para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 4 de julho de 2009

meu pé de laranja lima

bem, este pé de laranja lima tem mais de 23 anos, ele um dos remanescentes do pomar que tínhamos, onde hoje construimos nossa casa, me lembro muito bem que fomos no Ceasa em SP, e enchemos o porta malas de mudinhas, vários tipos de laranjas, limões, pêssego, caqui, manga, varias frutíferas; fizemos um croqui, e resolvemos que em cada final final de semana, faríamos uma coisa, mas antes de tudo tínhamos que resolver o problema da água para regar estas plantas todas, ai o Nick e eu (mais o Nick do que eu) fizemos as valetas e puxamos as tubulações, fizemos a ligações das torneiras em alguns pontos e pronto, tínhamos água, dai em diante foi abrir as covas, adubar, dar o tempo de maturação e plantar. foram cinquenta mudas de árvores frutíferas que produziram durante quase vinte anos.
mas ..voltando a laranja lima, como eu queria muito ter o prazer de ter um pé de laranja, próximo da janela do meu quarto, sentir o aroma das flores brancas na floração, este foi plantado afastado do pomar. foi muito bem, esta lindo até hoje, bem velho mas produzindo muito, com frutas muito, mas muito doces mesmo.
foi o único pé de laranja que sobrou, porque infelizmente o de lima da pérsia, que adoro, que também estava lindo e produzindo teve que ser derrubado para fazer a churrasqueira. já replantamos outras árvores porque as originais foram sendo erradicadas, as novas estão indo bem, muitas já produzem.

10 comentários:

  1. Ai que dor no coração quando tive que derrubar meu pé de limão rosa!!!
    Seu pé de laranja lima está lindo, amiga...como é bom ter este espaço! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que gostoso! Também gostaria muito de ter um pomar no quintal de casa, mas ainda moro de aluguel então não quero investir muito nesse quintal.

    ResponderExcluir
  3. ai, que invejinha (boa)! adoraria ter frutas no quintal! o theo ia gostar de chupar laranjas direto do pé.

    bj

    ResponderExcluir
  4. Tivemos um sítio e havia uma variedade de frutas, laranja (2 tipos), mexerica, ponkan, manga, limão, jamelão, cana, banana (2 tipos), carambola, seriguela, pitanga... Foi muito gostoso aquele tempo que desfrutamos do pomar. O prazer de colher uma fruta no pé é indescritível.
    Tínhamos laranja lima, somente 1 pé, mas era jovem e não produzia tanto. Não tem como deixar de associar ao livro de José Lins do Rego, não é?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. que relato lindo o seu sobre suas arvores!!..imagino esse pé de laranja lima junto a janela de seu quarto!!tudo de bom..bom ter uma casa num terreno grande onde a gente pode plantar as coisas que gosta né?é um previlegio..bjus..bom findi..

    ResponderExcluir
  6. Essas histórias de jogo de paciência me encantam...quanta alegria acompanhar a floração e verificar a cada dia o desenvolver dos frutos...
    Já pensou sentar sob essa árvore e ficar chupando laranjas...baum demais
    beijocas

    ResponderExcluir
  7. Meu sonho é ter uma casa assim, com quintal para plantar... onde meus filhos possam crescer chupando manga do pé, pegando tangerina a vontade, aprendendo que fruta boa é fruta direto do pé.

    Beijos
    Fla

    ResponderExcluir
  8. Que delicia abrir a janela e sentir o aroma das flores. Vc é uma privilegiada, amiga....beijos....Su

    ResponderExcluir
  9. Lourdes, é verdade derrubar uma arvore dá uma dor no coração. bj

    Talita, certamente um dia vc terá o seu pomar, e vai adorar. bj

    Fátima, tenho certeza que ele ira adorar, a crianças curtem muito isto. bjs

    Iliane, realmente queria muito este pé na janela do meu, e cada santo dia agradeço muito por isto. bjs

    Dolly, realmente é um prazer acompanhar todas as etapas, bj

    Fla, fruta é tudo de bom, e frescas no pé são especiais. bj

    Sutana, adoro,bjs!

    ResponderExcluir
  10. Que delícia! As árvores frutíferas deixam o quintal com uma outra cara...

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!