para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

muffins de banana e canela

tenho feito muffins  de banana usando como base, a minha velha e boa receita de banana cake, ligeiramente adaptada para assar muffins.
bem, estes fiz sem frutas secas e usei apenas canela, ficou um sabor muito bom.
perfeito para acompanhar uma xícara fumegante de chá.
afinal canela e banana combinam muito bem!!!

muffins de banana e canela

amassar 4 bananas namicas grandes e bem maduras, juntar 2 ovos inteiros, misturar bem,  juntar 1/2 xícara de óleo de canola,  2 xícaras de açúcar, misturar  mais um pouco.
acrescentar 3 xícaras de farinha de trigo peneirada com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de fermento em pó, por ultimo  a canela a gosto ( eu uso 1 colher de sopa).
misturar bem e colocar nas forminhas próprias para muffins (forneável),  preenchendo apenas 2/3 de cada forminha. assar em formo 180 graus por aproximadamente 15 min ou até fazer o teste do palito.
  • este bolinho não leva leite nem outro tipo de liquido, apenas a banana amassada que vai dar a umidade necessária
  • se preferir outra especiaria como cravo, gengibre, use a seu gosto
  • não deixe assar demais, porque mesmo na forminha de papel manteiga pode queimar o fundo
  • não esqueça de apoiar a forminha, nas formas de cupcakes ou formas de empadas para não perder a forma

11 comentários:

  1. Angela, essa receita deve ficar deliciosa, a julgar pela aparência dos bolinhos, eles devem estar ótimos

    bj

    ResponderExcluir
  2. os bolinhos estão realmente uma delicia. muito saborosos e fofinhos. além de ser um graça. beijo mãe.

    ResponderExcluir
  3. Hummmm....parecem bem fofinhos,já vou anotar sua receita,obrigada.
    Uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  4. Muffins de banana, meus preferidos!!!

    Sempre perfeitos pra qualquer hora!

    Ah, ontem fiz sua receita de panquecas americanas, as criancas amaram, fez o maior sucesso!!!

    Abraco minha amiga,

    Uma boa semana pra voce!

    ResponderExcluir
  5. Ai que delícia Angela.
    Eu fiz de maçã neste final de semana, agora vou testar o seu de banana. Só assim pra gente comer fruta em casa...rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. que bela receita amiga e com bananas ..deve ter ficado tudo de bom..bjus...li

    ResponderExcluir
  7. A aparência deles é perfeita, e é claro que vou levar essa receita!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Angela,
    que bom que o feijao cozido por 5 minutos deu certo com vc tambem.

    Para a maioria deu certo, so 2 reclamaram que nao cozinhou o suficiente, so inchou.

    Estou chegando a conclusao que o tipo de feijao mesmo.

    Priscila

    ResponderExcluir
  9. Que delicia de Blog, já está nos meus favoritos ...

    Ahh, amo muffins tb

    abraço
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. meus primeiros muffins foram com uma receita semelhante a essa. delícia , ficaram lindinhos demais da conta

    ResponderExcluir
  11. oi,

    nossa uma delicia né, minha filha que adora fazer muffins e cup cake.

    http://deuboloconfeitaria.blogspot.com

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!