para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 16 de outubro de 2021

WBD - 2021 coroa de caramelo e com uvas passas

e o dia do pão chegou! 

mais uma vez, pela decima primeira vez, participo deste evento mundial promovido pela  Zorra  para comemorar o dia do pão, alimento divino e sagrado!

sempre procuro participar com receitas cujos ingredientes possam ser encontrados com facilidade em qualquer lugar para facilitar a reprodução da receita.

a receita é para fermentação lenta de aproximadamente 12 horas, caso queira abreviar o processo, pode-se dobrar a quantidade de fermento.



coroa de caramelo com uvas passas


2 ovos
50 g de açúcar branco
10 g de sal
30 g de leite em pó
100 g de manteiga
500 g de farinha de trigo aproximadamente
250 ml de agua
5 g de fermento biológico seco


misturar os secos, reservando um quarto da farinha para a sova e finalização, bater ligeiramente o ovos com a agua, misturar aos secos e iniciar a sova, quando a massa já estiver formada ir juntando a manteiga e a farinha reservada conforme a necessidade até 
ficar uma massa lisa e bem maleável. 
deixar descansar por umas 5 horas, depois deste tempo abrir a massa, com um rolo,  em retângulo e espalhar o recheio. 

recheio

fazer uma pasta com 4 colheres de manteiga, 1 colher de sopa de canela, gotas de baunilha e 1/3 de xicara de açúcar mascavo fino e 2/3 de açúcar refinado. 
espalhar esta pasta sobre a massa aberta e cubra com as passas.
se você for usar uvas passas, hidrate as frutas antes de empregar, eu usei suco de  1/2 laranja, mas pode ser agua também.

enrolar como um rocambole, tirar as pontas, cortar os pedaços entre 4 e 5 cm e montar em assadeira untada e polvilhada com açúcar.
obs: 
* rende duas roscas, podendo usar outro tipo de recheio de sua preferencia, creme, geleia ou até mesmo salgado com frios e queijos, ou legumes
* eu gosto de tirar as pontas e assar separadamente, para que, desta forma todos os rolinhos estejam bem recheados.
* tirar da forma assim que sair do forno, para desprender todo o açúcar
* recomendo servir morno ou aquecer por uns segundos no microondas




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!