para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 30 de maio de 2012

mais receitas para o projeto IBF

dando continuidade ao projeto IBF contribuo com mais estas  receitas, sendo a maior parte delas de aproveitamento.

falso pudim de leite condensado
postagem original aqui
 
bater no liquidificador:
500 ml de leite
2 pães de 30 g cada, sem as cascas, se o pão for muito pequeno, use 3 unidades
10 colheres de açúcar
4 ovos
baunilha a gosto
assar em forma caramelizada por 35 minutos, em banho maria, na boca do fogão.
creme de cabotiá
postagem original aqui

usei 1 kilo de cabotiá*, 4 batatas, 2 cebolas grandes, 4 dentes de alho e temperos a gosto, orégano fresco, cheiro verde, tomilho e louro, cozinhei tudo sem sal na pressão com agua apenas para para cobrir os legumes, depois usando o processador transformei em creme.
refoguei cebola bem triturada em azeite extra virgem, juntei o creme processado, 1 copo de requeijão de caldo de legumes caseiro ( congelo assim em copos), juntei 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo dissolvidos em 1 copo de água (se necessário junte mais água para ajustar a cremosidade conforme seu paladar), deixei ferver e por ultimo acrescentei uma caixinha e 200 ml de creme de leite (opcional).
panquecas de arroz
postagem original aqui

sobras de arroz aproximadamente 2 xícaras de arroz cozido
bater no liquidificador, com 2 xícaras de leite, 2 ovos, 1/2 xícara de óleo, sal e cheiro verde.
na tigela junto duas xícaras de farinha de trigo e 1 colher de sobremesa de fermento em pó e misturar o liquido até ficar uma massa grossa.

faço assim: aqueço uma frigideira anti aderente, unto levemente com óleo, e despejo a massa com a ajuda de uma conchinha no tamanho desejado, asso em fogo baixo, até que fique dourada, viro com uma espátula e douro do outro lado.















arroz com creme de espinafre
postagem original aqui

refoguei na manteiga cebola e alho e juntei as folhas pré lavadas até murcharem, tudo muito rápido, reservei.
fiz um bechamel tradicional e depois de pronto juntei o espinafre já processado grosseiramente, voltei tudo a frigideira de boca larga, onde já tinha refogado um fio de linguiça portuguesa (opcional), cortado bem miúdo, misturei tudo, com as sobras de arroz pré cozido, bastante parmensão ralado e um tantinho de creme de leite.

cuscuz de sardinha e abobrinha
postagem original aqui

faça um bom refogado com cebola picadinha, alho, cheiro verde, pimenta dedo de moça (opcional), azeite extra virgem, agregue uma lata de tomate pelado, uma os duas latas de sardinha de boa qualidades sem peles e sem espinhas no molho de tomate e deixe cozinhar um pouco, junte aproximadamente uma xícara de abobrinhas em cubos, até que comecem a ficar macias, por ultimo junte ervilhas frescas, mais um minutinho no fogo.
não deve ser um molho muito magro, pois o cuscuz requer um capricho no azeite, nesta hora junte a farinha de milho. aqui você tem duas opções:
- eu costumo usar aproximadamente 1 xícara de farinha de milho, previamente amaciada em 1/2 xícara de agua, juntar tudo ao molho e mexer com vigor, em fogo baixo até desprender da panela;
- ou então agregar 1/2 xícara de agua fervente ao molho e juntar a farinha de milho, para evitar o que apenas o molho umedeça a farinha, mexer com vigor até desprender da panela
feito isto, você poderá colocar em formar previamente umedecida e decorada a gosto ou decorar após desenformar (que foi o que eu fiz desta vez).

abobrinhas para guarnecer: fatiei e cortei as fatias em quatro, levei ao fogo num frigideira grossa de tefal, regada com azeite e molho de soja e deixei dourar.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

12 comentários:

  1. Quantas receitas maravilhosas Angela
    Um mais apetitosa que a outra. Gostei em especial do pudim e do cuzcuz

    um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Ângela,
    É difícil escolher a receita que gostei mais, todas um pouco invulgares, demonstrando muito bom gosto, todas parecendo deliciosas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. fiquei com vontade de comer "quase" tudo, mas pudim de leite condensado eu gosto mesmo é do original!

    ResponderExcluir
  4. Nossa amiga, uma receita melhor que a outra, adorei o pudim, nota dez.

    ResponderExcluir
  5. cada receita gostosa e diferente!
    adorei tudo.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tinha perdido essa receita de panqueca de arroz. Esse aproveitamento gostei muito.
    Saúde e paz!

    ResponderExcluir
  7. Angela!!! Eu já estava mega feliz com a Catarina e você me surpreende com mais estas delícias! Nem tenho palavras para agradecer sua participação. Com certeza você é muito mais que um Beija-Flor.
    Adorei todas as receitas.
    Mais uma vez, OBRIGADA!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania, espero que de tudo certo. feliz demais em poder colaborar. bj e sucessos

      Excluir
  8. Oi Angela, tudo bem????
    Passei pra te deixar um abraço....saudades, pra variar seus posts arrasando....Eu não conseguia mandar mensagem, não sei porque parou nem porque voltou...ainda bem que voltou...beijos....Sutana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima contribuição para o projeto IBF, Angela!
      Espero que vc esteja melhor.
      Bj,
      Lylia

      Excluir
  9. Angela....quantas receitas MARA e de encher os olhos e abrir o apetite...rsrsrs. O falso pudim eu já fiz algumas vezes e é delicioso e o cuzcuz, minha mãe faz um divino ( me deu saudades da minha mãe ao ver este post)...
    Bj e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  10. AMO MUITO TUDO ISSO! rs. fiquei com vontade do cuscuz. beijos

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!