para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 1 de maio de 2012

polenta de corte

eu só faço polenta de panela de pressão,do tipo rustica.
nem me recordo mais da ultima vez que fiz polenta de outra forma, seguramente deve fazer pelo menos uns quarenta anos que não fico mexendo polenta da forma convencional como minha nona fazia.
não que eu seja muito velha, sou apenas uma pessoa madura.
é que, na verdade, comecei a cozinhar muito cedo. rs...
polenta foi umas primeiras coisa que aprendi fazer, mesmo porque na casa dos meus pais era feita dia sim e dia não, sempre polenta de cortar, aromatizada ou não, que podia ser grelhada para substituir o pão no café da manha, que podia ser frita ou ser a base de uma refeição acompanhado carnes, frango, sardinhada.
meus filhos também aprenderam comer polenta desde cedo.
costumo usar fuba fininho, que por aqui chamamos de mimoso, raramente encontro fubá de milho branco que dá um linda polenta branca.
nunca uso recheio ou cobertura na polenta a única variação que faço é que de vez em quando faço polenta enformada.
não frito polenta, tenho uma certa aversão por fazer frituras.
quando sobra polenta costumo regar uma frigideira grande de tefal com um bom azeite e colocar um pedaço de polenta cobrindo o fundo da frigideira, com o fogo baixo vou grelhando quando forma a casquinha de um lado viro do outro. 
sirvo acompanhada de carnes.
eu particularmente adoro polenta com salada de rúcula e ovo tostadinho na manteiga.


polenta de panela de pressão

ferva 4 xícaras de agua com 3 dentes inteiros de alhos, 2 colheres de azeite e sal a gosto.
em separado dissolver 2 xícaras de fubá em 3 xícaras de agua fria e despejar esta mistura na agua fervente com os temperos, mexer ate engrossar, vai começar a pular, feche a pressão e deixe no fogo mínimo por 25 minutos.

desligue e deixe sair toda a pressão antes de abrir, mexa bem para homogenizar e se desejar acrescente  um pouco de alho ligeiramente tostado em azeite.
verta no prato de servir e enforme como desejar.
 
obs: os carocinhos que você nesta foto é o alho grosseiramente picado e ligeiramente tostado.


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

22 comentários:

  1. Angela que vontade que deu, só que hoje eu queria comer uma prontinha. Estou morrendo de preguiça de ir para a cozinha neste feriado com cara de domingo, rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visto polenta na panela de pressão adorei a dica.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Ângela,
    Ótima receita de polenta, simples e deve ser deliciosa, vou fazer.
    Bom feriado, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Angela querida, aprendi uma grande lição hoje, nunca fiz polenta na pressão, sempre fiz como minha mãe me ensinou, no mexe mexe até cansar hehe. Não tem perigo da polenta tampar o buraquinho da válvula? Posso fazer sem medo mesmo Angela, adoraria experimentar mas fico com receio de acontecer isso, como acontece qdo fazemos lentilhas na pressão hehe. Bjos vou levar a receita. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como disse na postagem faço isto assim faz muito tempo. nunca tive nenhuma ocorrencia, observo alguns cuidados mantenho a vauvula sempre em ordem e observo o nivel de agua, tambem uso o tamanho certo de panela para cada fim.
      quanto a lentilha isto occorre mesmo, uso o truque de uma gota de azeite e ainda assim espuma demais, hoje não uso mais a pressão.
      qualquer dia destes vou fazer uma postagem sobre panela de pressão truques e dicas, eu uso muito, tenhos várias de todos os tamanhos e quase sempre tem duas ou tres panelas chiando no meu fogão.
      já dei esta dica para tanta gente e ninguem teve problemas. bjs

      Excluir
    2. Eu faço na pressão TB deixo 30 minutos mas sem a borracha da tampa

      Excluir
  5. Nossa!!! Polenta na panela de pressão... Eu não conhecia... ADOREI!!! Vou experimentar...
    Obrigada por compartilhar...
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  6. Olá Angela, hoje preparei um ragu de carne com polenta que vou postar mais adiante e algo que eu pensava enquanto fazia a polenta é que não sei fazer polenta com fubá (uso aquela pré-cozida)e queria aprender, coincidência ou não, aqui está minha aula!Obrigada!!
    Uma ótima semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce verá a diferença de sabor, vale muito a pena. bjs

      Excluir
  7. Polenta é carinho puro - e eu fiquei lendo o seu post e pensando em quantas oportunidades a vida nos dá para parar um pouco e lembrar de pessoas queridas do que essas mesmas pessoas gostavam de fazer, de comer e por aí vai. Eu também adoro polenta comi muito quando criança e hoje faço para meus filhos, o Enzo adora polenta com molhinho de tomate, carne de soja granulada. O Rapha gosta frita coberta com um bom parmesão ou grelhada - cada um do seu jeito mas a danada da polenta sobrevive no meu lar. Adorei sua forma de fazer na panela de pressão Angela e vou testar a foto esta tentadora ainda mais para um dia frio como hoje. :)

    Eli

    ResponderExcluir
  8. Quantas vezes desisti de fazer polenta pensando nas queimaduras que ia ganhar nas mãos quando a danada começasse a espirrar. Agora sim vou comprar aquele fubá de milho artesanal e fazer com gosto essa polenta!
    Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  9. Me encanta este plato mi abuela siempre me lo preparaba me lo comía lentamente lo servía bien caliente se forma una capa muy exquisita ,es una delicia,ABRAZOS Y ABRAZOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que finalmente você fazer mais polenta, Angela.
      Meu marido me cobra muito, mas quando penso em mexer...VIvendo e aprendendo,como se diz.
      Bj,
      Lylia

      Excluir
  10. Hoje em casa vai ser dia de polenta, depois que aprendi a fazer essa de panela de pressão, me realizo..Gosto dela bem molinha, igual era a da escola quando eu era criança, eita gosto de infância bom.
    Não gosto muito de fritura também,na verdade, tudo o que posso vai no máximo para o forno mesmo...acredite até batata frita...estou com saudade de vc...bjo

    ResponderExcluir
  11. O Vini é que gosta de polenta cremosa, mas não foi aqui em casa que aprendeu a gostar. Desde pequena que tenho aversão a "angu", como chamávamos. No entanto, adoro fubá de qualquer outra maneira.
    Preciso parar com essa cisma de polenta cremosa e experimentar essa sua. Quem sabe eu mude de ideia?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Angela, e eu mexendo a polenta e queimando os braços até, rsrs. Hoje mesmo fiz, pra acompanhar frango e molho de quiabo (não faço junto porque os netos não gostam), domingo é dia de família reunida.
    Tenho muito medo de panela de pressão, mas vou tentar sua receita da próxima vez.
    Ficou linda esta sua.
    Brigada por dividir.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Angela, que maneira fácil de fazer polenta, geralmente quando meu pai ele manda para gente... Mas vou experimentar dessa forma, pq afinal de contas já fiz inúmeras receitas suas e todas ficam perfeitas, só não tinha deixado recadinhos ainda...bjs
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. ANGELA OTIMA RECEITA MUITO FACIL DE FAZER JÁ JÁ VAMOS DEGUSTAR ESTA DELICIA É A PRIMEIRA VEZ QUE ENTRO NO SEU BLOG E AMEI A RECEITA MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR SEU CONHECIMENTO QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE...
    http://tianandadocesabor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Costumo tirar a borracha de vedação para evitar acidente .

    ResponderExcluir
  16. Fiz para o almoço, fez o maior sucesso, só acrescentei um queijo por cima e depois gratinei com o maçarico. obrigado por compartilhar a receita..

    ResponderExcluir
  17. Estou fazendo ... logo posto o resultado .... bjus

    ResponderExcluir
  18. Vou fazer exatamente assim e servir com molho de tomate rústico com manjericão e carne. Valeu muito a dica. Nunca mais mexer até doer o braço. rss Patrícia. H.Prestes

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!