para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 9 de abril de 2010

pão de manjericão

quando vi este pão no maravilhoso blog Cozinha é Poesia, não tive duvidas que faria, na primeira oportunidade ele apareceu aqui na minha cozinha.
já fiz varias vezes, realmente é muito simples e delicioso, para quem gosta de pães com ervas, é perfeito.
servi acompanhado de um patê de ricota e cenoura bem suave, ficou muito saboroso!




PÃO DE MANJERICÃO E PARMESÃO

Ingredientes
15 g de fermento biológico
1/2 xícara (chá) de água
1 ovo médio
1/4 xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal (rasa) - ou a gosto
1/4 xícara (chá) de manjericão fresco - apenas as folhinhas
3 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo - não deverá ultrapassar essa quantidade
50g de queijo tipo parmesão ralado - e mais um pouco para polvilhar sobre o pão

Modo de fazer

Escolha um recipiente grande e se possível com tampa para que todas as etapas da massa sejam feitas nele, assim ficará mais prático.
1ª Etapa
Misture o fermento e o açúcar até dissolver bem, junte a água e a farinha de trigo, misture bem com uma colher. Tampe o recipiente e deixe descansando até dobrar o volume.
2ª Etapa
Bata no liquidificador o ovo, o azeite e as folhas de manjericão e junte ao recipiente com a primeira fase da massa acrescente também o sal e mais 1 xícara (chá) de farinha de trigo. Misture bem, tampe e aguarde crescer até o volume mais uma vez.
3ª Etapa e finalização
Acrescente 1/2 xícara da farinha restante e passe tudo para a bancada. A massa estará bem úmida e grudenta use isso a seu favor e comece a sovar fazendo movimentos para cima e para baixo como se estivesse rasgando a massa entre os dedos até observar que ela mudou a textura. Vá então acrescentando a farinha restante (não deverá ultrapassar as 3 e ½ xícaras). Sove mais um pouco até observar que está bem elástica, abra um pouco a massa com as mãos e espalhe o parmesão enrole e forme uma bola, pincele com azeite e coloque novamente no recipiente, tampe e deixe crescer até dobrar o volume novamente.
Depois de crescida vire a massa sobre a bancada e abra um pouco usando as mãos, enrole dando um formato cilíndrico ao pão. Pincele água sobre o pão e role-o sobre um pouco de queijo parmesão, coloque-o numa assadeira untada e polvilhada com fubá deixe crescer em lugar abrigado – dentro do forno é um ótimo lugar - até dobrar o volume pela última vez.
Preaqueça o forno com 15 a 20 minutos de antecedência na temperatura média (180º) e asse o pão até que fique dourado. Para saber se já está assado bata nele com os dedos você deverá ouvir um som oco. Retire o pão e deixe esfriar sobre uma grade.

Observações dessa cozinha:
-Como a maioria dos pães esse também congela muito e você poderá fazê-lo em diversos formatos inclusive pequeninos.
- Use medidas padrão, xícaras de 240 ml.

a receita e o texto são da Cherry Blossom

fiz apenas duas alterações: usei um pouco mais de manjerição, quase o dobro e usei o queijo ralado mais grosso sobre o pão



fica um textura excelente, fatia super bem!

14 comentários:

  1. Que delícia Ângela! Ficou lindo o pão! Eu fiz uma vez em versão mini mas eram apenas de manjericão.
    Adorei esta receita!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Angela

    Aqui o frio veio com força...e um pãozinho desses cairia muito bem...tbm tava de olho nele, e agora me animei ainda mais,

    Parabéns, ficou ótimo!

    Um abraço,

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Sou a maior apreciadora de pão com especiarias da casa. Com esse patezinho deve ter feito uma bela dupla.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Angela adoro fazer pão, é uma terapia prá mim. Ficou lindão!
    bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  5. Angela, luxo puro esse pão. Receita anotada!
    Bjs e bom fds.
    Fla

    ResponderExcluir
  6. Mulher que pão maravilhoso é esse, adoro pão. Vou tentar fazer só preciso saber se vou achar manjericão aqui na Suécia. Vou ter que sair cheirando as folhas no supermercado.
    Depois te conto,
    Bjos
    Françoise

    ResponderExcluir
  7. mais uma obra prima. tirei a receita, parabéns pelos 200 seguidores. competencia é competencia

    ResponderExcluir
  8. Hummmm! Deu água na boca!
    Te espero na promoção de aniversário do meu bloguinho! Amanhã inciam as inscrições para um sorteio em dose dupla: 2 adesivos decorativos PicFix! Até dia 13 você tb pode concorrer a um jogo americano da Marca Roupa!
    Tenha uma linda semana!!!
    Um abraço,
    Maura
    coisasdamaura@terra.com.br

    ResponderExcluir
  9. seu pão ficou lindo amiga..agora...começa a epoca de eu enlouquecer para fazer pão..êsse tempo delicioso(para mim!)eu amo fazer pão..ah..fiz sua quiche de queijo fresco..e amei..que receita boa!!postei hoje..bjus e bom começo de semana...li

    ResponderExcluir
  10. Oi Angela!!!
    Que delícia encontrar o Pão de Manjericão aqui nessa sua linda cozinha!E melhor ainda saber que você e todos gostaram. Fez muito bem em colocar mais manjericão! Quando comecei a fazer esse pão eu também usava o dobro da quantidade marcada na receita, mas chegando aqui eu tive que diminuir por que senão o povo daqui de casa reclama! O manjericão que se encontra aqui tanto o cultivado no quintal quanto o que a gente compra na feira é muiiiito forte! Eu acredito que seja por causa do clima quente e seco (aqui já é quase Mato Grosso do Sul). Quando você tiver um tempinho leia meu post “Azeite de Manjericão” lá tem fotos dele.
    Dei uma rápida espiada e vi que você tem pães maravilhosos aqui, já amei alguns só de olhar e já marquei um pra fazer em breve. Eu também tenho um Pão de Triguilho esperando para ser postado na fila do meu blog veremos se é parecido com o seu.
    Angela adorei te conhecer e conhecer seu “Oras Pitangas.
    Beijinhos e um lindo fim de semana pra você!

    ResponderExcluir
  11. Oi Angela!!!
    Que delícia encontrar o Pão de Manjericão aqui nessa sua linda cozinha!E melhor ainda saber que você e todos gostaram. Fez muito bem em colocar mais manjericão! Quando comecei a fazer esse pão eu também usava o dobro da quantidade marcada na receita, mas chegando aqui eu tive que diminuir por que senão o povo daqui de casa reclama! O manjericão que se encontra aqui tanto o cultivado no quintal quanto o que a gente compra na feira é muiiiito forte! Eu acredito que seja por causa do clima quente e seco (aqui já é quase Mato Grosso do Sul). Quando você tiver um tempinho leia meu post “Azeite de Manjericão” lá tem fotos dele.
    Dei uma rápida espiada e vi que você tem pães maravilhosos aqui, já amei alguns só de olhar e já marquei um pra fazer em breve. Eu também tenho um Pão de Triguilho esperando para ser postado na fila do meu blog veremos se é parecido com o seu.
    Angela adorei te conhecer e conhecer seu “Oras Pitangas.
    Beijinhos e um lindo fim de semana pra você!

    ResponderExcluir
  12. Adorei esta idéia do pão de manjericão...

    ResponderExcluir
  13. Lindo! Farei com certeza, porque amo manjericao, e nao é por demais elaborado.
    Deve ter ficado uma delícia, e com um chazinho quente...
    beijo

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!