para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


domingo, 25 de outubro de 2015

farfale e ervilhas torta

sendo eu neta de italianos e curiosa desde muito novinha, cresci meio aos fartos almoços de domingo, com macarrão feito pela nona, apesar de tudo muito saboroso não me recordo de grandes variedades, sempre massa com molho vermelho, com frango, costelinha de porco, linguiças e raramente com carne vermelha em pedaços ou picada na ponta da faca..
não me lembro ter experimentado algo diferente feito pela nona Angela, claro que os tempos eram outros, os ovos eram das galinhas do quintal, os frangos eram criados soltos, porco matado em casa e as costelinhas conservadas em latas cobertas de banha, as linguiças defumadas em casa, sabores inesquecíveis.
na cozinha da minha mãe as alterações foram poucas.
durante a minha infância, ela praticamente seguiu o mesmo ritual, porém raramente fazia sua própria massa, bem mais tarde, quando eu já morava fora de casa ela começou a ousar e adorar esta ousadia, apareciam vez por outra uma pasta com atum,  macarrão com sardinha portuguesas que meu pai adorava, pasta ao forno, mas sempre com molhos densos.
meu paladar sempre foi mais para sentir o sabor  da pasta e molho apenas uma parte do prato.
na minha cozinha tem praticamente de tudo, molhos em todas as suas variações, porém tenho predileção por massas curtas de grano duro, com legumes, pouco molho, bons queijos, boa manteiga e azeite de primeira.
o simples é sempre mais e viva o dia do macarrão!


farfale com ervilhas


  1.  farfale cozido al dente,  passado na manteiga e azeite
  2. ervilhas salteadas no azeite e alho
  3. picadinho de filé mignon apenas no molho de soja



Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

Um comentário:

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!