para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 15 de outubro de 2021

ora, pitangas faz 13 anos e tem...carrot cake

que loucura é esta questão de tempo, de prioridade e de facilidades!!! 

mesmo estando dentro de uma pandemia, em casa, aposentada, não foi possível estar ativa no blog, tudo bem que nem tudo ficou abandonando, o Instagram e o Facebook foram atualizados com sucesso parcial, mas o blog não, depende de laptop, e é mais lento.

o celular está na mão e facilita um bocado, num minutinho entre afazeres e um tempinho do café sai o post, compartilhado nas duas redes. 

a comodidade cria "costume", e depois bate aquela preguiça, de ligar outro equipamento. quem nunca!

enfim, estou aqui para comemorar os 13 anos do blog e a companhia de tanta gente que segue consultando as receitas, sou só gratidão por não terem me abandonado e continuarem fiel as minhas prosas e receitas.

a de hoje é o carrot cake, bolo de cenoura americano, super aromático por conta das muitas especiarias, frutas secas e da cobertura aveludada.


Carrot cake


250 g de cenouras ralada no ralo grosso
3 ovos, claras em neve 
1 1/2 xicara de açúcar (usei mascavo fino e açúcar refinado) 
2 xicaras de farinha de trigo 
1/3 de xicara de óleo de girassol 
1 colher de sobremesa de fermento químico em pó  
1 colher de café de bicarbonato de sódio
castanhas a gosto e opcional, usei nozes
especiarias a gosto, usei 1 colher de café de cada ( baunilha, gengibre em pó, cravo em pó, canela, noz-moscada ralada na hora - só uma chuvinha e alguns bagos de cardamomo)

bater as claras em neve e peneirar os secos. reservar.
bater as gemas com o açúcar, até ficar bem clarinho, juntar o óleo e as especiarias, misturar bem, acrescentar a cenoura ralada e as frutas secas, por ultimo juntar os secos e as claras em neve, assar em forma untada ou forrada com papel manteiga até dourar.

para a cobertura, misturar um pote  grande de cream cheese, 3 colheres de manteiga  com açúcar de confeiteiro até dar o ponto, quase duas xicaras, usei também umas gotinhas de limão siciliano e baunilha.



pronto, agora que teve bolo, vamos rumo ao ano XIV do ora, pitangas...

4 comentários:

  1. Viva, Angela!! Que venham outros 13!! E que possamos seguir compartilhando nossas experiências pelas cozinhas desse Brasil! Um beijão!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, é incrível a nossa sintonia! Estou com a receita de dois bolos separados para fazer. Um deles é esse. Que bolo gostoso e diferente do nosso tradicional de cenoura!
    Parabéns pelos 13 anos de blog (até isso é igual) 😊!
    Gratidão eterna pela amizade e por tantas receitas maravilhosas!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Angela, sinto que foi uma felicidade tê-la conhecido pessoalmente, tantas receitas incríveis, uma história e tanto nesse livro virtual que é seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Angela, sinto que foi uma felicidade tê-la conhecido pessoalmente, tantas receitas incríveis, uma história e tanto nesse livro virtual que é seu blog!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!