para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 7 de março de 2016

farofa de cuscuz nordestino

farofa vai bem sempre, no almoço simples de segunda ou no mais elaborado do final de semana. um boa farofinha agrada sempre e acompanha perfeitamente um arroz com feijão ou uma bela carne assada.
particularmente gosto muito de misturar legumes nas farofas, nesta usei cenouras raladas apenas dei um "susto" nelas para manter a crocancia.

a base foi um "cuscuz nordestino desmanchado", estranho... mas é isto mesmo!
o cuscuz ( é muito simples, apesar de ter várias etapas), vou passar a receita para um cuscuzeiro grande do tipo que encontramos aqui no sul. porem nada impede que você ajuste a receita para suas necessidades.
como eu tenho a panelinha para o cuscuz individual, uso uma receita adaptada com apenas 1 xícara de flocos de milho, rende um pequeno que usei para esta preparação
  1. hidrate um pacote de flocos de milho com 2 copos de requeijão de água filtrada,
  2. junte 1 colher de sobremesa de sal
  3. misture bem e solte os flocos hidratados com as mãos
  4. cubra e deixe descansando para absorver bem a agua
  5. depois do descanso, junte meia xícara de amido de milho e 3 colheres de manteiga
  6. solte os flocos com mão novamente
  7. se você tiver um cuscuzeiro grande, coloque os flocos na parte superior e água na inferior
  8. deixe cozinhar até sentir o o aroma de milho cozido
  9. com cuidado, retire  do cuscuzeiro
  10. sirva o cuscuz quentinho
  11. ou aguarde um pouco para esfarelar e virar farofa de cuscuz que será a base da sua farofa
farofa

usei calabresa processada que havia sobrado de uma outra preparação, fiz um refogado de cebolas, alho e cheiro verde, em seguida juntei uma cenoura pequena ralada, deixei uns minutinhos, bem rapidinho para não amolecer temperei com pimenta moída na hora e junte a farofa do cuscuz e 2 colheres de manteiga. nem usei sal deixei por conta da calabresa e do sal do cuscuz.
Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!