para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 16 de dezembro de 2008

blackberry coffee cake - Chá da Tarde

resolvi participar com esta receita do desafio de natal do Chá da Tarde









o coofee cake




partido


um pedaço


e o outro

os berries, como as frutas vermelhas eram chamadas pela família que me recebeu nos tempos de intercâmbio, eram cultivados, e na safra fazíamos as conservas para durante o ano todo poder ter as tortas, tops de cheese cakes e o recheios de cooffe cakes, tudo sem nenhum tipo de conservante. seguindo a tradição também tenho estas plantas aqui no meu jardim, cuido com muito carinho e faço as conservas.
eu sempre tive uma preferência por coofee cakes, talvez pelo aroma que invade a cozinha ou quem sabe pelas lembranças dos chá da tarde, do natal...


coffee cake de amoras pretas


bolo


2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento em pó
2 ovos
1/4 de xícara de óleo
3/4 de xícara de butter milk ( 3/4 de xícara de leite de preferência integral misturado com um colher de sobremesa de vinagre que descansou por 10 minutos) numa tigela, misture os secos e em seguida os ovos ligeiramente batidos, o óleo e por ultimo o butter milk. reserve.
recheio
numa panela coloque uma 1 xícara de geleia de amoras pretas*, e duas xícaras de água filtrada e duas colheres de sopa de amido de milho diluídas em meia xícara de agua, leve ao fogo até formar um creme. reserve.

*a geléia de amoras pretas foi feita igual a de amoras silvestres conforme a receita indicada aqui. pode ser usada geleia industrial de sua preferência, porém deve ser feito um creme, sempre usando agua e amido de milho, espalhar quando morno sobre o o bolo.
cobertura
1 xícara de farinha de trigo, 1 colher de canela em pó, gotas baunilha, 1/2 xícara de açúcar e 1 colher de sopa de margarina, misture tudo até formar uma farofa. reserve.

montagem

forre com papel manteiga uma assadeira de fundo removível
  1. coloque metade da massa do bolo,
  2. delicadamente sobre esta massa distribua o creme do recheio,
  3. sobre este coloque o resto da massa,
  4. e por ultimo coloque a farofa.
  5. asse em forno médio, por 30 minutos. retire e deixe esfriar.
glacê

1 xícara de açúcar de confeiteiro misturada com duas ou três colheres de suco de limão, até formar um glacê para ser espalhado formando desenhos sobre o bolo já assado.

11 comentários:

  1. Delicioso.... amo coffee cake, lembra minha host family... fiz AFS Angela, e você? :-) Este ano fez 20 anos que voltei... o tempo passa...

    ResponderExcluir
  2. Cris, fiz AFS também. este ano fez 32 anos que voltei. e a minha filha Juh, tambem é uma AFSer, volta em janeiro. precisamos nos encontrar.
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adoro amoras, é berry que mais gosto!
    Adorei seu bolo, vou anotar p/ experimentar qq dia!

    Agora, vou zanzar pelo blog, tá!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Laurinha, amei sua visita, apareça sempre. beijos.

    ResponderExcluir
  6. nossa! parece delicioso! qndo eu chegar quero que vc faca denovo, pode ser? :)

    ResponderExcluir
  7. Julia, certamente, já guardei a geleia, para fazer um especial para vc. beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Angela, tb acho lindo e sinceramente DELICIOSO o teu blog!
    Parabéns!!!
    Eu tb adoro cozinhar, adoro fazer uma comidinha com AMOR, por que é preciso muito AMOR para se fazer uma receita boa, para saciar estomagos e corações...rss
    Bom seja muito bem vinda ao meu blog sempre que puder, eu achei o seu por que temos um gde amigo em comum o Fábio, e também te desejo um 2009 cheio de muitas alegrias e realizações! Você merece!!! Um beijooo

    ResponderExcluir
  9. Ficou lindo, lindo!! Tem coisa mais fofa que essas amorinhas com folhinhas?

    ResponderExcluir
  10. Que delicia!
    Acabei de votar nessa receita!
    Adoro amoras!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Hummmm, ja copiei a receita...colhi muitas amoras hoje...vou testar depois eu conto!
    bjs Dolly

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!