para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 3 de junho de 2009

sopa de ervilhas

adoro sopa, na verdade, nem precisa estar muito frio para eu logo pensar numa sopa e se o tempo está como estes dias, então... já corro fazer as minhas sopinhas, o marido escolhe um vinho na adega, já que faz um bem danado para saúde, aí só foi chamar um casal de amigos para por o papo em dia, jogar cartas... e é claro tomar sopa e um bom vinho sopa de ervilhas

1 xícara de ervilha seca ( deixo de molho em 1 xícara de agua por umas duas horas) depois disto coloco mais 2 xícaras de agua e cozinho na panela de pressão com 4 batatas grandes, 1 cebola inteira e 3 dentes de alho, galhos de salsinha e um fio de azeite, por aproximadamente uns 15 minutos depois que pegar a pressão. espero esfriar, confiro se a ervilha está mole e bato tudo no liquidificador.
normalmente preciso acrescentar mais agua para ficar o creme da jeito que eu gosto.
enquanto a ervilha cozinha, fatio calabresa fininha e dou uma leve refogada, nesta mesma panela coloco a ervilha batida, somente depois de ferver um pouco que costumo salgar, algumas vezes dependendo da linguiça nem sal precisa.

dicas para servir com as sopas:
  • cesta de pães
  • um bom azeite
  • pimenta do reino moída na hora
  • cumbucas de queijo ralado
  • cumbucas de cheiro verde bem picadinho
  • croutons

16 comentários:

  1. Mas adivinha só oque vou comer hoje na janta????

    ResponderExcluir
  2. O creme de ervilhas é um dos meus favoritos. Faz anos que costumo comer no inverno


    bjks

    ResponderExcluir
  3. hummmm..eu amei sim..e..com êsse vinho ai..tudo de bom!!aqueça a alama..o corpo e faz um bem danado para a saude!!!e..quanto ao hotel..rssss..acho atpe que ficamos mesmo!!kkk..maravilha de sopa..bjus

    ResponderExcluir
  4. Esse creminho delicioso eu comia até o prato agora...KKKK...mas que frio amiga, tô ensaiando pra tomar banho, acredita? Bjs

    ResponderExcluir
  5. mmmmmmmmmm tem um pouquinho para mim? Também adoro sopas, consomés...e no friozinho então?
    bjs amiga, fica com Deus

    ResponderExcluir
  6. Eu quando chega o inverno, só faço sopa no jantar,e esta é uma das minhas preferidas.
    Edilia

    ResponderExcluir
  7. Angela, querida... mais uma feliz coincidência que temos, é a paixão por sopas. Eu só não as faço mais aqui em casa pois não enchem a barriguinha dos meus amorecos... risos.. mas amei tua sugestão de servir com uma cesta de pães... acho q assim, eles ficarão mais satisfeitos!! =D
    Amei conversar com você hoje no msn... você é muitooo querida!
    Super beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  8. Pra turma de casa não precisa mais nada. Uma sopinha com torradas, perfeito!
    Os últimos dias viraram um festival de pães e sopas aqui em casa. A de ervilhas foi uma delas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Que esquisito, acabei de escrever um comentário e não apareceu, até perdi o assunto...rsss....mas amei e vou fazer logo logo

    ResponderExcluir
  10. Querida Angela, eu também amo sopas. Adoramos ervilhas, faço praticamente toda semana - por nao comer carne e nao amar feijao - vou experimentara tua receita! Beijos no teu coraçao e da tua familia. Voces sao muito especiais para mim.
    Léia

    ResponderExcluir
  11. Adoro sopa de ervilha.
    Aliás, acho que adoro qualquer sopa...rs.
    Beijos
    Fla

    ResponderExcluir
  12. Adoro sopas também. Faço de ervilhas sem batatas, vou experimentar esta receita que deve ficar muito cremosa.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. huuuuuuuuuuummm adoro sopinhas! que delícia sua receita...
    tem selinho pra vc no meu blog
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Meninas, sopa é tudo de bom, com frio melhor ainda, outras sopas e cremes virão. beijo pra todas!

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro sopas, por mim meu jantar é a base de sopa. Nutritivas e digestivas, e quando o tempo esfria então, é a pedida. Do jeito que vc dispos ai, com uma tacinha de vinho, virou banquete.Bjss

    ResponderExcluir
  16. uau, vc postou uma seqüencia de sopas maravilhosa! adoro sopa!
    bjos, glau

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!