para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


domingo, 19 de outubro de 2008

spaguetti com shitake

apesar da primavera ter chegado, e ter feito um par de dias com muito calor , hoje amanheceu com frio e vento, pensei o dia perfeito para uma pasta.
uma pergunta e tem dia perfeito e hora perfeita para uma boa massa?
o frio é apenas uma desculpa.
como o filho tinha um compromisso fora de casa e a filha, esta sim, um compromisso mais longe um pouco mais que 15 mil milhas daqui, quantas saudades minha linda!!!
resolvi então que almoço seria uma pasta e com shitake, que o marido adora e uma saladinha
.

spaguetti com shitake

cozinhe um pacote de 500 de massa de grano duro ( eu usei spaguette, mas pode ser um outro corte de sua preferência) .
deixe al dente e reserve com fio de azeite ou se preferir com uma colher de manteiga.

molho de shitake

hidrate 12 unidades e depois de hidratadas, fervente por varias vezes em pouca agua , sempre escorrendo e trocando a agua. Escorra, quando morno faça filetes e doure em dois dentes de alho amassado em azeite ou manteiga, acrescente uma colher de farinha de trigo e e mexa ate a farinha ficar dourada, junte então 1 xícara de leite e uma colher de chá de sal, cozinhe por 3 minutos e coloque o queijo de sua preferência, hoje eu usei 1/2 xicara mussarella ralada, mas poder ser um queijo mais forte, quando incorporar, acrescente uma caixa de 200 g de creme de leite com soro e tudo, mexa, aqueça e sirva sobre a massa.

caso deseje coloque mais queijo e pimenta do reino moída na hora.

saladinha com manjericão

tomates grosseiramente picados temperados com azeite e sal
queijo branco
retalhos de lombo defumado
e folhas de manjericão para guarnecer
tempere tudo e sirva

aconselho um bom vinho para acompanhar

Um comentário:

  1. Oi Angela !!!!! Amei o blog e já adicionei em Favoritos. Vou entrar sempre que possível. Neste fim de semana vou tentar fazer essa massa. Um grande abraço. Vou divulgar para minhas amigas que gostam da boa mesa. Nereide

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!