para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

joelho de porco

precisava limpar, leia se: esvaziar urgente meu freezer, por conta da super safra de acerolas e frutas vermelhas, já que o pobre freezer não tinha espaço para mais nada e eu precisava urgentemente congelar as frutas da temporada. a opção foi retirar tudo o que fizesse volume.
então..
num destes dias, mais frescos, fiz os 4 joelhos de porco, que estavam tomando mais de meia gaveta do freezer, não fiz como faço habitualmente, mesmo porque eu ainda não estou em condições para isto. mas como fiz, foi aprovadíssimo!
quanto ao freezer, já está, de novo, com a lotação completa.
eu não tomo jeito mesmo...
sou uma exagerada incorrigivel!!


joelho de porco

num panela de fundo largo, coloquei os joelhos, 4 dentes de alho, 1 colher de sopa de sal grosso, folhas de louro e água até cobrir os joelhos, deixei que fervesse por 30 minutos.
depois disto, desprezei o caldo que se formou e temperei os joelhos com suco de laranja, paprica doce, paprica picante, sal fino, alho, tudo a gosto, levei ao fogo novamente numa panela de fundo largo e acomodei os joelhos no fundo da panela sem sobrepor, ao lado coloquei uns galhos de salsinha, folhas de louros, manjerona, tomilho fresco e pétalas grandes de cebolas.
deixei cozinhando no fogo baixo, quando dourou de um lado virei de outro, quando necessário, fui pingando água quente até que a carne estivesse tenra e dourada a meu gosto.

servi com repolho roxo feito com os temperos simples e cravos da india.
a geleia de maças e pimentas complementou o prato.
os acompanhamentos foram batatas cozidas e arroz branco.

14 comentários:

  1. Ângela, lembro-me da primeira vez que experimentei esse prato...era pré-adolescente e apesar de não ser comum eu adorei! Não sabia o que era, mas adorei o sabor e depois quando me contaram foi mais tranquilo entender...
    Nunca fiz em casa...mas adoro!
    Está lindo! E com essa geléia deve ser divino!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmmmmmmmm
    que aspecto bom...
    Jinhos fofos

    ResponderExcluir
  3. Ja' vi que tem gente que nao consegue fazer repouso, heiim?! hehehe
    Amiga, ja' disse que tuas receitas parece aconchego de mae, né?! Mais nao canso de repetir!
    Bjos no coraçao
    Te adoro
    Léia

    ResponderExcluir
  4. rsss..ri de você lembrando de mim..aqui em casa acontece muito isso..ter que fazer algo..para dar lugar a outro..é uma loucura..mas..amei esse seu joelho com seus acompanhamentos
    maravilhosos..bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Angela, você não faz ideia de como eu adoro joelho de porco. Temos comprado assado em um bar aqui perto de casa que é dos deuses, mas assim, na caçarola, é imperdível

    ResponderExcluir
  6. Só comi joelho de porco uma vez na vida.
    Quero ver o que você vai fazer com tanta acerola.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Lembro-me do meu saudoso pai, a me levar em um restaurante alemão, quando ainda criança, para experimentar o Eisbein (Joelho de Porco com Chucrute). Desde lá tenho feito sempre. Gosto muito.

    Apareça lá no picadinho de vez em quando:-)

    bj

    João Mario

    ResponderExcluir
  8. Angela, você tocou no meu ponto fraco...joelho de porco.
    Faco assim como você, depois sirvo com, batata cozida, chucrute e salsichões com alho!!! Hummmm!!!

    Aproveito para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, paz e harmonia! Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  9. Angela..nunca fiz desta forma...vou experimentar. Ainda hoje comprei defumados, meu marido adora fazê-los no churrasco, na brasa...
    Eu gosto de qualquer jeito....
    Beijinhos e...bom que com tanta acerola, a imunidade de vocês está 100%!!!!

    ResponderExcluir
  10. A primeira vez que comi joelho de porco foi na adolescência, quando fizemos a viagem de formatura do ginásio para Santa Catarina. Um restaurante em Blumenau, na encosta da ribeira do Rio Itajaí! Século passado, huahuahua!!! Bons tempos!
    :o)

    ResponderExcluir
  11. eu tbm adoro, mas nunca me aventurei a fazer...como sempre nos restaurante! Ficou show, nota 10!

    ResponderExcluir
  12. ai que delicia, hein?
    E eu du-vi-do você mostrar fotinha da super safra... rsssssss...
    bjo e boa semana!!!
    Ro Gratão

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua página, parabens pelas receitas em especial a do joelho de porco!
    um abraço Nilce (mâe do Fabio Salgueiro)

    nilcesalgueiro@gmail.com

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!