para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

pão ferradura # 123



pão é realmente tudo de bom, este aqui faz um lanche perfeito junto com uma salada de folhas, refeição leve para a noitinha, se for acompanhado de um copo de suco,  então  a refeição fica completa.


















normalmente uso para recheio o que tenho na geladeira, neste dia não tinha frios, apenas sobras de três ou quatro tipo de queijo, dentre eles ricota, juntei  tomate sem pele, azeitonas e orégano, pronto ficou um excelente recheio, perfeito para comer quentinho.




pão ferradura

para a massa:
3 xícaras de farinha de trigo aproximadamente
1 colher de sobremesa de fermento químico biológico seco
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de açúcar
1/3 de xícara de óleo de girassol
1 copinho de iogurte natural coloque no copo medidor e complete com agua mineral até marcar 200 ml
1 ovo
num bowl misture os secos, mas use apenas 2 xícara de farinha, reserve o resto para a sova, exceto o sal, num copo de shake, o na falta dele use o liquidificador, junte agua, óleo, ovo e iogurte e bata, misture os líquidos na farinha  e mexa com uma espátula para agregar, em seguida junte a farinha reservada  e o sal, inicie o processo de sova, fica uma massa macia, deixe descansar por 30 minutos, depois deste tempo abaixe a massa e sove ligeiramente numa bancada enfarinhada.
abra a massa num retângulo e coloque  o recheio, enrole como rocambole, sele bem as pontas.
unte uma forma de pizza grande e coloque o rocambole no formato de ferradura.
dê alguns talhos, pincele eggwash (ovo batido com agua e um pingo de azeite), salpique queijo espere crescer por mais 20 minutos e leve ao forno médio.

para o recheio:
rale os queijos, tempere com pimenta branca, orégano,  junte azeitonas picadas e tomates sem pele batidinho (uso bem pouco) só para dar uma cor e umidade, neste usei apenas um tomate pequeno sem pele e sem semente, bem pouco mesmo.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!