para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 28 de maio de 2010

carneiro

eu sei que nem todos gostam de carneiro...
aqui em casa gostamos muito, mas quase sempre faço no forno ou na churrasqueira.
este, ensopado, eu fiz em parceria com a minha prima, para um evento grande de mais de 180 pessoas, ela fez a a base eu fiz o acabamento, me surpreendi com o sabor, ficou excelente!

no evento servimos acompanhado com couscus marroquino*, arroz branco e purê de mandioquinha, a apresentação ficou muito bonita. este prato montei aqui em casa, no dia seguinte ao evento, usei batata doce para guarnecer.

carneiro com grão de bico, batata doce, cenouras, abobrinhas e especiarias

ela fez assim: carneiro cortado em cubos regulares, temperados com ervas finas, páprica picante e doce, sal, tudo isto marinado no vinho tinto por pelo menos 6 horas. levar a fogo lento para dourar no azeite, em seguida juntar tomates sem pele e sem semente e a marinada. deixar cozinhar lentamente até o amolecimento da carne. reservar.

eu dei o acabamento assim: cozinhar grão de bico, tirar a pele e reservar. cozinhar separadamente, al dente os legumes batatas doce, cenouras, abobrinhas e reservar.

antes de servir: aquecer o carneiro, quando bem quente, juntar primeiro o grão de bico, em seguida a batata doce, depois as cenouras e por ultimo e bem rápido as abobrinhas.

servir em seguida.

*couscus marroquino

este eu fiz assim: depois do couscous hidratado e bem soltinho, dourei cebola na manteiga e azeite, juntei nozes, pistaches tostados e misturei ao couscous, por último juntei as uvas passas escuras sem sementes.

10 comentários:

  1. MEU MARIDO ADORA CARNEIRO SEMPRE FAÇO PARA ELE COM MUITOS TEMPEIROS E ASSADO NA BRASA OU FORNO!
    MAS ESSE SEU ESTÁ UM PRIMOR VOU ESPERIMENTAR!
    BJIM

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa todos gostam de carneiro. É muito bom!
    Seu acompanhamento está uma maravilha.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Que belo carneiro amiga,excelente tem cá um aspecto bom,jinhoss

    ResponderExcluir
  4. gosto de carneiro, assim, ensopado tb. é meu preparo preferido. o seu está de arrasar. bom final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Nunca comi carneiro mas tem bom aspecto o prato :)

    ResponderExcluir
  6. Eu já tentei provar carneiro, mas não sei, não fui muito com o sabor. Talvez não tenha sido bem preparado né? Este seu me deu vontade de provar porque parece delicioso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Angela,
    na nossa família o carneiro também é bastante apreciado...acho que é uma carne que deve ser temperada e bem lima, na dose certa, senão pode ficar gorduroso ou com aquele gosto forte!
    Adorei essa receita! Ficou tão rico e completo!
    Um beijo grande! Ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Deve ter ficado muito saboroso!!!! Não gosto muito de carneiro, mas o marido e os filhos adoram...
    Fazemos sempre na churrasqueira, é a forma predileta de todos... mas este deu vontade de experimentar.
    Bjs
    Célia

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca faço, mas sei que é muito boa a carne, mas o seu acompanhamento eu adoro!!bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  10. Quando comia carne, apreciava a de carneiro.
    A apresentaçao do teu prato ficou linda! A receita com grao-de-bico deve ser bem diferente e saborosa.
    Um forte abraço
    Léia

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!