para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 29 de maio de 2012

catarina de ervas para o pojeto IBF

a querida amiga Tania do delicioso e sempre aromático blog Zakuskas, me mandou um convite para participar com receitas para um lindo projeto social**. 
fiquei imensamente honrada.
a minha participação será com algumas receitas do blog que serão objeto de uma re-postagem especifica para o projeto IBF e com está recita de catarina de ervas, ainda inédita.
certamente gostaria de ter produzido mais alguma coisa para este projeto mas devido a doença da minha mãe e em seguida meu acidente não foi possível.
lamento profundamente.
porém acredito que as receitas enviadas poderão ser aproveitadas no primeiro projeto do livro de receitas simples e baratas e atinjam o objetivo pretendido.
grata Tania por me confiar esta tarefa!



catarina de ervas

  1. bater no liquidificador 2 tomates maduros, 1 cebola media, 3/4 de xícara de óleo, 1 e 1/2 xícara de agua agua filtrada e 1 ovo.
  2. em seguida apenas pulsar 4 dentes de alho, salsinha, manjerona, manjericão, orégano fresco, cebolinha ou outra erva de preferência
  3. numa tigela, colocar 4 xícaras de farinha de trigo, 4 colheres de sopa de açúcar, 1 colher sopa de sal e 3 colheres de chá de fermento biológico granulado. 
  4. misturar os secos e em seguida despejar a batida das ervas e mexer com uma colher de pau, fica uma massa mole,  aos poucos acrescente mais farinha (aproximadamente entre 1 e 1/2 xícaras), tudo  vai depender da quantidade de ervas que você usar.
  5. sove até obter uma massa elástica.
  6.  deixe a massa crescer por 40 minutos
  7. abaixe  a massa e divida em 3 partes. faça um rolo com cada uma das partes 
  8. em seguida faça uma trança. 
  9. deixe crescer novamente pincele com leite e salpique orégano misturado com queijo ralado
  10. leve para assar em formo médio** O Instituto Beija Flor é uma associação beneficente constituída em 30 de novembro de 2010. É uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede no Município de Colombo – Paraná.Os objetivos do IBF incluem a execução de programas e projetos sociais a crianças, adolescentes e suas respectivas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, além de manter programas de educação complementar com ações socioeducativas, pedagógicas e culturais. O estímulo da cidadania e voluntariado, além da promoção da ética, paz, democracia e direito humanos são metas do programa. A  sede está em fase de execução, com inauguração prevista para Setembro próximo. O nome da instituição se baseia na fábula do beija-flor, que enquanto a floresta arde em chamas, apenas o pássaro leva gotas em seu biquinho e tenta apagar o fogo. A moral está em que não importa o tamanho da sua colaboração, mas sim a sua atitude em ter a iniciativa de fazer a sua parte, não importando o tamanho.

5 comentários:

  1. Angela
    Estou encaminhando o link de sua postagem aos idealizadores do IBF e certamente eles, assim como eu, estamos honrados e imensamente agradecidos pela sua dedicação, desafiando suas limitações pessoais momentaneas para participar do Projeto. Muito Obrigada, de coração.
    Irei fazer também esta Catarina que deve ser deliciosa, pois tem uma forma de preparo diferente de tudo que já vi e uma combinação de ervas e temperos que dá prá imaginar o aroma!

    ResponderExcluir
  2. Q legal.
    Parabens pela sua iniciativa.
    ótima receita, adorei.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem Angela, a Tânia escolheu muito bem sua parceria. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Muito nobre o projeto Angela e tenho certeza que sua receita será muito apreciada. Eu mesmo adorei a catarina, bem rica em ingredientes e sabor com certeza. Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Um ótimo projeto, e sua receita está ótima, com certeza vão adorar.
    bjs

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!