para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

panetones

estes panetones foram feitos no ano passado, acabei esquecendo a foto e quando percebi, já tinha passado a hora de postar.
então, aproveito para abrir com eles a minha temporada de natal aqui no blog.
costumo começar a assar panetones já no meio de novembro e sempre tem para o lanche da moçada, infelizmente este ano não foi assim...
não uso nem um tipo de conservante, a minha receita é bem antiga, foi tirada e adaptada da Claudia Cozinha # 351 de dez/90.

panetones

2 tabletes de fermento para pão (uso 2 colheres de sopa de fermento seco biológico)
1/2 xícara de água morna
1/2 xícara de leite morno
1 colher de chá de essência de panetone
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de uvas passas brancas sem semente *
1 xícara de uvas passas preta sem semente *
1 xícara de frutas cristalizadas *
aproximadamente 6 e 1/2 ou 7 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de açúcar
150 g manteiga a temperatura ambiente ( a receita original pede 200 g)
4 ovos grandes ligeiramente batidos ( a receita original pede 7)
* você poderá substuir por gotas de chocolate, damascos, ameixas, amêndoas, castanhas de caju.

faça assim:

* se você for usar o fermento fresco dissolva na agua morna e reserve
* se for usar o fermento seco misture numa xícara de farinha de trigo e reserve
  1. numa vasilha grande bata a manteiga com o açúcar, junte os os ovos inteiros até formar uma massa homogênea,
  2. acrescente a esssencia, o sal misture bem
  3. junte o fermento *
  4. comece a agregar a farinha com o leite (e água) alternadamente
  5. junte as frutas ou chocolate e misture
  6. eu uso uma colher de arame para este fim, mas pode ser usado o gancho ou colher de pau com furo no meio
  7. fica uma massa pegajosa
  8. coloque nas formas de panetones
  9. rende 2 grandes e 4 pequenos como o da foto
  10. deixe crescer até dobrar de volume
  11. asse em forno moderado, pré aquecido (180 C) até que dourem
  12. quase no final do tempo de forno, pincelo com manteiga
  13. congela muito bem

17 comentários:

  1. Que lindos Angela!!! Amei a ideia!!!

    ResponderExcluir
  2. Oh meu Deus, ti coisa linda! Amei! Tem sorteio de natal lá no meu blog, da uma passada lá! Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Querida Angela, ficaram lindos e com certeza muito gostosos.
    A receita é muito fácil, vou tentar.
    Já fiz a pizza quadrada várias vezes, as crianças amam.
    Um super beijo.
    Fátima.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ângela!!
    Começou muito bem. Além de lindos, aposto que ficaram deliciosos. Não sou uma grande cozinheira, mas como amo panetones, pode ser que eu faça uma tentativa, com a sua receita ...rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que lindo que ficou nessa cesta com a mamãe Noel! Sabe que eu prefiro mil vezes o panetone caseiro, pois o comprado pronto, não sei por que, mas me dá azia. Vou anotar correndo essa receita.Bjss

    ResponderExcluir
  6. angela,adoro seu blog e ja testei muuitas das receitas feitas por vc,adoro panetones e esses seus estão com uma cara de maravilhosos;vou testar esses tbm xero

    ResponderExcluir
  7. receita muito oportuna e deliciosa. um beijo querida amiga

    ResponderExcluir
  8. Angela,
    Ficaram lindinhos os panetones com o Papai Noel abraçado a eles. Muito interessante! E devem ser deliciosos.
    Sou péssima de pão. Preciso aprender. Admiro demais quem os faz.
    Gostei da sua visita ao meu blog "Só Receitas Simples". Obrigada por ela e pelo comentário gentil.
    Abraços, Laura Lucia

    ResponderExcluir
  9. Uma delicia de panetones! E a bonequinha deu um charme todo especial!

    ResponderExcluir
  10. Aqui em casa só chocotones, frutas cristalizadas não agradam.
    Já fiz algumas poucas vezes, mas isso não é rotina anual, acabo comprando mesmo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Lindos Angela! Mas onde encontro formas p panetone? nunca vi. Bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que lindos!!! A cesta é um charme!!!
    Hoje a variedade de sabores é muito grande, mas gosto mesmo do tradicional, com frutas.
    Um dia destes comprei um salgado e me lembrei do Mah, era de salame. Muito bom!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ângela, adorei a foto e estou seriamente pensando em fazer uns panetones para o Natal...! As formas de papel já tenho e esta receita, agora falta a coragem...!
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  14. Querida Angela, amo panetone - ja' comi 1 quase inteiro semana passada! O Michele me disse que comer panetone em novembro nao tem graça e eu respondi que tenho que comer o maximo possivel, pois terei quase 1 ano pela frente sem - hehehehe!
    Adorei a receita. E a mamae Noel parecia que estava os abraçando, muito lindo!
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir
  15. ¡Que preciosidad Angela! Están perfectos. Y tan bonitos presentados con el muñequito abrazándolos. ¡Me encantan!

    ResponderExcluir
  16. Estas colheres de fermento seco, é medida de colher de sopa? Hoje estou novamente experimentando esta receita,pois, a primeira que fiz ficou muito pesada, saborosa mas, pesada . O que fiz de errado?
    Dessa vez mexi com mais vigor e por mais tempo espero que fique melhor.
    Obrigada,
    Alessandra de Sousa

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!