para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 31 de março de 2009

bolo de limão

acho que não posso deixar de registrar aqui que este foi o primeiro bolo que fiz na minha vida, deveria ter uns 10 anos e foi a mestra Dona Erna que me ensinou, as claras eram batidas com batedor de arame, e tudo feito na mão, com limão colhido na hora e levado no bolso para escola industrial, lá tínhamos uma cozinha completa, completa para a época, mas "equipamentos sofisticados" como batedeira, liquidificador, etc... não tínhamos, mas era um prazer enorme estar lá.
bolo de limão (pão de ló de leite fervendo)

bater 4 claras em neve em picos duros, juntar a gemas e bater até esbranquiçar e desligar a batedeira e acrescentar 2 colheres de óleo de canola ou milho.
peneirar 2 xícaras de açúcar e ir misturando aos poucos na mão com auxilio de uma colher de pau, em seguida misturar 2 xícaras de farinha de trigo e 2 colheres de amido de milho peneirados juntos , por ultimo misturar rapidamente 1 colher de sopa de fermento em pó a 1 xícara de leite fervendo não se preocupe que formará uma espuma e despejar lentamente sobre a massa.

assar em formo médio por 30 minutos.

calda
misture 1 xícara de açúcar refinado peneirado duas vezes com 4 ou 5 colheres de limão (na verdade, uso mais porque a Bia e o Mah gostam bem azedinho) e despeje sobre o bolo assim que tirar do forno.
se desejar espalhe raspinhas de limão (se for galego ou siciliano melhor ainda)

ah sim! este é o bolo de casquinhas de limão favorito da Bia.

8 comentários:

  1. Que máximo deve ter sido estudar nessa escola industrial!
    Adoro limão e, consequentemente, tudo que leva essa sabor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Querida Angela, amo bolo de limao e encantei-me com o teu relato. Fiquei imaginando uma garotinha de apenas 10 anos fazendo um bolo, é lindo isso! Parabéns de quem te adora e admira. Bjos. Léia

    ResponderExcluir
  3. Fátima, é realmente simples e delicioso.

    Gina, foi muito bom mesmo... e ainda vai dar muito o que falar. beijos.

    Léia, voce sempre tão querida! um beijo.

    Marilu, gracias!

    ResponderExcluir
  4. ficou lindo seu bolo de limão...hummmm..bjus

    ResponderExcluir
  5. Pão-de-ló é meu bolo predileto, seja como for alem de ser gostoso,é fácil fazer.
    Edilia

    ResponderExcluir
  6. siples e gostoso....ameiiiii

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!