para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

dia do macarrão - aletria

aproveitando que hoje é dia do macarrão e já que somos sendo o terceiro maior consumidor mundial de macarrão com 1,3 milhão de toneladas/ano, atrás dos Estados Unidos em segundo e, claro, da Itália em primeiro.
que tal comemorar a data com uma re-postagem de uma versão doce??


doce sírio de aletria
  1. 1 pacote de 500 g de aletria quebrado com as mãos, dourar o macarrão na manteiga, eu uso aproximadamente uns 150 g de manteiga sem sal, reservar.
  2. bater 500 g de ricota (usei 2 xícaras da caseira), com 1 lata de leite condensado, 1 vidro de leite de coco, 2 colheres de amido de milho, gotas de baunilha
  3. juntar ao creme de ricota uvas passas ou frutas cristalizadas (opcional)

montagem
num pirex colocar metade do macarrão, rechear com o creme de ricota e cobrir com o resto macarrão, levar ao forno médio por 25 minutos.
calda
enquanto assa prepare um calda com 600 ml de agua e 2 xícaras de açúcar e leve ao fogo até engrossar, quando tirar do forno regue com esta calda. se desejar mais umido, aumente a quantidade da calda.

12 comentários:

  1. Oi querida
    Nao sabia que hoje é o dia do macarrao! Justo hoje que fiz arroz - hehehe! Muito diferente e lindo esse doce, gostei muito!
    Tenha uma excelente semana
    Um abraço a todos
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro macarrão...
    Perfeito

    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adoro macarrão!
    Essa versão é ótima!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre quis saber a receita desse doce sirio ... obrigado por compartilhar ...

    abraço
    Daniel Moura

    ResponderExcluir
  5. OI PARA MIM ESSA RECEITA É NOVIDADE E PARECE MUITO BOA,VOU ANOTAR!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  6. Que bacana Angela, você inovou com uma receita de macarrão doce hein, até agora só tinha visto receitas salgadas hoje! Adorei! Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi Angela! Obrigado pela visita e comentário no nosso blog. Dei uma volta no teu e fiquei maravilhado pelas receitas e posts diversos. Teu blog é um verdadeiro exemplo de qualidade e sinceridade a ser seguido. Abraços! Ah, já estou seguindo e já linquei!

    ResponderExcluir
  8. Esse doce é uma delícia!
    Adorei conhecer a receita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nunca comi aletria assim, que aspecto magnífico :)

    ResponderExcluir
  10. fiquei com vontade.. voce podia fazer para o fds né?! :D

    ResponderExcluir
  11. Que legal! Nunca pensamos que podemos fazer doce com macarrão...ótima receita!

    ResponderExcluir
  12. adoro esse doce. tem jeitino de doce sirio. o doce desse macarrãozinho que chamamos de cabelo de anjo se feito como arroz doce, à moda de Portugal, tb é muito gostoso. beijos minha querida.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!