para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 23 de abril de 2010

quiche de bacalhau

gosto muito de quiches. mas dificílmente resolvo fazer uma quiche por desejo de um sabor especifico, exceto de cebolas e de alho poró.
as restantes são feitas sempre de improvisos, invariavelmente para o jantar, quase sempre acompanhadas de uma saladinha de folhas, para aproveitar sobras de queijos diversos, de pratos já servidos no almoço, ora de frangos, ora de queijos, ora de frios, ora de bacalhau, ora de legumes, ora de folhas verdes e por ai vai, cada uma tem um sabor particular, um tempero
.
confesso, que jamais registrei os ingredientes até ter o blog, mas agora nada fica sem registro.
bem, com as quiches, cumpro um pequeno ritual, quando recolho os pratos servidos no almoço, já vou logo pensando este tantinto daria uma bela quiche, se sobrou legumes que combinem já faço no mesmo dia, senão no dia seguinte já providencio o legume ou o queijo para acompanhar.
em seguida já preparo a massinha e deixo gelando, no final da tarde, em menos de 10 minutos monto a quiche, rapidinho ela sai douradinha do forno.

alias, todas tem praticamente a mesma aparência. espero que não se cansem...

quiche de bacalhau

uma receita da massa base como foi postada aqui

usei sobras de bacalhau e batatas*, aproximadamente 3 xícaras, bati no liquificador com 3 0v0s inteiros, 2 colheres de farinha de trigo, 1 caixa de creme de leite, sal, pimenta do reino.
juntei 3/4 de xícara de queijo prato ralado, misturei levemente ao bacalhau e as batatas. despejei sobre a massa crua e antes de levar ao forno afundei algumas metades de tomates cerejas.
* era uma frigideira de bacalhau batatas e cebolas

ficou uma quiche bem cremosa

16 comentários:

  1. sua quiche ficou linda..maravilhosa mesmo..bjus...li

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa temos um problema, algumas coisas eu amo e o marido detesta. Bacalhau é uma delas, então quando telefono p/ minha mãe dizendo que vou p/ casa dela já peço logo p/ fazer bacalhau.
    Essa quiche eu vou passar a receita p/ ela. Ficou linda!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sou fã de quiches. Um prato completo e apresentável além de saboroso. Esta parace muito "boa". Também gostei da gelatina, ficou "chic".
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Não como bacalhau, mas acho que se ninguém me contasse do que era esta quiche eu ia comer só por ter achado linda!
    =D
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que linda que ficou Ângela! Adoro quiches também, mas nunca fiz de bacalhau.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Pára o mundo que eu quero descer!!!
    Que delícia, amo quiche, de bacalhau nunca havia visto, que original!!!
    Beijo,
    Dani

    ResponderExcluir
  7. Passei para conhecer seu blog e adorei! Adoro quiche, mas nunca fiz. Olhando sua receita fiquei animada em preparar um. Já estou seguindo seu blog.

    ResponderExcluir
  8. Estou como você, sempre me preocupando em pesar e anotar s ingredientes para colocar no blog. É engraçado.
    Quiche de cebola e alho-poró são demais, mas a de bacalhau também não fica atrás.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  9. Angela, aqui o bacalhau só entra em dia de festa. E por fora, quando muito em lascas...O bichinho é caro!! Nunca comi quiche de bacalhau. Está lindona! Beijão

    ResponderExcluir
  10. Ninguém diz que foi feita com sobras de alguma coisa...ficou maravilhosa!

    ResponderExcluir
  11. Ficou linda Angela, não me canso não, pode continuar! rsrsrs... Bjinhos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  12. Arrasou na quiche, Angela!!!!
    Adoro bacalhau, mas nunca fiz dessa maneira. Deve ficar bom demais!
    Parabéns, ficou linda!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Quixe é gostoso demais,e ainda de bacalhau melhor ainda.Gostei
    Edilia

    ResponderExcluir
  14. Adoro bacalhau, deve ficar deliciosa :)

    ResponderExcluir
  15. Que delícia!
    Já comi, mas nunca fiz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá, quiche é sempre uma riqueza de delícia!
    De bacalhau então, é de dar água na boca, é o meu preferido.
    Bj grande

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!