para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

goiabeira

no ano passado tivemos uma super safra de goiabas
precisamos até fazer uma poda radical na goiabeira,

e com a polpa congelada fiz este doce de goiaba


doce de goiaba

1 k de goiabas limpas e sem miolo e sem cascas (já congelo assim)


cozinhar por 10 minutos em panela tampada, com 250 ml de agua em fogo médio,escorrer, e bater com o mixer a polpa, fica como um pure.
juntar 1/2 k de açúcar e levar ao fogo baixo em panela tampada, este doce pula muito, quando for mexer desligue o fogo, o cozimento demora aproximadamente 1 hora e o doce deve ser mexido de vez em quando, mas sempre tomando muito cuidado para não pular, quando estiver no tom de vermelho queimado e consistência pastosa está pronto.

*-* bordado herdado da sogra

mas olha só como está a goiabeira este ano,
vem muita fruta por ai
...


13 comentários:

  1. Que árvore maravilhosa, linda. Eu amo goiabas e goiabeiras e teu doce ficou uma preciosidade.

    Além disso goiabeiras são as melhores árvores do mundo para subir quando se é criança, olha os galhos lindos, desenhados da tua árvore que incríveis...

    C.

    ResponderExcluir
  2. Que goiabeira bonita, adoramos goiaba em casa...em Campinas compravamos tanto no mercado chamado "Oba" até hoje não esqueço como eram sempre grandes e bonitas, e agora em Curitiba como é dificil de achar uma goiaba bonitona kkkk...seu doce deve ter ficado um show...
    bjs e ótimo dia
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Ângela, que maravilha deve ser seu cantinho!!! Na casa em que cresci havia 3 goiabeiras, duas de goiabas brancas e uma de vermelhas...! Amava subir nas árvores e comer as frutas no pé...saudades!!!!
    O doce ficou lindo e a goiabeira agradeceu à poda, acho que vem muita goiaba por aí!
    Espero que você esteja melhor!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia Angela.
    Sabe que eu como doce de goiaba mas não como a fruta? hehehe, vai entender.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adoro doce de goiaba, e o seu já experimentei. É uma delícia! Além do seu talento, com a fruta colhida desta forma, o resultado não podia ser outro. Na próxima colheita vou querer o meu pote... rsrs
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Como é importante a poda para renovar. Eu gosto por demais de goiaba, huumm e esse doce tá lindo!
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  7. aqui não pode faltar goiabada. O bonitão acha que goiabada com queijo é a melhor das sobremesas. Adorei nosso papo de hoje a tarde. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  8. ai mae, que vontade de comer goiabada!

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito de doces, mas este não resisto! Esta goiabada está muito linda.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. também gosto muito de goiabeira, esta nasceu aqui e ficou linda, talvez nem plantasse uma para evitar a sujeira danada, mas adoro esta arvore e nem dou conta de consumir toda a produção.
    beijos para todas

    ResponderExcluir
  11. Adoro doces, mas de goiaba nunca comi.
    Comprei uma embalagem de doce de goiaba, pois aqui é raro de encontrar, mas guardei para oferecer a uma amiga Brasileira, pois ela está sempre falando que tem muitas saudades de comer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Com apenas uma goiabeira dá pra fazer a festa com tantos doces.
    Como disse a Paula Pacheco, como aqui as goiabas são difíceis de encontrar bonitas, quando encontrei comprei logo um monte para fazer doces.
    Não dá pra comparar esse doce caseiro com o indistrializado.
    Fico aqui admirando quando você nos mostra uma árvore do seu quintal.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Oi amada, como vamos? Melhorou das dores????
    Sabe que também fiz podas radicais na goiabeira e mangueira??? Foi difícil me acostumar sem as frondosas sombras mas tenho certeza que a próxima safra de goiabas será divina assim como a da mangueira que já nos está dando saborosos frutos...
    Estou saudosa de ti mas tenho me ocupado muito com as costuras e semana que vem penso, já inicio a pintura da casa e a reforma dos salões...assim, dias agitados estão por vir..
    Beijocas e bom final de semana, fica com Deus e se cuida menina!!!!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!