para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Ciranda de receitas - orapitangas apresenta Simples Assim


dando seguimento a décima terceira rodada da Ciranda de receitas...
hoje tenho o prazer  de ter como meu par, a Lylia,  idealizadora e coordenadora da Ciranda de receitas e autora do lindo e delicioso blog Simples Assim.

costumo dizer que o blog trouxe pessoas lindas para a minha vida e a Lylia, sem sombra de dúvidas, é uma delas, desde o inicio nos comentários tivemos grande sintonia tanto na forma de cozinhar como pessoalmente e depois do nosso primeiro encontro a amizade tomou corpo e de quebra ainda veio o carinho dos familiares da Lylia, do marido, das filhas, e da querida irmã  que mora em Fortaleza, que é outra pessoa especial, que sempre me dirige palavras tão carinhosas, tudo isto permeado de muito respeito e carinho. uma amizade impar!
bem, é uma delicia estar do lado da Lylia, uma pessoa linda, alegre, para cima, festeira, de muita fé, super alto astral e sempre disposta a brindar a vida, com aquela risada gostosa e abraço acolhedor.
sempre a convidava para vir me visitar e não que um dia qualquer de outubro do ano passado ela avisou que viria, qual foi a minha alegria!!!
rapidamente organizei uma recepção a altura da alegria da Lylia, uma festa de halloween com tudo que tinha direito, foi uma farra deliciosa com as blogueiras daqui da cidade que também são super fã desta moça tão especial.
hoje a alegria é redobrada receber uma pessoa que gosto e admiro tanto aqui na minha cozinha e ter o blog Simples Assim acolhendo e hospedando o meu pão de numero 150, um pão simples que em breve também será postado aqui.
gente querida, se alguém que me lê ainda não conhece o Simples Assim, passe lá e veja que não estou exagerando, o blog é lindo, textos bem escritos, excelentes receitas, com dicas simples e de bem viver.
bem, o nhoque que ela trouxe para participar da ciranda me trazem as mais deliciosas lembranças de quando cozinhava com a minha nona Angela (sim herdei o nome da nona materna, como é tradição nas famílias italianas, os primogênitos levam o nome dos avós) a receita da nona era muito parecida com esta...grata Lylia por me transportar para momentos que foram muito importantes na minha vida!

agora com a palavra a Lylia:


E a Ciranda rodou, rodou e cheguei na casa da querida angela. Que alegria estar aqui. Já sinto até o aroma de pão no ar. O aconchego do abraço e o ambiente acolhedor. Assim é a casa dela, que tive o prazer de conhecer ano passado em um encontro muito especial com as blogueiras de Sorocaba.
Mas antes de chegar lá tínhamos estado juntas desde o primeiro Encontro Gourmet. E foi aquela alegria quando a conheci pessoalmente:

Você é a angela, do Ora Pitangas ?”, perguntei

E ela abriu aquele sorriso largo e generoso e me deu um abraço apertado. Desde aí a cada encontro a festa é ainda maior. Muitas identidades, muito carinho, muita amizade. Desses presentes que a vida proporciona pra gente e que nos torna eternamente grata.

Para ela tinha que trazer alguma coisa muito especial , afinal não poderia trazer algo que não combinasse com as delícias da sua cozinha . E, quando penso em algo gostoso lembro  do nhoque inigualável da minha sogra , daquele que se desmancha na boca. Servido com uma deliciosa carne assada e um verdadeiro molho de tomate italiano. Aliás, minha sogra é “una vera italiana”  daí o o sabor do seu tempero.

Espero que a angela goste  e sinta todo o meu carinho nessa gostosa receita que lhe enviei.
Como diz a querida Catarina, eu também sou " pitanguete. 
Não importa a hora ou o dia, eu sou pitanguete".



Nhoque da Dona Jandyra



Ingredientes para 6 pessoas “famintas”:


2 kg de batatas

3 gemas

noz moscada ralada ( 1 colher de sopa)

para cada quilo de batata 1 colher bem cheia de manteiga

farinha de trigo – mais ou menos 1 kg


Como fazer:


Cozinha-se as batatas ,já descascadas, na água com sal.

Em uma tábua ou balcão coloca-se uma parte da farinha de trigo (uns 400 g), por cima colocam-se as batatas amassadas e os  demais ingredientes, um a um.

Vá amassando até soltar das mãos.

Depois faz os rolinhos e corta no formato desejado.

Coloque pequenas quantidades na água fervente com sal e quando  subirem é porque estão bons.

Retire com a escumadeira e coloque em uma peneira para escorrer a água.

Sirva com um molho vermelho, caseiro, com carne assada…
e muito queijo parmesão ralado. 


fiquei aqui divagando e me recordando como era bom fazer o nhoque com a nona,  enquanto ela os cortava com maestria eu "passava" os tomates no passador vindo da Itália, meio sofrido por conta dos anos mas reluzente de tão limpo...
bem, nesta quinta, a ciranda continua
não deixem de conferir as postagens dos blogs participantes desta rodada


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

5 comentários:

  1. Pode parecer piegas, mas não resisti e os olhos ficaram marejados.quanto delicadeza, angela! Fico feliz que você sinta por mim o carinho que tenho por você.Assim é a vida, essa mágica que nos aproxima das pessoas que só nos acrescentam e nos fazem ver que a vida vale a pena sim, por pessoas , como você, fazerem parte dela.
    muito, muito obrigada mesmo.
    Com muito carinho e amizade,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que temos esta sintonia e que sigamos vida afora com esta amizade e carinho. beijo enorme amiga!

      Excluir
  2. Bom dia, Ângela!
    Em casa de italiano só poderia sair um Sr. Prato de massa, farto, combinando com a família, geralmente numerosa.
    Vocês têm mais isso em comum, familiares italianos.
    Beliscar o pão que você mandou pra ela comendo essa massa dá uma refeição e tanto!
    Curiosamente, hoje aqui em casa temos carne assada...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredita Gina que pensei a mesma coisa sobre o pão...esta herança italiana sempre dá nisto mesa farta e muito barulho. ah...aqui também teremos carne assada hoje, beijos

      Excluir
  3. Gosto muito de nhoque já fiz em casa e tenho que fazer novamente pois é bem simples.
    Esses com o molho ficaram uma delicia, a carne também esta ótima.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!