para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 15 de outubro de 2022

ora, pitangas faz 14 anos ...e tem bolo de amora e limão

o tempo passou e eu nem me dei conta....

lá se vão 14 anos deste cantinho, nos últimos quatro anos bem abandonado, infelizmente!
mas continua sendo onde compartilho as receitas que preparo para a família, aproveitamento de frutas, pratos para presentear os amigos, onde vivo entre forno e fogão rodeada de assadeiras e de muita farinha.
os amigos continuam me presenteando com frutas de suas colheitas (amoras, jabuticabas, limões, phisalis, mamão entre outras) e para comemorar o aniversário do blog, fiz um bolinho de limão e amoras, com as lindas frutas que a vizinha querida me trouxe.
o bolo é inspirado no bolo de mirtilos da cozinha americana, daqueles bolinhos batido na mão com buttermilk. 

bolo de limão e amora 


comece fazendo as raspas de dois limões grandes e reserve, depois prepare o buttermilk, esprema um dos limões no fundo de um copo medidor e complete com leite até atingir 250 ml. deixei descansar. peneire 2 1/2 xicaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento químico, 1 de café de bicarbonato de sódio e uma pitadinha de sal. reserve.
num bowl bata vigorosamente um fouet 1 e 34 de xicaras de açúcar e 3 ovos, quando estiver um creme agregue 1/4 de xicara de óleo de girassol, depois comece a agregar os secos alternando com o buttermilk, por último esprema mais um limão, mexa delicadamente até ficar uma massa lisa e homogênea, divida a massa em duas assadeiras de 18 cm forradas com papel manteiga. por cima de cada massa coloque as amoras afundando levemente, leve para assar até dourar.
depois de frio colocar o glace, este eu fiz usando o "fundo" de uma panela que tinha feito geleia de amora.
espremi um limão, fui soltando com a espátula, assim que "tingiu" o suco de limão, passei pela peneira e fui derramando aos poucos sobre o açúcar de confeiteiro até dar o ponto, quase uma xicara. 



pronto agora que teve bolo, vamos rumo ao ano XV, do ora, pitangas...


Um comentário:

  1. Parabens! Manter um blog por tanto tempo e' um esforço e dedicação incrível!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!