para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 3 de março de 2009

torta de alho poró

bem, a convite da Cris e da Leila, vou participar do novo desafio:
desafio de carnaval , com esta torta que foi postada originalmente em 23 de novembro






eu e a celha resolvemos fazer um surpresa para a tatiana que fazia aniversário, convidamos umas amigas e preparamos algumas coisinhas bem gostosas, fiz esta massa na cozinha de celha e dividimos, com a metade ela montou uma torta de frango e brocolis que ficou divina, uma pena que não fotografamos, e com a minha metade montei esta daqui.
foi um noite muito agradável com a nossa querida tatiana e uma baita surpresa para ela...


torta de alho poró

1 k de farinha trigo
1 colher de sopa rasa de sal
250 g de gordura vegetal
1 lata de creme de leite
5 ovos

misture a farinha e o sal, corte a gordura vegetal em pequenos pedaços e junte os ovos um a um e vá misturando aos poucos, por ultimo junte o creme de leite, faça uma bola e leve para gelar em tigela coberta com filme plástico por 30 minutos.
esta receita e suficiente para duas tortas grandes.

recheio: fatiei bem fininho dois talos de alho poró, e refoguei em 2 colheres de azeite e 2 de manteiga, sal, juntei 3 colheres de farinha de trigo, e 2 xícara de leite, faca um creme, quando frio junte 200 g de requeijão e cheiro verde picadinho.
neste recheio, como eu já tinha frango desfiado, juntei com tomates picadinhos sem pele e sem semente temperados com orégano, mas também combina muito bem com presunto.

montagem: abra a massa e coloque na assadeira de fundo removível forrada com papel manteiga, em seguida, coloque o o recheio de frango e tomates, e por ultimo o creme de alho poró. cubra com a outra parte da massa e leve para assar em forno médio.

7 comentários:

  1. Olá Angela! Parece mesmo divina esta massa... menina, me conta, como você importou o pé de maple. :-)

    ResponderExcluir
  2. Cris, a arvore se chama platano, tenho uma linda no meu jardim, ganhei do meu marido, mas foi comprada numa destas floras que vendem arvores ornamentais e frutiferas, bem é com a seiva desta arvore que se faz o xarope, só que isto ainda não sei fazer...mas vou tentar descobrir
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Angela, seu blog é uma delícia. Fiquei morrendo de vontade de testar a massa dessa torta. Assim que a fizer eu aviso ok? Beijos

    ResponderExcluir
  4. Comidinhas, agradeço, teste sim a massa voce não vai se arrepender. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Adoro alho-poró, sempre tenho em casa!

    ótima sugestão de torta!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. hmmm... parece ótima. alho poró é muito saboroso, uso muito aqui em casa.

    bj

    ResponderExcluir
  7. Laurinha, eu também adoro alho poró, e vez por outra tenho na horta. beijos.

    Fátima, adoro usar alho poró em recheios. beijos.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!