para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

naked cake de chocolate com cocada e especiarias


naked cake é o bolo da hora. adoro e sempre fiz.
conforme já falei em postagem anterior por influencia da minha mãe americana, lá em casa, o bolos eram quase todos naked.
meu pai americano não gostava dos glacês, dizia que estragava o bolo.
costumo sempre usar uma massa de chocolate e um recheio claro para contrastar, mas de vez quando faço com massa branca, porém com a massa de chocolate fica mais atraente.

















lá na minha casa eram assados em três assadeiras iguais, para ficarem perfeitos na lateral, sem aparecer as migalhas que teimam aparecer no corte.

















na maioria das vezes, eu asso a receita numa forma alta e faço os cortes, a irregularidade não me incomoda, acho que até combina bem com os recheios e coberturas de textura rústica.

















aqui foi um bolo de chocolate de buttermilk e o recheio foi uma cocada com especiarias, canela, cravo, gengibre, cardamomo, baunilha, noz moscada, raspas de laranja, gemas, leite condensado e coco ralado.



as cocadas são perfeitas para este tipo de bolo, de abacaxi, maracujá, de limão, de especiarias ou simplesmente cocada mole.

já postei vários naked cakes cujas receitas e PAP podem ser vistas nos links abaixo

http://orapitangas.blogspot.com.br/2011/06/doceiro-da-vez-um-bolo-com-cara-da.html
http://orapitangas.blogspot.com.br/2009/03/desafio-o-bolo-de-aniversario-german.html
http://orapitangas.blogspot.com.br/2013/10/naked-cake-de-limao-siciliano.html
Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

5 comentários:

  1. Huuuuuummmmmmm! Mas que carinha boa... nham, nham, deu vontade de provar! ;)
    Beijo, beijo querida!
    She

    ResponderExcluir
  2. delicioso !!! só a mariana pra não gostar de coco. tá na lista dos preferido ;)

    ResponderExcluir
  3. Ainda não fiz nenhum naked cake, mas pretendo fazê-lo em duas assadeiras também, porque prefiro o acabamento mais certinho.
    Sou como seu pai americano, prefiro os bolos sem as coberturas, com exceção para os ganaches.
    Coco e chocolate é uma combinação bacana.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. e a receita dessa cocada ai onde que esta???

    bjjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a receita da cocada esta neste link http://www.ciauniao.com.br/blog/2011/06/30/um-bolo-com-a-cara-da-confeitaria-norte-americana/, bj

      Excluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!