para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 22 de outubro de 2008

amoras silvestre

amoras, elas tingem!!
as daqui são miúdas, lindas, saborosas e suculentas, mas são muito frágeis.
andei colhendo nos diversos pés que temos espalhados por aqui na aréa comum e na nossa trilha e a minha intenção era usar uma parte para top de cheese cake, e outra fazer geleia para american pancakes e para acompanhar o peru do dia de ação de graças, que por sinal já esta quase chegando, e com esta geleia fica mais especial ainda.
só que ai no meio do caminho apareceram as amoras brancas, e elas são super doces, porem sem graça nenhuma, então fique pensando como aproveitar todas estas frutas.
como, vocês já devem ter percebido que adoro transformar frutas em algo especial, fiz o seguinte, a geleia de amoras deste post.
o top de cheese cake, saiu sim, nada mais é do uma geleia mais diluída e está devidamente guardado e congelado, esperando a hora de ser usado.

então com uma parte as amoras silvestre e todas as brancas estou fazendo uma tentativa de licor de amoras, deve ser bem demorado o período de maturação, mas pelo que parece segue bem e ai , quando estiver prontinho, faço um post com todos os detalhes

geléia de amoras silvestre

800 g de amoras silvestre
400 g de açúcar
levar ao fogo médio e mexer de vez em quando depois de 20 mim, deixar descansar por 20 min, levar ao fogo novamente por mais 20 min em fogo baixo, até o ponto que as frutas se desmanchem parcialmente.

guarde em vidros bem fechados, em geladeira.


3 comentários:

  1. Humm, deve ser realmente muito saborosa essa geléia! Que cor linda!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ^ a foto eh demais, assim como a receita! (soh pra explicar...)

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!