para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

araçá amarelo e Drummond

para comemorar o dia D, de Drummond,
trago o araça amarelo, uma frutinha do mato, que tenho plantada aqui no pomar.
a mudinha, bem pequenina, ganhei de um amigo querido, confesso que achei que nem iria para frente, pois se tratava de uma mudinha miúda, bem franquinha, daquelas que vem no cartucho de papelão e que são doadas em eventos.


minha persistência com mudinha, me brindou com uma bela árvore, ainda pequena, mas neste ano já carregou de frutos cor de ouro


















  
alguns frutos servi in natura, bem geladinhos.
a outra parte fiz um docinho.
um docinho exatamente como eu fazia quando era garota e o velho pé de araçá vermelho do quintal  se enchia de frutos.
bem, quase 40 anos se passaram, entre um doce e outro.
a vida deu muitas voltas, antes eu subia na árvore e balançava o tronco para derrubar os frutos, hoje fico atenta para não me desequilibrar na hora de apanhar os frutos da pequenina árvore, mas o que importa é  que a  memória do doce de araçá permaneceu intacta.

doce de araçá amarelo

fazer uma calda com açúcar e água, quando começar engrossar colocar os frutos em metades e alguns cravos, cozinhar até que a calda volte a engrossar e os frutos estejam macios.
servir com queijo branco ou como calda de sorvetes.



Antologia
Guardo na boca os sabores

da guabiroba e do jambo,

cor e fragrância do mato, colhidos no pé. Distintos.

Araticum, araçá,

ananás, bacupari,

jatobá...todos reunidos

congresso verde no mato,

e cada qual separado,

cada fruta, cada gosto

no sentimento composto

das frutas todas do mato

que levo na minha boca

tal qual me levasse o mato.


Carlos Drummond de Andrade, "Antologia", in Boitempo, coletânea de poemas escritos entre os anos de 1968, 1973 e 1979.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDFPrint Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

18 comentários:

  1. Drummond sempre maravilhoso, brindado com seu doce de cor maravilhosa...Nunca provei este doce mas, gostaria muito de provar!
    Beijos,
    Lourdes

    ResponderExcluir
  2. Angela,
    Conheço a deliciosa fruta araçá, mas não o doce, imagino que deve ser semelhante a um sabor intensificado de goiabada.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Oi Angela,
    Linda postagem em homenagem ao nosso Drummmond.Eu também o homenageei hoje no Simples Assim.Ele merece.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Araçá tem gosto e cheiro de infância Angela, faz muito tempo que não como. Belíssima homenagem, abraços!

    ResponderExcluir
  5. Minha querida amiga,

    agora fui longe...rsss

    30 e tantos anos atrás uma Renatinha levada que comia araçá no mato...saudade que me deu...que bom!

    Obrigada,
    abraço, boa noite!

    ResponderExcluir
  6. Não conheço araça, fiquei curiosa.
    Bela homenagem a Drummond!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  7. Então temos poesia por aqui hoje!
    Lembrando Drummond e comendo araçás: isso não tem preço!
    Essa é uma fruta que também me remete à infância, mas só o araçá amarelo mesmo. O vermelho só vim a conhecer aqui.
    E já produziu tudo isso? Que beleza!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Angela querida, acredita que nunca provei essa fruta? Nem na minha infância nem no decorrer da minha vida, e nem agora, infelizmente nem nunca a vi nas feiras livres, mas pelo que vi dos comentários, dever ser deliciosa. Ficou um doce lindo, a cor linda. Bela homenagem ao grande poeta da lingua portuguesa. Bjos querida bom feriado

    ResponderExcluir
  9. Não conheço essa frutinha, fiquei imaginando qual o gosto ela tem... parece deliciosa.

    ResponderExcluir
  10. E temos poeta!
    Angela,
    N sei o que é araça.. já procurei online e parece que há muitos tipos desta fruta, é estilo guava?
    Em inglês tb encontro um nome que reconheça, fiquei curiosa.

    bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Angela,

    Adorei o post, ele me fez rir, com a sua descrição das reviravoltas da vida, e salivar com a foto do doce.
    Eu já tinha percebido que você tem boa mão para plantas, dom que nem todos possuem.

    Beijoca e boa noite, darling!

    ResponderExcluir
  12. Que delicia!
    Comi muito araçá (verde) na minha infância!
    Esse doce deve ser maravilhoso.
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  13. Angela,....antes,.. muitas; caminhadas ...voltei ao meu querido pampa, no sul tenho minha casa com varios frutos,duas delas o araça ,queria os aproveitar-los foi quando encontrei o post...e ficou maravilhoso...
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Tenho um belo pé de araçá no jardim da minha casa há quase trinta anos,no momento ele encontra-se carregado de frutos.Acabei de tomar o suco que também é delicioso mas nunca fiz o doce.Vou experimentar!
    Iara (Olinda-PE)

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, onde poderei comprar a planta de araçá amarelo e vermelho em Portugal. Obrigada.
    Sandra Carriço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente desconheço se esta planta existe em Portugal um abraço.

      Excluir
  16. Tem em Portugal? Gostava de comprar para ter no meu jardim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente desconheço se esta planta existe em Portugal um abraço.

      Excluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!