para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

cajú de natal e de final de ano

nestes últimos dias ando pensando muito em ciclos.
tudo na vida tem seu inicio, meio e fim.
ciclos são necessários.
são inevitáveis.
fazem parte da vida, fazem parte da natureza.
como tudo na vida, os ciclos tem dois lados e quando se juntam começa tudo de novo.

nesta postagem de encerramento de 2012 , optei por ilustrar com um ciclo de vida que nos deu muita alegria.
prometo que não ficarei triste caso você não tenha paciência de ler a postagem toda, mas caso você tenha paciência, tudo começou assim:

a um bom tempo atrás, recebi a visita da querida da D Tereza que me trouxe um delicioso doce de caju em calda, feito com caju vermelho lá do Maranhão, adorei a visita, adoramos o doce.
bem, me conhecendo como ela me conhece, me ofereceu também as sementes dos cajus para que eu pudesse planta-las
bem, não é novidade para mais ninguém que me acompanha que adoro sementes, gosto de vê-las germinar, ver vida saindo de uma semente.
confesso que caju era algo novo para mim, totalmente novo, mas pensei, vou tentar.
o primeiro passo foi secar as sementes sobre um saco de juta no chão do deck.














o processo de  secagem foi simples, apenas em local ventilado e muito sol, depois de bem secas, inciamos o segundo passo. o marido preparou garrafas pet, colocou terra da boa e plantou as sementinhas.
praticamente todas germinaram, de repente tínhamos muitas mudinhas de caju crescendo a olhos vistos.

o próximo passo foi esperar a estação da chuvas e  plantar uma das mudas viçosas no jardim.
as muitas mudas restantes acabamos doado para a vizinhança e para plantio na mata ciliar existente no nosso condomínio.
uma pena que até  momento não sei se vingaram, espero que sim!


a nossa muda vingou. dois anos depois nosso cajueiro está lindo, veio forte e robusto, apesar de não ter outra árvore por perto a polinização ocorreu sem problemas.
a floração foi maravilhosa e a produção está muito além do esperado para um pé de caju tão jovem.
de um dia para outro tem muitas frutas maduras num tom de vermelho alaranjado, frutas firmes e lindas que a natureza se encarrega em lustrá-las.


a árvore carregada de frutos foi a minha mais linda árvore de natal de todos os tempos, os frutos pendurados deram um colorido maravilhoso ao meu jardim.
ah sim, descobri também, que os pássaros daqui gostam muito de caju, ainda bem, por certo foram eles os responsáveis pela polinização.
agora eles também querem partilhar os frutos, tenho que ficar o bem atenta para colher os frutos diariamente para não serem devorados por eles.


estes frutos foram colhidos  no meio da semana e foram saboreados geladinhos no final da tarde

no outro dia muito mais frutos...

então resolvi voltar a origem de tudo, hoje pela manhã descasquei os cajus e fiz o doce em calda, aqueles doces simples de calda, típico doce para aproveitar o excesso de safra. 
a minha cozinha ficou deliciosamente perfumada e o doce ficou muito saboroso.

ah sim, guardei as sementes!
e se não fosse pelo medo da chuva, as sementes já estariam na juta no chão do deck, tudo pronto para começar um novo ciclo, mais mudas, mais árvores, mais vida!

feliz 2013, feliz ano novo, feliz tempo novo!

8 comentários:

  1. Adorei esse seu texto, e obvio fiquei apaixonada pela arvore e a beleza dos frutos! Tudo aqui esta' branquinho, coberto de neve, a lareira fazendo aquele barulhinho gostoso de fogo queimando, e entao e' outro ciclo, o friozinho daqui e o calorao dai, dois lados da moeda...

    Um 2013 cheio de alegria para voce!

    beijao

    S

    ResponderExcluir
  2. Adoro o seu blog e adorei a postagem de hoje. É sempre lindo ver o ciclo da vida se concretizando nos frutos de uma árvore, pena que as pessoas hoje tenham tanta pressa que não conseguem mais vivenciar esse milagre.
    Dirma
    dirmasilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana Angela! Cajus remetem a alegria e à minha infância (Jotta) em Recife. Feliz 2013!

    ResponderExcluir
  4. A unica vez que vi caju foi no brasil em Porto Seguro,é um fruto muito interessante,em Portugal não temos.

    ResponderExcluir
  5. Que benção este pé de Cajú, hein?
    Lindo 2013!

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de post!
    Tive caju no sítio e não dávamos conta de consumir tanto. Que perfume!! Não lembro da flor...
    Coisa mais linda esse pé tão jovem e retribuindo o cuidado que vocês dispensaram a ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Amei o seu texto pois me identifiquei muito com o prazer que vc sente ao ver as sementes germinando ... amo colocar sementes na terra e ver através das plantas a renovação da vida. Abraço

    ResponderExcluir
  8. Amei o seu texto pois me identifiquei muito com o prazer que vc sente ao ver as sementes germinando ... amo colocar sementes na terra e ver através das plantas a renovação da vida. Abraço

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!