para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 10 de abril de 2013

cinnamon wreath

que eu gosto demais de fazer pães não novidade para ninguém...
gosto muito de fazer pães simples, práticos, pães de todo dia.
também faço pães doces, algumas vezes até "roubo" um pouco de massa de um pão simples e capricho no recheio, virando assim um pão doce
este aqui é um pão maravilhoso, o cinnamon wreath, ele vem de um blog o Bewitching Kicthen que eu adoro, os pães da Sally são bárbaros, ela é um especialista em pães. 
na postagem tem o original e a minha versão.
claro que eu tenho um lista enorme de pães do blog da Sally na minha "to do list", quanto a este já repeti várias vezes e nas ultimas vezes substitui o açúcar mascavo pelo branco e adorei o resultado!


CINNAMON WREATH
original daqui
 

for the dough:
2 cups flour

½ tsp salt

½ cup lukewarm milk

1 envelope active dry yeast (2 + 1/4 tsp)

⅛ cup melted butter

1 egg yolk

1 tbsp sugar

for the filing:

¼ cup melted butter

4-5 tbsp sugar

3 tsp cinnamon

Mix the yeast and sugar with the lukewarm milk and let it sit a few minutes while the yeast bubbles and foams up.

Add the egg yolk, the melted butter, the flour and the salt, then knead the dough and shape into a ball. Place the dough in a large, greased bowl, then cover and place in a warm space and let rise until doubled in size (about 1 hour).
Heat the oven to about 400 degrees Fahrenheit. Roll the dough out to a thickness of 1cm (1/4 inch).  Spread the melted butter across all of the dough, then sprinkle the cinnamon and sugar mixture.  Reserve a small amount of melted butter for the top of the bread.

Roll up the dough, and using a knife, cut the log in half length-wise. Twist the two halves together, keeping the open layers exposed (see photos on Baker Street site). Give a round shape, then transfer to a lightly buttered baking tray.

Brush a little butter on top and sprinkle some sugar and cinnamon mixture. Bake for 30 to 35 minutes, until the bread is golden brown. Reduce the oven temperature to 350 degrees Fahrenheit after 5-10 minutes to stop it burning.
pão doce com canela


2 xícaras de farinha
½ colher de chá de sal
½ xícara de leite morno
1 envelope de fermento biológico seco (2 + 1/4 colher de chá)
xícara de manteiga derretida
1 gema de ovo
1 colher de sopa de açúcar
para o recheio:
¼ xícara de manteiga derretida
4-5 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de chá de canela
eu fiz assim:
juntei os secos e agreguei em seguida o leite ligeiramente aquecido com a margarina e a gema, amassei, sovei a massa e deixei crescer.
depois do primero crescimento, abri a massa na espessura de 1 cm em seguida pincelei a manteiga derretida e penerei açúcar e canela,  fiz um rolo como rocambole e fiz um corte em todo o comprimento, cortei o rolo ao meio em seguida torci as duas partes tomando cuidado de deixar a parte cortada sempre para o lado de cima,e tentei deixar num formato redondo, veja o  PAP aqui , deixei crescer mais uns 20 minutos, antes de levar ao forno pincelei um pouco de manteiga derretita  e penerei um pouco de açúcar e canela.
assei em forno médio.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

8 comentários:

  1. eu tambe´m faço esta mesma receita é divina mesmo ..no natal eu fiz ela e decorei com cerejas e amendoas ..como fica divina e o aroma assando ? invade tod a sala ..eu amei esta de parabens bjinhos grandes

    ResponderExcluir
  2. Que surpresa deliciosa!!!!! Ainda nao tinha recebido o email com notificacao do seu novo artigo, entao foi mais legal ainda ver via Facebook!

    adorei o seu, ficou mais legal do que o que fiz, eu cometi uns pecados na manipulacao da massa, voce realmente acertou a mao!

    mil beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Mammy querida
    Que espetáculo!
    Vou copiar a receita, pois salivei!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  4. mais um paozinho de arrasar... tambem adoro por a mao na massa:) principalmente para pao doce..
    bjus

    ResponderExcluir
  5. eu tbm adoro fazer pãe.
    aquele cheirinho das massas no forno é de deus, né?
    amooo
    adora a receita, me deu agua na boca.
    Beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Seus pães são maravilhosos, Angela.Esse de canela me agradou em cheio, pois adoro esse sabor dos cinnamon rolls.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Olá Angela, fiquei um tempo sem vir aqui e claro deixei de ver várias delícias, entre elas esse pão lindo, mas já anotei a receita, vou experimentar em breve!
    Um abraço!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!