para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

maminha na cerveja


normalmente as peças de carne inteira costumam ter um preço melhor, como nem eu nem o marido temos preguiça de manipular as carnes, costumamos comprar peças grandes, uma da minha favoritas é a alcatra com a maminha, acho o rendimento desta peça muito bom, saem o baby beef, bife para panela, uma boa parte para picadinhos, aparas para sopas e caldos e a maminha.
congelo tudo separadinho, facilita muito o trabalho e ainda rende uma boa economia.




esta maminha acompanha muito bem uma massa, polenta, purê de batatas ou um arroz com legumes.
tem aquela clássica receita de carne na panela de pressão com caldos e molhos prontos e cerveja. como gosto de uma pegada mais natureba faço um pouco diferente, com tudo fresco, mas com cerveja!

maminha na cerveja


na pressão coloco 3 tomates inteiros, 1 cebola picada em gomos, 4 dentes de alho, um galho de manjericão e todos os temperos frescos da horta, folhas de louro,  cebolinha, tomilho, salsinha, etc...junto a carne ao lado dos temperos, apenas temperada com sal grosso, rego com uma latinha de cerveja, pode ser branca ou preta, como desejar, levo ao fogo por 20 minutos, abro para conferir a maciez da carne, se ainda não estiver no ponto deixo mais uns 10 minutos.
quando estiver macia, retiro da panela, deixo esfriar um pouco e fatio. 
acomodo s fatias no fundo de uma frigideira de fundo largo e peneiro o molho sobre a carne, leve ao fogo para reduzir  o molho e sirvo em seguida.


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Vou testar hj, gosto desse lado mais saudável, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  2. Delícia de receita, angela! Realmente ela mais "natureba" fica bem mais saudável.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!