para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

saudades, pães e panetones


escolhi o dia de hoje para fazer a postagem desta fornada.
o dia que em minha mãe faria 81 anos!
no ano passado, numa quarta feira super calorosa, eu estava ocupada fazendo massas e correndo com os preparativos para comemorar o aniversário da minha mãe, afinal 80 anos, ainda mais depois de um ano muito difícil, teria que ser comemorado de alguma forma.
bem, como a situação estava muito instável, resolvemos somente pela manhã, comemorar no próprio  dia 12 os 80 anos da D. Odete, ela  vinha  muito debilitada, mas, surpreendentemente, na semana do aniversário estava  bem.
resolvemos por surpreende-la em casa, dividimos as tarefas, combinamos de chegar todos juntos, combinei com a cuidadora para deixar a mesa preparada, tudo arrumadinho.
quero aqui, deixar o registro da felicidade imensurável visível no seu semblante quando se deu conta de que estávamos todos lá, os filhos, o genro, ex noras, namoradas, maridos novos da noras, netos, bisnetos e agregados, enfim todos reunidos em torno da sua mesa, todos lá rendendo homenagem aos seus 80 anos e brindando a vida. 
ela estava muito feliz, feliz de verdade.

naquele dia eu tive a intuição de que provavelmente seria a ultima vez que estávamos todos lá, junto dela desfrutando da sua presença..
a minha intuição se concretizou mais rápido do que eu esperava, infelizmente, logo em seguida, uma semana depois, a saúde dela foi se complicando cada dia mais, pioras e  sequências de novas situações sempre de muita gravidade. ela não resistiu, cansou de lutar.

hoje quase um ano após sua passagem, tenho  certeza de que neste momento, ela está melhor em outro plano, longe da dores e do sofrimento.
nós, os familiares, estamos confortados, ficar presa a uma cadeira de rodas, pós uma amputação parcial, não combinava de jeito nenhum com a minha mãe, que sempre foi uma mulher ativa, vigorosa, geniosa, adiante do seu tempo, uma mulher que tinha um coração imenso, mas que jamais aceitou a dificuldades que a saúde debilitada lhe impunha.
como ela sempre dizia, não chorem por mim, lembre-se de mim, como uma pessoa que fez o que desejou, viveu com rebeldia e amou incondicional os seus.
agora nos resta a eterna saudade e a paz no coração de ter feito por ela, o melhor, em todos os momentos, ainda que ela nem sempre pensasse assim.
R.I.P. D. Odete! 



ela adorava pão temperado


fiz vários pães pull apart


calabresa, cebola, pimentão, alho, orégano


panetone caseiro de frutas e pães encheram o forno



bem moreninho com ela gostava


a receita você poderá encontrar aqui



ou aqui


mais um, ainda bem que fiz vários, quase não sobrou nada!


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

16 comentários:

  1. Mammy querida
    Você foi a melhor filha que a dona Odete poderia ter!
    Que lindo a festa surpresa dos 80 anos dela! Sò você mesma com tanto carinho!
    Como esse um ano passou rápido!
    Com certeza onde ela estiver estará bem melhor.
    Bjo grande no teu coração.
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Queria Angela que lindo seu post, uma linda homenagem à sua mãe, e que bom vê-la feliz nesse dia que marcou a volta dela para casa, é uma lembrança que nunca irá se apagar em sua vida. Sei como é perder uma mãe, os pais, um ente querido, é como uma ferida, que sangra, dói muito, é um processo doloroso, mas com o tempo vai se fechando e ficando as saudades. Bom lembrá-la em um momento lindo como esse, junto aos familiares. É uma fornada maravilhosa. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a lembrança deste dia supera todos os momentos de dificuldades, bjs

      Excluir
  3. Angela querida,
    Que linda homenagem você prestou hoje à sua mãe!
    Lembrar os nossos queridos que se foram é uma forma de traze-los pra perto de nós.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Angela,
    Foi muito boa a surpresa da festa, porque D. Odete viveu esse momento de felicidade com os seus. A vida precisa de instantes como esse, que ficam para sempre.
    Que bela fornada!! Ainda não fiz os pull aparts salgados...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Ah Ângela, imagino a sua dor e dos seus! Minha mãe também tem 80 anos e fará 81 em 26/12. Rezo para que ela viva ainda muito conosco, mas a cada dia o seu mal cresce (Alzheimer), esquece tudo o que fez pelo dia e morro de medo dela esquecer nossos nomes daqui a pouco, ela é tão querida, uma pessoinha tão boa, fofa mesmo.
    Mas, é como você bem disse, temos que nos conformar, isso faz parte da vida e a comemoração natalina é uma das coisas que os idosos mais amam, façamos então, por eles, em memória deles.
    Maravilhosos estes pães, de encher a boca d'água.
    beijinhos cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betita, espero que ainda tenha muitos natais com sua mãe, bjs

      Excluir
  6. Linda homenagem!
    Seus escritos são SEMPRE uma delícia de ler!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Só você pra escrever palavras tão lindas em meio a tanta saudade. Obrigada por me ensinar tantos valores e por ser esse exemplo lindo de pessoa que você é ! O quanto eu te admiro só não supera a grandiosidade do seu coração altruísta, bem humorado, paciente e forte, muito forte. Te amo muito e espero que um dia possa ao menos uma parte da pessoa maravilhosa que você é e me ensina a ser todos os dias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha filha você já é uma pessoa maravilhosa, sem igual, grata pelo seu carinho por tudo que fez por ela e faz por mim, <3

      Excluir
  8. Imagino a felicidade que vcs familiares deram a sua mãe, com toda certeza lá em outro plano ela está muito agradecida.
    Linda postagem e lindos seus pães.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Lindo demais e deve ser saborosíssimo! Amei! beijos e linda semana!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!