermento natural, um abraço

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!