para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 15 de maio de 2010

dia internacional do celíaco: pizza de arroz e bolo de milho


não poderia deixar de atender a solicitação da querida Fla do Arte na Cozinha e postar receitas especiais para os celíacos.
bem, para compensar o meu atraso, a postagem é de um doce e um salgado.

parabéns Fla pela iniciativa!

bolo de milho sem glúten

cortar e raspar 6 espigas de milho.
bater no liquidicador com 400 ml de leite, juntar 4 ovos e 2 colheres de margarina sem sal, bater mais um pouco, juntar aos pouco sem parar de bater 2 e 1/2 xícaras de açúcar, 4 colheres de amido de milho e 1 colher de sopa de fermento em pó.

untar uma forma de anel com manteiga e usar açúcar(cristal de preferência) com canela para polvilhar.
assar em formo médio por 45 minutos. faça o teste do palito porque pode demorar um pouco mais dependendo do forno.

pizza de arroz sem glúten

no liquidificador bater 2 xícaras de arroz já cozido, 2 ovos inteiros, 2 xícaras de leite, 1/2 xícara de óleo de milho ou canola, sal e pimenta à gosto, em seguida juntar alguns galhos de salsinha e pulsar. numa tigela junte 1 xícara de chá de amido de milho, 1 colher de fermento em pó e se desejar queijo ralado, vai agregando aos poucos a batida de arroz, até obter uma massa lisa.
unte uma assadeira com azeite, espalhe a massa e leve ao forno por 10 minutos, em seguida monte a cobertura como desejar, nesta usei molho de tomates caseiro, queijos ralados, tomates, cebolas e azeitonas

a massa fica bem leve e muito fofa

7 comentários:

  1. Oi querida
    Que maravilha esse teu bolo de milho. Lembra-se daquela tua receita de bolo de milho que fiz la' no cucchiaio? Faço sempre pois é uma delicia!
    Essa pizza de arroz é um show, fiquei encantada!
    Um grande abraço e uma excelente semana
    Léia

    ResponderExcluir
  2. A minha melhor amiga é celíaca! Este bolo e esta pizza estão fenomenais :)

    ResponderExcluir
  3. Querida, que maravilha de receitas!
    Eu amei!
    Obrigada pela participação.
    Sua receita está indo hoje pro blog tá!
    Beijão e obrigada
    Fla

    ResponderExcluir
  4. Devem ser deliciosas, independente de ser ou não celíaca.
    Anotadíssimo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Olá... estou com duvidas nessa pizza sem gluten.. vc assa a massa por 10 min, depois coloca o recheio e ela volta para o forno??? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim assa por 10 min e depois cobre e retorna o forno.

      Excluir
  6. Coloquei a minha no forno... está quase pronta. Aiii! não vejo a hora de experimentar. Depois volto aqui pra contar como ficou.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!