para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 5 de abril de 2011

pão alemão


quando a minha auxiliar voltou das férias na Bahia, me trouxe uma forma de bolo, de alumínio batido, para assar na chama do fogão, e me contou que por lá é muito comum, todo mundo tem uma destas.

adorei a novidade!
no mesmo dia fiz rapidamente um bolo de fubá, assou super rápido em 15 minutos e apesar do fogo estar no mínimo, queimou em baixo. claro que, um bolo queimadinho, não seria o suficiente para que eu desistisse da forma, puxando pelas memórias gustativas e de infância, me lembrei, muito bem, de uma tia do meu pai, já bem idosa, que fazia deliciosos bolos de fubá de assados em uma espiriteira e que era viavel assar bolos assim.
tive a certeza que uma hora ou outra acertaria.

na tentativa seguinte, optei por assar o mesma receita de bolo de fubá, da seguinte forma, girei o botão até quase desligar e sobrou um fiozinho de chama, assei ali. o bolo ficou bom, não queimou mas não cresceu o esperado.

bem, quando vi os blogs fazendo o pão alemão da Ana Maria, resolvi fazer e decidi usaria a assadeira ao invés da panela. deu certíssimo e até corou, porém só cabe meia receita, o restante assei conforme orientado numa panela comum, que resultou um pão igualmente macio, mas sem cor. hoje tenho a certeza, de que se eu não acertar uma boa receita de bolo, pelo menos para assar este pão, que é super macio e saboroso, a assadeira funciona muito bem. também aproveito a postagem para solicitar se algum leitor do blog tiver uma boa receita para esta assadeira, por gentileza, não deixe de me enviar

pão alemão

fonte: receitas.com/maisvoce

  • 15 g de fermento fresco
  • 20 g de açúcar (1 colher de sopa)
  • 50 g de manteiga sem sal
  • 250 ml de leite
  • 1 ovo
  • 10 g de sal (1/2 colher de sopa)
  • 500 g de farinha de trigo
  • 500 ml de leite
modo de preparo

1 - Numa tigela coloque 15 g de fermento fresco e 20 g de açúcar (1 colher de sopa) e misture bem até dissolver o fermento. Adicione 50 g de manteiga sem sal, 250 ml de leite, 1 ovo e 10 g de sal (1/2 colher de sopa) e misture. Acrescente 500 g de farinha de trigo, misture e transfira para uma superfície lisa enfarinhada. Trabalhe a massa nesta superfície até que desgrude das mãos. Cubra a massa com um pano e deixe descansar por +/- 30 minutos.

2 - Com as mãos pegue 20 porções de massa e faça bolinhas.

3 - Unte uma panela funda com 24 cm de diâmetro com manteiga, forre-a com papel alumínio e unte também este papel alumínio com manteiga. Vá colocando as bolinhas de massa no fundo da panela, uma ao lado da outra, começando pelo centro da panela até preencher quase todo o fundo da panela. Não encoste as bolinhas na lateral da panela, deixe uma borda de 2 cm. Tampe bem a panela e deixe as bolinhas descansarem por +/- 30 minutos ou até dobrar de tamanho.

4 - Depois das bolinhas crescidas, despeje 500 ml de leite na panela e leve ao fogo baixo (ainda com a panela tampada) por +/- 25 minutos ou até o leite secar. Retire os pães da panela e sirva a seguir.
Obs: evite utilizar uma tampa reta, pois quando o leite começa a ferver as bolinhas sobem e tendem a encostar na tampa. Se isso acontecer as bolinhas murcham. Uma opção é cobrir bem a panela com papel alumínio deixando uma folga para as bolinhas subirem (espaço para cima).

Dica da Ana: sirva* com requeijão temperado ou pincele manteiga derretida nos pães cozidos e polvilhe parmesão ralado. Pode também ser servido como pão doce, com recheio de creme de confeiteiro, doce de leite ou geleia.

* eu servi quente com manteiga aromatizada e requeijão.

aqui a assadeira fechada, além da assadeira e da tampa, tem uma chapinha que é usada como redutor de chama

15 comentários:

  1. amiga..eu vi no dia que a Ana fez o pão alemão..e imprimi a receita..e..que bom que você fez..achei a receita muito boa...bjus..li

    ResponderExcluir
  2. vou tentar fazer. a tampa tem que estar bem vedada ou não?

    bj

    ResponderExcluir
  3. Nossa Angela, que pão diferente!! Adorei!! Bjs Fe

    ResponderExcluir
  4. Não consigo assistir a Ana mas, achei muito interessante este pão.
    Acho que virou febre como o bolo bomba...rsrsrsrs
    Vou testar logo,logo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Uai, tô por fora...rsss...nunca vi o pão alemão e nem nunca vi uma panela dessas tão legal...mas é claro que vou fazer, ah, se vou, será que dá certo numa panela normal?

    Bjo amiga!

    ResponderExcluir
  6. Mesmo assim tenho a impressão de que ele ficou fofo né?!O jeito é comer branquinho mesmo ué!!beijkas

    ResponderExcluir
  7. Rê, eu tambem não assisto a Ana Maria, mas já vi tantos blogs fazendo o pão que resolvi fazer.
    a parte da massa que assei na panela, usei uma panela de aluminio de 28 cm com tampa abaulada, deu certinho, só que demourou um pouco mais do que na minha "assadeira baiana", já que coloquei para assar juntos. no caso aconselho usar 2 panelas para o pão não ficar um sobre o outro. bjs

    ResponderExcluir
  8. Fátima, usei uma panela com tampa abaulada e que vedava muito bem. bjs

    ResponderExcluir
  9. já pode por na lista pra fazer novamente, hihi. beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Angela,

    Fui lendo o post e pensando: "Vivo em Marte, pois não tomei conhecimento deste pão", rsrs. Mas que feu vontade de fazê-lo, ah, isso deu! Sobre a panela, eu a colocaria dentro de uma outra assadeira, para proteger o fundo do preparado (bolo ou pão), quem sabe não dá certo?

    Um beijo e boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que não. O furo da chapinha é que aquece a tampa e cora o assado.

      Excluir
  11. Angela... que pão é esse, menina?!
    Será que consigo fazer em uma panela de aço inox, grossa e pesada?!
    Preciso experimentar, fiquei aguada...rs!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  12. eu usei uma panela larga de aluminio batido, mas optei por esta panela por conta da tampa abaulada.
    eu não vi o programa, e não sei em qual panela a Ana fez, mas acredito que pode ser em inox ou aluminio, pois acho que o segredo mesmo, é o fogo no minimo, minimo mesmo. bjs

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! eu tenho essa forma e uso redutor de chamas, e o bolo não queima no fundo, bjs

    ResponderExcluir
  14. Bom, eu ganhei de um amigo 2 forma dessas, de alumínio batido, segundo o que ele me disse, ainda não recebi, vou receber dia 17/11, é assim como você, estou traz de receitinhas , para utilizar esta forma, achei excelente tua sugestão, já guardei para mim

    Muito Obrigada por comprartir

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!