para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 2 de maio de 2011

pão "tipo australiano" tentativa #2

continuo nas tentativas do pão australiano perfeito...
esta receita tirei do blog sala da la, o blog é lindo, super atual, cheio fotos, com um texto surprendente e agradável. e quando aparecem receitas, são sempre muito boas.
bem, este é o segundo pão que faço deste blog, o pão de fuba que já repeti incontáveis vezes, e agora este, que Laély, fez uma ligeira adaptação daqui, me agradou muito.
as minhas observaçoes pessoais sobre o pão, são que realmente lembra muito o do famoso restaurante, no sabor, na maciez e na textura.
quanto a cor deixa a desejar, talvez porque mais uma vez, optei por não usar corante, talvez se tivesse usado a cor tivesse se aproximado mais, mas, me permite concluir, que de todas as tentativas, esta foi a melhor receita até o momento.

pão tipo australiano
fonte: sala da la e ChefRs
  • 1 e ¼ xícaras de água morna * usei 1/2 xícara de cerveja preta adaptação sala da la
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • ¼ de xícara de mel * usei 1/2 xícara de mel adaptação sala da la
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de farinha de centeio
  • 1 colher de sopa de chocolate em pó * acrescentei 1 colher de sobremesa de café solúvel
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • ½ colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo
  • quanto basta fubá

1. Em uma superfície plana, preferencialmente de mármore ou granito, despeje as farinhas (trigo, trigo integral e centeio), o chocolate, o sal e o açúcar mascavo. Abra um buraco no meio e acrescente um pouco de água morna. Misture e vá repetindo o processo até a água acabar. Ao final, misture a margarina, o mel e o fermento. O processo gera uma massa uniforme e macia. Deixe descansar por uma hora em temperatura de cerca de 35ºC.
2. Modele os pães conforme desejado. Pode ser dividido em duas partes e assado em formas de pão ou em porções menores. Por exemplo, 6 pãezinhos de cerca de 12cm por 5cm*. Polvilhe os pães com fubá. Coloque-os em uma ou mais assadeiras untadas, cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora).

3. Pré aqueça o forno a 180ºC. Leve os pães crescidos para o forno e deixe assar até dourar (cerca de 35/40 minutos). Tire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Sirva com manteiga.

* eu fiz 4 bolas e assei assim

13 comentários:

  1. Então aconteceu com você o mesmo que comigo. A 1ª receita que experimentei do pão australiano não ficou como eu gostaria.
    É sempre bom testar e dar as dicas.
    Obrigada e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Angela eles ficaram tão lindos assim, sem corantes...fiquei a imaginar o cheiro da massa, eu tenho dessas coisas! KKKKK!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Angela, ficaram muito bonitinhos...Eu adoro esses pães cascudinhos e quanto à cor, tá lindo, no final o que manda é o paladar...beijkas

    ResponderExcluir
  4. Vou na sua minha amiga!

    Adoro esse pão, e tbm já andei tentando bastante...

    Essa do chocolate pra mim é nova, vamos lá!

    Abraço pra voce,
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Angela, eu sou um tanto obssessiva em matéria de pães: quando gosto de uma receita nova, procuro fazer várias vezes seguidas, até dominá-la por completo, ou até desistir.
    Também optei por não usar corante alimentício artificial, preferindo os corantes naturais.
    Na última vez que fiz, usei um pouco de açaí, daquele bem concentrado( descontando-se do total de líquidos da receita) e ele ficou mais pretinho que antes.
    Na máquina de pão tem dado certo, assim: bato a massa na máquina, depois divido-a nas fôrmas e asso em forno convencional.
    Além de gostoso é bastante substancioso, não?
    Obrigada pelas palavras gentis.
    Eu realmente vibro quando acerto, por isso, gosto de dividir o sucesso com os outros. Hoje tem mais indicação de receitas, lá no blog.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. PUXA VIDA VC É MUITO EXIGENTE TÓ ACHANDO ESSES PÃES TÃO LINDOS ,SÓ DE PENSAR QUE AINDA PODE MELHORAR VÃO FICAR LINDÕES!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  7. Oi,Angela ficaram lindos,amo fazer pão mas não acerto muito vou tentar.Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Angela,

    Andei pensando muito em testar algumas receitas deste pão nestes últimos dias, porque comprei um muito parecido com o original, numa padaria aqui perto, rsrs. Agora vem você com uma boa receita, que bom!

    Um beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não experimentei mas ficou bastante bonito, acredito que o sabor também :)

    ResponderExcluir
  10. oi querida. bom falar com vc. gosto demais desse pão, mas como não me animo a fazê-lo, compro a mistura pronta. é muito boa, claro que não se compara, mas quebra o galho. beijos.

    ResponderExcluir
  11. O pão esta lindo mesmo, eu também estou com uma receita desse pão para postar e esse pão é realmente delícioso.


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Amo pão e acho que não seria capaz de fazer um lindão assim!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  13. Angela, esse pão já virou um dos meus preferidos, além do preferido dos filhos, também.
    Usei o farelinho, conforme a dica que me deu e acho que realmente ficou mais macio ainda!
    Estou usando 2 cs de sopa de cacau, além de 1/2 x de açaí e 1 cs de café granulado solúvel, tudo para intensificar a cor do pão.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!