para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

arroz com lula

como está difícil de escolher o cardápio neste dias de calor intenso...virou tarefa ingrata até mesmo, para quem ama cozinhar!
algumas condições acompanham a escolha, algo leve e saboroso, que não demande muito tempo na beira do fogão, que não transforme a cozinha numa fornalha, enfim algo praticamente impossível.
mas como não se pode viver apenas de saladas, num destes dias de não saber o que fazer, acabou saindo arroz com lula que acompanhado de uma saladinha de mix de folhas e croutons, rendeu um almoço bem agradável, pelo menos, ninguém reclamou.


arroz com lula

lula limpa aferventada, guardei uma parte da água. piquei a lula em anéis e reservei. temperei o arroz a meu modo, juntei as lulas, uma parte do caldo da lula e uma xícara de vinho tinto, água o q.b. e deixei completar o cozimento.

dica: na mesa coloquei potinhos de cheiro verde picado, queijo ralado e requeijão temperado com ervas e pimenta. assim cada um pode guarnecer com desejou.

21 comentários:

  1. Hummmm, que maravilha de arroz! Também faço várias vezes, mas com mais calda.
    Bjs,
    M.

    ResponderExcluir
  2. Dentre os frutos do mar acho que lula é meu preferido! Amo!!!!
    Com esse arrozinho não precisa mais nada!!!
    Parabéns à sua filha!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoro arroz de lulas ou de polvo. Só não sou grande fã de arroz branco seco :)

    ResponderExcluir
  4. Ângela, adoro lulas e este seu arroz ficou lindo, deu vontade só de ver a foto.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Ai Angela é verdade, como tá triste esse calor hein! Tá realmente uma luta escolher algo para comer, eu só tenho vontade de tomar suco! Seu arroz ficou super lindo! Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Angela, adoro frutos do mar, esse pratinho bem fácil me agradou, minha mãe também é fanzoca de lulas,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  7. Oi, Angela,
    Pratinho simples e bom! Convém até nos dias frios, rsrs.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  8. Gosto demais de lula! Seu arroz me pareceu bem gostoso, aposto que fez sucesso!

    ResponderExcluir
  9. ADORO TODOS FRUTOS DO MAR, MAS LULA É A MELHOR E ESSE ARROZ ESTÁ COM UMA CARA ÓTIMA!!!

    ResponderExcluir
  10. Ainda que atrasada, quero juntar meus abraços e bençãos aos seus para a lindíssima e risonha Juh. Que suas vitórias estejam apenas começando.

    ResponderExcluir
  11. Querida Angela
    Nunca comi lula (mesmo quando comia carne), mas sei que é um prato bem chic e especial.

    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  12. Excelente sugestão para o calor!
    Gostei mesmo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Interessante esse arroz hein, Angela!
    Obrigado pelo comentário!
    Já estou te seguindo aki!
    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Oi, Angela

    vi seu comentario no Baker's Banter sobre pao de queijo, dei um pulinho aqui para conhecer seu blog - gostei! (amei o nome, por sinal....)

    Eu sou a outra brasileira que respondeu ao post do pao de queijo, e tenho um blog tambem, escrevo em ingles, tentando colocar receitas sempre que possivel em portugues

    Nice to meet you!

    ResponderExcluir
  15. meu pai faz com polvo, fica bem parecido...amo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Angela, querida, Araçoiaba fica tão mais perto de Tatuí do que Barcelona!!! Venha me visitar que prometo fazer o mesmo roteiro gastronômico tatuiano com você.
    Bjão!

    * Parebéns pela filhota!

    ResponderExcluir
  17. Hummmm....boa idéia, lula é o fruto predileto do maridoco....bjussss

    ResponderExcluir
  18. Ai, ai, que vontade que deu.
    Bastava só isto para mim.
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  19. "o que você gostaria de aprender a cozinhar??" responda e concorra a apostilas de gastronomia e a um kit super relaxante! http://chefdeboracordeiro.blogspot.com/2010/02/eba-uma-promocao.html

    ResponderExcluir
  20. Tenho um certo receio com frutos do mar... mas acho que é bobeira da minha cabeça! hehehehe
    Beeeijossss!!!

    ResponderExcluir
  21. precisamos fazer isso mais vezes! adorei (:

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!