para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 20 de abril de 2009

up side down de abacaxi


eu queria levar uma sobremesa na casa da Catarina, sei que ela ama chocolate, mas eu gosto mesmo de usar frutas, de olhar do lado, ver o que tenho na fruteira e resolver o que fazer na hora, achei que up side down poderia cair bem, pois poderia ser servido morno com sorvete, ou frio para acompanhar o café depois do churrasco , então não me restou mais duvidas, fiz logo o um up side down de abacaxi, a receita é a mesma do de banana já postado aqui, a única diferença é a fruta


up side down de abacaxi

2 colheres de sopa de margarina sem sal
1 e 1/2 xícara de açúcar
2 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 e 1/2 de xícaras de leite

bater em creme o açúcar e a margarina, em seguida juntar o fermento e a a farinha devidamente peneirados juntos, e ir alternando o leite, quando ficar uma massa lisa, porém um pouco mais pesada que massa de bolo espalhar sobre o abacaxi.
caramelizar uma forma de bolo de 30 cm de diâmetro com 1 xícara de açúcar (ou mais caso deseje mais calda) e assim que derreter o açúcar espalhar as fatias ou rodelas de abacaxi.
assar por 25 minutos e desinformar ainda morno.

14 comentários:

  1. Angela querida,
    Delicia! Delicia! Delicia! Com este nome chique então!! Conheço como torta invertida!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hmmmmm muito bom.....devia estar fabuloso :)

    ResponderExcluir
  3. hummm, gostei mto Angela! adoro um bolinho!
    bjos, glau

    ResponderExcluir
  4. Estou com um abacaxi maduro e no ponto...quem sabe não me arrisco? Boa idéia querida. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa, o cheirinho chegou aqui. Tenho um selinho prá você, passa lá, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Que perdição hein?!
    Angela, vou pegar a receita da geléia de pimenta e te passo por email tá.
    Beijos
    Fla

    ResponderExcluir
  7. Que delicia. Já vai entrar para minha lista de desejos. Fiz a torta de limão, ficou mais que maravilhosa, fiz uma reuniãozinha em casa e foi um sucesso, todos amaram. Vou fazer um post sobre essa reuniãozinha, se vc permitir vou por um link do seu blog na foto da torta. Vc permite? beijos e ótimo feriado....Ah, eu fiz uma receita sua de pimentas, só que usei pimentas sortidas, uns 5 tipos, estou deixando curtir um pouco depois te conto....bjs

    ResponderExcluir
  8. Neyma, o nome não chic não, quer dizer a mesma coisa, só que minha receita é traduzido do ingles, o original é de maças. beijos!

    Karla,é simples mas fico bom com bananas,maças,mas meu preferido é abacaxi. beijos.

    Glau, eu tambem adoro bolinhos, beijos!

    Lourdes, que bom que voce gostou! beijos.

    Kyria, vou passar lá. beijos!

    Fla, grata pela gentileza, beijos.

    Sutana, este é bem gostosinho, que bom torta de limão foi sucesso e que vc tenha provado e aprovado, quanto ao link vou adorar! aguardo noticias suas sobre as pimentas. beijos.

    ResponderExcluir
  9. Hummmmm, que delicia Angela! Que torta P E R F E I T A. Me deu muita vontade de comer um pedacinho (snif, snif). Bjos. Léia

    ResponderExcluir
  10. Me encanta hacer tartas up side down! El momento final tiene un toque mágico ¿Verdad?
    Besos!

    ResponderExcluir
  11. ai, angela, essas suas receitas...me deixam com água na boca!

    bj

    ResponderExcluir
  12. Oi Angela,
    Olha lá no meu blog o post de hj, coloquei a sua torta de de limão e citei seu blog...beijos

    ResponderExcluir
  13. Léia, que pena que vc está tão longe. beijo grande.

    Marilu,verdad, es mágico. besos.

    Fátima, tenho visto as tuas receitas tembem são super apetitosas, grata pelo carinho de sempre. beijos.

    Sutana, adorei a delicadeza, passei por lá e estava tudo tão lindo. parabéns. beijos.

    ResponderExcluir
  14. Que delícia, os seus bolos são sempre maravilhosos.
    Bjs

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!