para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 27 de junho de 2011

pudim de pão douradinho

se existe algo simples é este pudim de pão.
as vezes faço em banho maria como este, fica assim douradinho.
outras vezes asso como bolo, neste caso fica como este daqui, mas é a mesma receita, bem simples...



pudim de pão

1 litro de leite integral
4 ou 5 pães de 30 g (pão francês amanhecido)
2 colheres de manteiga
3 xícaras de açúcar
4 ovos
3 colheres sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
canela, nos moscada, baunilha, cravo em pó, a seu gosto

fatiar e deixar os pães de molho em 3 xícaras de leite, por pelo menos 1 hora. bater bem no liquidificador os ovos, com o leite restante e as especiarias, juntar o açúcar e os pães demolhados, bater e por ultimo juntar a farinha e o fermento.
caramelizar uma forma de buraco e despejar a massa, nesta hora, se desejar junte as frutas ou uvas passas. assar em banho maria, forno médio por 45 min ou até fazer o teste do palito.

dica:
caso deseje um pudim mais firme dobre a quantidade de farinha de trigo

9 comentários:

  1. Tenho uns pães dormidos e já sei o que fazer com eles Angela...
    Valeu, abraços!

    ResponderExcluir
  2. oi Angela

    Comia muito qdo era pequena, minha mãe sempre fazia!!!

    grande bjooo

    ResponderExcluir
  3. Angela, esse pudim de pão deve ter ficado uma delicia, com essas especiarias, dá um sabor maravilhoso!
    Ótima semana.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Angela, meu irmão adoooora! É a nossa sobremesa de infância.
    O seu tá lindo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoro Pudim de Pão! E esta receita é bem facinha, eu coloco ameixa preta fervida e picadinha. Hummmm!!!!!!
    Tem Bolo de Amendoim lá no meu blog rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi mammy
    O teu pudim ficou com uma carinha deliciosa, doradinho mesmo!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Eu também gosto muito desta sobremesa e o seu é parecido com o meu, cuja diferença é o acréscimo de passas, rsrs. Este ficou lindo!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Huuum... adoro pudim de pão... queria um pedaço agora "bem generoso"... rs.
    O seu é delicioso, já fiz a sua receita várias vezes, mas faço sempre no forno.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  9. Que pudim lindo que ficou.
    Eu adoro pudim de pão só não faço sempre senão meu marido come inteiro...rs.
    Bjs

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!