para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

moranga com frango

gosto muito de abóbora, moranga, em todos os tipos de preparação, mas quando encontro uma fruta linda e redondinha o destino é certo, no forno, com frango e requeijão. bem simples e com muito sabor.

moranga com frango

preparando a moranga ( 1 fruta de um pouco mais de 1 kilo):
lavar muito bem, com uma faca afiada tirar a tampa, cortando com a faca posicionada em diagonal para facilitar o fechamento, retirar com cuidado todas as sementes, lavar muito bem internamente, temperar com sal e pimenta e levar ao forno médio até ficar macia internamente.

recheio de frango: refogar 1 peito grande em pedaços e sem pele, temperado a gosto, em seguida desfiar em lascas e reservar.
na mesma panela onde o frango foi feito, refogar  1 cebola batidinha,  2 tomates sem pele, juntar as lascas de frango, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1/2 xícara de leite, por ultimo 1 copo de requeijão cremoso e cheiro verde a gosto.
rechear a moranga, já macia,  besuntar a pele com manteiga e levar a forno até brilhar, aproximadamente 10 minutos.
servir com arroz com branco e uma salada de mix de folhas com torradas ao alho ou croutons.


minha dica: enquanto a moranga  vai assando vazia e você vai fazendo o recheio, aproximadamente 20 minutos, claro que depende do tamanho da fruta e do forno, aproveite para fazer as torradas ao alho ou  croutons, na grelha inferior do forno.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

quiche de alho poró

dentre todas as quiches que faço, apenas as de cebola e de alho poro não são quiches feitas de aproveitamentos de legumes, sobras de queijos, frios, frango ou o que mais estiver precisando ser consumido na geladeira.
eu adoro alho poro, acho que fica perfeito especialmente em quiches.


quiche de alho poro
massa
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento químico
4 colheres de manteiga ou margarina
3 ou 4 colheres de água gelada
junte os secos, pique a manteiga gelada e junte a água, amasse, forme uma bola e leve pra gelar por 20 minutos. abra a massa sobre um plástico, coloque sobre a torteira de fundo falso, fure com garfo.
recheio:
fatiar finamente apenas a parte branca do alho poro(usei 4 talos), refogar em azeite extra virgem e resevar. bater no liquidificador, 1 copo de requeijão, com 3 ovos inteiros, 4 colheres rasas de farinha de trigo, 1 caixa de creme de leite, sal, pimenta do reino, 1 de xícara de queijo prato ralado e 1 de xícara de outro queijo de sua preferência (opcional, nesta usei provolone). misturar levemente ao alho poro e despejar sobre a massa crua, levar ao forno médio até dourar.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

dia do macarrão - aletria

aproveitando que hoje é dia do macarrão e já que somos sendo o terceiro maior consumidor mundial de macarrão com 1,3 milhão de toneladas/ano, atrás dos Estados Unidos em segundo e, claro, da Itália em primeiro.
que tal comemorar a data com uma re-postagem de uma versão doce??


doce sírio de aletria
  1. 1 pacote de 500 g de aletria quebrado com as mãos, dourar o macarrão na manteiga, eu uso aproximadamente uns 150 g de manteiga sem sal, reservar.
  2. bater 500 g de ricota (usei 2 xícaras da caseira), com 1 lata de leite condensado, 1 vidro de leite de coco, 2 colheres de amido de milho, gotas de baunilha
  3. juntar ao creme de ricota uvas passas ou frutas cristalizadas (opcional)

montagem
num pirex colocar metade do macarrão, rechear com o creme de ricota e cobrir com o resto macarrão, levar ao forno médio por 25 minutos.
calda
enquanto assa prepare um calda com 600 ml de agua e 2 xícaras de açúcar e leve ao fogo até engrossar, quando tirar do forno regue com esta calda. se desejar mais umido, aumente a quantidade da calda.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

pudim de laranja

tenho uma certa predileção por sobremesas antigas, daquelas onde ainda o leite condensado não reinava absoluto, não que eu tenha algo contra, uso e uso bastante.
na minha opinião, os pudins, sobretudo, nos permitem a omissão do leite condensado, especialmente nas mesclas com frutas, ainda que leve mais tempo, que o modo de fazer seja mais lento, vale muito a pena.
acho traz um certo ar de nostalgia, que gosto de manter na minha cozinha.
esta receita foi gentilmente partilhada, há muitos anos, pela queridíssima Dry, que além de mãe de meu sobrinho mais velho, é uma amiga muito especial.


pudim de laranja

12 colheres de açúcar
01 copo de suco de laranja coado
04 ovos
02 copos de leite
01 xícara de farinha de trigo

bater muito bem no liquidificador, os ovos, o açúcar e o leite, por último de tudo, ainda batendo juntar o suco de laranja coado e a farinha de trigo.
assar em forma caramelada por 40 minutos em banho maria, em cima do fogão e em fogo baixo, se for no forno 30 minutos e em banho maria.


servir gelado simples assim ou com sorvete de creme

terça-feira, 19 de outubro de 2010

challat

quero agradecer muito e de coração, todos os comentários da postagem anterior e também reafirmar que o blog é feito muito carinho especialmente para vocês. grata, muito grata!

em agradecimento, optei por postar algumas fotos do challat, que um pão cheio de simbolismo.
se você desejar conhecer mais sobre o challat, aproveite para visitar o lindo blog Na varanda com Lanynha, que conheci por indicação da talentosa e querida Akemi, do Pecado da Gula, numa recente postagem de challat. a Lany, é super simpática e dá uma completa explicação sobre este pão.

eu fui apresentada ao challat, ainda nos tempos de intercâmbio, mas, no entanto, tive a oportunidade de ampliar meus conhecimentos sobre os significados da riquíssima cozinha judaíca com amiga judia.
na verdade, esta minha amiga (importadora de alimentos gourmets e exóticos), me ensinou muito além do challat... de origem judaíca, filha de húngaros, mas nascida na França, casada com um indiano, vivendo e trabalhando nos Estados Unidos.
ela foi, para mim, uma mestra nas indicações de produtos, vinhos e restaurantes, além de excelente cliente.

bem, na minha leitura, challat é um "quase" pão doce, muito macio, cheio de significados e com dia certo para ser feito, sempre que possível, faço as sextas pela manhã, sovo muito, deixo descansar muito e asso no meio da tarde.
depois de testar varias receitas, elegi a minha receita favorita do challat (ralá), que é do KAF, espero que apreciem!!!


challat
(aqui a receita original e o detalhado pap)

1/2 cup lukewarm water
6 tablespoons vegetable oil
1/4 cup honey
2 large eggs
4 cups King Arthur Unbleached All-Purpose Flour
1 1/2 teaspoons salt
5 teaspoons instant yeast


challat

1/2 xícara de água morna
6 colheres de sopa de óleo de canola
1/4 xícara de mel
2 ovos grandes
4 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
1 1/2 colher de chá de sal
5 colheres de chá de fermento biológico seco granulado

misturar o fermento e farinha, fazer uma cova juntar os ovos, óleo, água, sal e o mel, misturar e começar a sovar, deve ficar uma massa macia, bem elástica. deixar crescer até dobrar de volume (deixo crescer a manhã toda). em seguida, dar leves socos na massa, abaixar o volume e modelar os pães e deixar crescer novamente. caso você optar por usar passas, esta é a hora correta de fazer. antes de levar ao forno, pincelar com água e polvilhar açúcar cristal.

este é o meu formato favorito, o da foto, foi recheado com uvas passas brancas e pretas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ora, pitangas!!! faz 2 anos e tem strawberry shortcake

hoje o blog comemora mais um aniversário, num momento completamente diferente do ano passado, felizmente!

e para comemorar ano II do ora, pitangas!!!

quero muito e de coração,
  • agradecer aos mais de 300 seguidores

  • agradecer aos aproximadamente 8000 comentários nas 373 postagens

  • agradecer aos mais de 130 mil visitantes de mais de 80 paises, com uma média de 550 visitas diárias

  • agradecer aos blogs que reproduziram receitas daqui, todos os quais tive conhecimento, foram carinhosamente linkados na minha cesta de pitangas, aqui no blog roll

  • agradecer aos inúmeros e mails recebidos dos leitores sem blog, comentando que fizeram alguma receita daqui ou que gostaram de alguma dica de cozinha, plantas ou viagens

  • agradecer muito, toda a energia positiva e carinho que sempre recebi nas horas mais complicadas e dizer foram um alento durante a minha recuperação. grata, muito grata
também quero muito,
ter o privilégio de contar com a companhia de vocês para o ano III do ora, pitangas!!!
e por último, quero singelamente,

oferecer um strawberry shortcake* para quem vier comemorar o aniversário do blog comigo
strawberry shortcake
a massa é de um pão de ló ( eu fiz meia receita de pão de ló de leite fervendo, mas pode ser outro de água ou laranja, o importante que seja uma massa muito leve)
recheio: creme fresco batido e morangos fatiados
cobertura: uma camada fina de creme, morangos fatiados, mais creme e guarnecer com morangos.
  • usei 3 caixas de morangos lavados e bem secos

* strawberry shortcake: esta receita é da minha casa americana dos tempos de intercambio. lá se usava um sponge cake ou bolo de claras, aqui costumo usar um pão de ló bem leve, monto o bolo depois de frio e sirvo imediatamente.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

lentilha

estamos tendo um início de primavera gelada então, que tal um prato bem simples, da série comida de dias frios?


lentilha com linguiça portuguesa

lentilha cozida al dente com pouco caldo.
refogar a linguiça no tamanho desejado (eu corto em quatro no sentido do comprimento e depois fatio) temperar com bastante cebola, alho picadinho, juntar a lentilha reservada e deixar secar um pouquinho, antes de servir salpicar cheiro verde a gosto.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

maracujá doce



ganhei um vasinho com sálvia, plantado pela D Elisa, boleira de mão cheia e vizinha da minha mãe, fui cuidando da plantinha, quando percebi que no vasinho tinha um "intruso" - um pézinho de maracujá, replantei, meio de qualquer jeito, sem muitas expectativas, no fundo do meu home offfice, confesso que demorou um pouco para eu  perceber que era uma muda de maracujá doce*.
agora, para minha felicidade, começou a dar frutos, graúdos, brilhantes, lindos, muito doces e cheios de polpa.



*Passiflora alata Dryand. Conhecido como maracujá doce. Frutos ovóides, amarelos ou laranja brilhantes quando maduros. 
fonte:  http://www.cnpmf.embrapa.br/index.php?p=perguntas_e_respostas-maracuja.php

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

torta de morango

como eu tinha mencionado  na postagem do risoto, aproveitando os morangos lindos da estação fiz a minha  torta de morango, bem simples, base, creme, fruta e calda de laranja.
desta vez, optei por deixar a calda de laranja mais fina para transbordar sobre a torta, na hora que tirasse o aro da forma, já que iria ser consumida imediatamente não correria o risco de amolecer a base.

torta de morango

base
250 g de farinha de trigo
100 g de manteiga
3 colheres de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal
1 ou 2 colheres de sopa de água gelada
misture todos os secos, coloque o ovo e manteiga em pedaços se necessário junte 1 ou 2 colheres de água gelada, faça um bola e deixe descansar em geladeira por 20 minutos, embrulhada em papel filme.
abra a massa, forre o fundo e a lateral de uma forma de fundo removível (20 cm) e pré assar em forno médio.
creme
1 lata de leite condensado
2 latas de leite integral
3 colheres de sopa de amido de milho
gotas de baunilha
leve ao fogo até engrossar, deixe esfriar, sem formar película e misturar com o mixer uma caixinha de creme de leite, espalhe sobre a torta já assada
cobertura
fatie os morangos já limpos e bem secos sobre o creme
geleia  ou calda de laranja
leve ao fogo 300 ml de suco de laranja peneirado com 1 colher de sopa de amido de milho, se desejar use açúcar (eu não uso), cozinhe, quando estiver transparente, espalhe sobre os morangos.
leve para gelar pelo menos por 2 horas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

muffins de banana e canela

tenho feito muffins  de banana usando como base, a minha velha e boa receita de banana cake, ligeiramente adaptada para assar muffins.
bem, estes fiz sem frutas secas e usei apenas canela, ficou um sabor muito bom.
perfeito para acompanhar uma xícara fumegante de chá.
afinal canela e banana combinam muito bem!!!

muffins de banana e canela

amassar 4 bananas namicas grandes e bem maduras, juntar 2 ovos inteiros, misturar bem,  juntar 1/2 xícara de óleo de canola,  2 xícaras de açúcar, misturar  mais um pouco.
acrescentar 3 xícaras de farinha de trigo peneirada com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de fermento em pó, por ultimo  a canela a gosto ( eu uso 1 colher de sopa).
misturar bem e colocar nas forminhas próprias para muffins (forneável),  preenchendo apenas 2/3 de cada forminha. assar em formo 180 graus por aproximadamente 15 min ou até fazer o teste do palito.
  • este bolinho não leva leite nem outro tipo de liquido, apenas a banana amassada que vai dar a umidade necessária
  • se preferir outra especiaria como cravo, gengibre, use a seu gosto
  • não deixe assar demais, porque mesmo na forminha de papel manteiga pode queimar o fundo
  • não esqueça de apoiar a forminha, nas formas de cupcakes ou formas de empadas para não perder a forma

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

a primavera com primaveras

 antes de mais nada, quero agradecer muito e de coração, todos os comentários e e mails sobre minha ultima postagem


e já que a primavera chegou...


com cores e flores

as  quatro primaveras floridas do meu jardim

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

25 anos

no ano passado fiz uma postagem falando um pouco do dia do meu casamento e acabei dizendo que quem foi, nunca esqueceu. 
aconteceram tantas coisas que ainda sobrou  assunto para uma outra postagem, ano passado falei da chuva torrencial e da chegada na igreja, hoje vou falar da entrada na igreja, que não foi menos desastrada.
imaginem a cena, a noiva chegando correndo na porta da igreja, com os sapatos em uma das mãos, guarda chuva, um pequena toalha, levemente encharcada e atordoada, com o vestido suspenso por fitas ( baby fix que foram compradas numa farmácia durante o trajeto para a igreja), logo em seguida chega o  irmão correndo , amparando o avô velhinho, com a faixa que complementava o vestido e o buquê.
eu optei  por casar com um vestido simples off white com pequenos bordados no decote e na barra, porém os sapatos eram cobertos de cetim verde e o único complememto do vestido era  uma faixa na cintura com laço  e pontas enormes no mesmo tom dos sapatos.
continuando, nem preciso dizer, que não era usual ter cerimonial na porta da igreja, os padrinhos ficavam no altar,quanto a noiva era apenas chegar, acompanhada de uma amiga ( a minha chegou atrasada e encharcada) conferir se estava tudo em ordem, aguardar o coral  dar o sinal e entrar, mas isto para situações normais...
no meu caso, eu precisava, soltar o vestido, me secar parcialmente, ajustar novamente o véu, trocar os sapatos  e colocar a faixa, tudo sozinha!!! a esta altura eu nem sabia  se meus pais já tinham conseguido chegar na igreja, pois vinham em outro carro, se eu que era a noiva, tive dificuldades de chegar no meu próprio casamento imagine os outros....
fui me arrumando como podia, quando  a Elizete, esposa de um amigo de faculdade do marido,  apareceu e me deu uma mão, quando íamos começar a colocar a faixa, com meu pai já do meu lado, a porta se abriu antes do previsto e começou tocar a marcha, todos os convidados se voltaram para a porta, diante disto não teve mais solução, foi esquecer a faixa da cintura, abrir um sorriso, calmamente e tranquilamente caminhar para o altar, esquecer que o tão sonhado vestido estava incompleto (até hoje, tem gente que não entendeu porque eu os sapatos eram verdes...) e que a ultima meia hora tinha quase tão torrencial quanto ao temporal, afinal era o dia do meu casamento e eu estava muito feliz! 
hoje, vinte e cinco depois, como naquele dia, no casamento, na vida, no trabalho, na saúde, continuo agindo da mesmo forma, não com o mesmo vigor de outrora para correrias meio a temporais, mas, buscando soluções possíveis e palpáveis  para as tempestades que surgem sem aviso prévio,  se não dou conta de encontrá-las, pelo menos procuro não perder a minha fé, o meu bom humor, a minha alegria, o meu sorriso  e a certeza que o  sol vai voltar a  brilhar e um novo  arco íris irá se formar...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

quibe recheado

mais um, da série, comida de todo o dia...
o prato não ficou muito atraente, era um dia de muita correria, nem deu tempo de colocar um galho de hortelã em cima, mas garanto que fica bem gostosinho

quibe do meu jeito

colocar de molho em 4 xícaras água morna, 2 xícaras de trigo para quibe e 1 pão francês, deixar hidratando por 2 horas.
temperar 700 gramas de patinho moído por duas vezes, com azeite, pimenta síria, um bom maço de hortelã picadinho, cebola processada, sal e juntar ao trigo ligeiramente escorrido. untar com azeite o pirex ou assadeira colocar parte da massa rechear e cubrir com o restante da massa. esta quantidade rende duas formas de pão de forma de 20 cm x 5 cm.
eu costumo assar os quibes em formas de pão, faço um recheado apenas com pétalas de cebola e outro recheado com ricota amassada (ou outro queijo), tomates picadinhos, rego com azeite e levo ao forno até dourar. sirvo com molho de cebola ou coalhada seca temperada.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

muffins de amoras selvagens

sobrou calda das panquecas e tinha amoras frescas recém colhidas, para os muffins de amoras, foi apenas um passo...

pela primeira vez usei, a mesma receita de coffee cake para muffins, assei nas forminhas de papel manteiga dentro dos nichos das formas de muffins, coloquei 2/3 de massa nas forminhas e tentei colocar bem no centro de cada uma (nem sempre tive sucesso quanto "centro") algumas amoras levemente "empanadas" em açúcar, levei para assar em forno moderado até fazer o teste do palito.

sobre alguns muffins coloquei a calda, sobre outros peneirei açúcar de confeiteiro e outros deixe ao natural.

a amora deu uma cor linda dentro dos muffins e o bolinho ficou muito fofinho.
adoro esta massa com buttermilk!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

pão de manteiga

na verdade este pão acabou surgindo de um erro, minha intenção era fazer um pão de forma, não sei o que aconteceu, se o dia esta frio demais ou se errei na mistura...
quando percebi a massa não estava com cara de massa de pão de forma e resolvi mudar para um pão na manteiga. o pão ficou super macio e saboroso e eu fiquei satisfeita com o resultado, inclusive já repeti outra vezes esta forma de fazer pão de manteiga.
normalmente, faço massa de pão de forma quase sem óleo e para resolver o problema da minha massa achei que a solução poderia estar numa boa colher de manteiga e estava!

massa de pão de forma

250g de farinha
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar cristal
1 colher de chá de fermento seco biológico
100 ml de leite morno
2 colheres sobremesa de óleo de canola
1 ovo jumbo

* para o pão de manteiga use mais

1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa bem cheia de manteiga

faço assim:
misturo os secos e depois junto o leite misturado com o óleo e o ovos, uso o misturador de massas fica uma massa fazendo bolhas, massa mole, mas bem elástica, deixo crescer diretamente na forma de pão.

*bem neste dia, a massa ficou estranha, acabei usando um pouco mais de farinha e perdi o ponto de pão de forma, então resolvi agregar na massa já sovada mais uma boa colher de manteiga, sovar mais um pouco e deixar crescer, depois de uns 20 minutos abaixei a massa, tirei o ar, modelei o pão, fiz uns talhos deixei crescer novamente, assei em forno médio, por 20 minutos, assim que retirei do forno pincelei manteiga

domingo, 5 de setembro de 2010

pancakes

estas panquecas foram feitas no domingo, dia dos pais, eu e a Juh fizemos para o café da manhã e servimos todos os acompanhamentos para "pancakes" ovos mexidos, linguiças, geleias, manteiga, calda de amoras pretas, calda de chocolate e maple syrup.
normalmente, uso a minha velha e boa receita de hot cakes, ainda dos tempos de intercâmbio. desta vez resolvi testar o mix da Nigella, devo dizer que funciona direitinho, inclusive fiz o teste de guardar e usar uma semana depois, mas para ter as panquecas douradas e bem fofas conforme gostamos, eu ainda prefiro a velha receita que não é tão pratica mas é muito simples.


Mix da Nigella ( blog Sabores da Lica)

a receita e o texto são da talentosa Eliana

Para o mix de panquecas

600 g de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de fermento em pó
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sal (eu utilizei meia colher de chá)
40 g de açúcar ou açúcar baunilhado
Misture todos ingredientes e mantenha num vidro fechado.

Quando estiver pronta para fritar as panquecas, siga as instruções abaixo.
Para fazer a massa e as panquecas
Para cada 150g de mix de panquecas, acrescente e bata tudo junto:
1 ovo
250 ml de leite (eu utilizei a mesma quantidade só que de iogurte natural)
1 colher (sopa) de manteiga derretida
Aqueça uma frigideira antiaderente. Ponha de 1 1/2 a 2 colheres (sopa) da massa na frigideira quente. Quando aparecerem bolhas na superfície da panqueca, vire para que fiquem douradas dos dois lados. Cerca de 1 minuto por lado deve ser necessário.
*Rende - 15 panquecas de 8 cm.

Obs: fiz com leite e yogurt, prefiro com leite.

calda de amoras pretas

congelo as frutas já limpinhas, assim facilita muito na hora de preparar a calda.
num panelinha fiz uma camada de amoras congeladas, outra canada de açúcar e finalizei com amoras, deixei de um dia para o outro na geladeira, na manhã seguinte levei ao fogo com 1/2 xícara de agua e algumas gotas de limão apenas para formar a calda e as frutas ainda permanecerem inteiras.

calda de chocolate ( claudia cozinha # 406 jul 1995)

1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de chocolate em pó
1/4 de xícara de leite
2 colheres se sopa rasas de manteiga

levar ao fogo até que o açúcar dissolva e engrosse a calda, por ultimo juntar a manteiga e bater com o fouet, servir morno ou quente, se levar para gelar ficará dura, para aquecer será necessário agregar algumas colheres de leite.

hot cakes (a minha favorita)

2 ovos
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de baunilha
6 colheres de sopa de óleo de canola
1 1/2 xícara de leite
bater no liquidificador muito bem e despejar sobre as farinhas que já foram peneiradas por 3 vezes
2 1/4 xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de amido de milho
6 colheres de chá (rasa) de fermento em pó
misturar delicadamente e fazer a panquecas conforme a receita acima

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

mexerica morcote

vou logo avisando que a safra já acabou..



mas para primeira carga carregou bastante, nos brindando com frutas lindas, brilhantes, suculentas e muito doces


aqui as suculentas morcotes minha fruteira
sempre a mão para sucos, saladas, bolos deliciosos.
uma delícia!!!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

já temos doadores suficientes para a Dolly

agradeço, de coração, aos blogs que gentilmente atenderam a mim e a Flávia do Decoracasa pedindo doadores para a Dolly, acabo de receber noticias, por meio de uma prima dela, que neste momento ela já não precisa mais de doadores e que felizmente que está melhor.

vamos então continuar, rezando, orando e fazendo preces e torcendo pela Dolly.

"As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável."
( Madre Teresa de Calcuta')

mais noticias...

03/09 - sexta feira falei com a Dolly, ela ainda está no hospital, completando hoje 12 dias, está melhor e manda beijos saudosos para todos os amigos.
vamos continuar torcendo por ela.

ajude a Dolly




a Dolly do maryamariah precisa do nosso carinho e do nosso sangue

quem for doador e puder colaborar, por favor doe.

a querida Dolly, do blog maryamariah, sofreu uma cirurgia importante e precisa de doadores, ela já esta melhor e deverá sair em breve do hospital.

local para doação:

Hospital do Servidor

Rua Castro Alves, 60 - Liberdade

São Paulo

Sonia Maria Napoli (Dolly)

quem não puder doar sangue, por favor: reze, ore, faça preces para o pronto restabelecimento da Dolly.

(e se puder divulgue...)

a Dolly, esta amiga muito querida, a quem tive o prazer de conhecer pessoalmente, merece todo nosso carinho e preces.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

miolo da alcatra

gosto muito de fazer carnes em peças inteiras por dois motivos: no almoço antes de servir, faço umas fatias e volto a frigideira, douro levemente, junto cogumelos, pimentas em grãos, cremes, molhos..., dependendo do acompanhamento.
as sobras da peça guardo na geladeira, para depois de fria, fatiar bem fininha e virar um suculento rosbife para beirute da tarde.

miolo de alcatra

temperar um peça de miolo de alcatra maturada com sal e molho de soja, depois aquecer uma frigideira grande e alta, um pouquinho de manteiga ou azeite e a carne, selar dos dois lados. colocar a tampa e desligar imediatamente. depois de uns minutos levar ao fogo novamente até secar o liquido que se formou, repetir por umas 3 ou 4 vezes até chegar até o ponto que você desejar. claro que vai depender da espessura da peça e do seu paladar. aqui gostamos da carne rosada por dentro.
sirvo acompanhada de um arroz caprichado que pode ser um catarina, pilaf, com curry ou então com uma pasta com legumes ou mezzo pesto mezzo burro.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

pão doce - caracol recheado

vez por outra gosto de fazer pão doce recheado, adoro o aroma enquanto assa, especialmente quando uso canela.
estes pães foram assados na ultima semana quando ainda fazia muito frio por aqui.
hoje, está um calor de quase verão, até me faz sentir saudades dos dias de frio intenso.
bem, para este pão, usei uma receita simples, mas para montar o caracol segui as orientações de uma postagem da Sally, se você não conhece este blog não deixe de passar lá, tem pães divinos, muita técnica enfim tudo de bom, conheci esta brasileira, que escreve em inglês, no blog da King Arthur, aliás o inspirador do pão.
eu optei por fazer pães menores para variar no recheio e como sempre não deixo meus pães muito corados uma vez que parte deles se destinam ao congelamento e quando aqueço eles ficam mais corados.



pão doce - massa básica
1 xícara de água morna*
1 xícara de leite morno
3/4 xícara de óleo de canola
3/4 xícara de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
1 ovo jumbo
3 colheres de sobremesa de fermento biológico seco granulado
aprox 800 gr de farinha de trigo

misture todos os secos com a metade da farinha, juntar o ovo e e os líquidos e ir agregando farinha conforme necessário. sovar, deixar crescer, até dobrar de volume. abaixar a massa e separar em 6 partes, deixar crescer novamente, depois de crescido abrir cada parte em retangulo longo e estreito pincelar manteiga, açúcar mascavo, canela, frutas secas, frutas cristalizadas e ou uvas passas. enrolar como um rocambole e ir alongando a massa e torcendo tomando cuidado para não rasgar, em seguida fazer o caracol e colar a extremidade com manteiga derretida, deixar crescer novamente e assar em forno médio até dourar.
não passei nada sobre os pães por esquecimento, iria pincelar leite e salpicar açúcar cristal com canela, mas me esqueci.

* se preferir poderá usar apenas água ou leite

obs: dividi a massa em 6 e usei um recheio em cada pão sempre tendo como base manteiga espalhada e açúcar mascavo

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

risoto de alho poró com damasco e morango

antes que a temporada de morangos acabe...
teve risoto com morangos, pois gosto muito de risoto com frutas
e teve também torta de morangos que será postado oportunamente.

risoto de alho poró com damasco e morango

para cada xícara de arroz uso um litro de caldo de legumes aquecido
dourei cebola picadinha em uma colher de sopa de azeite extra virgem com 1 colher de sopa de manteiga, agreguei 2 talos de alho poro finamente fatiados, apenas a parte branca, sal, juntei 1 xícara de arroz arbóreo, depois juntei 1/4 de xícara de vodka e deixei evaporar. em seguida comecei a juntar o caldo de lugumes as conchadas e deixando cozinhar e evaporar (método normal de se fazer risoto) mexendo de vez em quando, depois da terceira ou quarta conchada de caldo de legumes, previamente aquecido, juntei 1/2 xícara de damasco cortado miúdo, quando cozimento estava quase completo, juntei 1 xícara de morango picadinhos, mexi levemente por ultimo juntei 2 colheres de sopa de requeijão cremoso e 1/4 de xícara de parmensão ralado. deixei descansar por 5 minutos e servi. serve 2 pessoas.

domingo, 15 de agosto de 2010

peito de frango com mostarda

mais um prato simples e trivial.... da série comida de todo dia

filés de peito de frango com mostarda

temperar os filés com os temperos de costume, sal, alho, pimenta branca, mostarda e deixar de molho no leite por pelo menos 3 horas, antes de grelhar.
depois de grelhar, retirar os filés para um prato aquecido e fazer o molho.
molho, na mesma frigideira, colocar um colher de sobremesa de farinha de trigo, 100 ml de leite e mostarda a gosto, aquecer em seguida juntar uma caixinha de creme de leite, servir o molho sobre os filés.

arroz, este foi feito assim, temperos normais, suco de limão, uvas passas escuras e cheiro verde picadinho.

abobrinhas grelhadas no azeite para guarnecer o prato.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

bolo de maça com especiarias

as tardes de frio pedem chá e café quentinho, se tiver um bom motivo melhor ainda.. quando amigos ligam que vão dar uma passadinha, ai então, não falta mais nada



bolo de maça com especiarias


3 ovos
3/4 de xícara de óleo
1 colher de sopa rasa de canela
cravo, raspas de limão, gengibre, baunilha, a gosto
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de fermento em pó
3 ou 4 maças picadas
1/2 de xícara de leite

numa tigela pique as maças, polvilhe com a canela, as especiarias e reserve. bata ligeiramente os ovos junte o óleo, misture bem. em seguida junte o açúcar, agregue os secos já previamente peneirados alternando com o leite.
unte uma forma grande de furo central ou duas de bolo inglês e polvilhe com açúcar cristal e canela.
depois de pronto, peneire açúcar de confeiteiro sobre o bolo.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

minha fruteira hoje - laranja lima

já falei aqui do carinho enorme que eu tenho pelo meu pé de laranja lima.
todo ano emenda florações com frutos.
neste ano não foi diferente, estamos exatamente na época das podas já temos flores e ainda temos muitos frutos.
fico com uma pena de fazer a poda!


desde maio as limas, estão na sempre na minha fruteira.
adoro!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

escalopes de filé mignon com molho de soja

mais um prato da série comida de todo dia...
costumo comprar peças inteiras de filé mignon, eu ou o marido separamos as partes, bife,medalhões, as aparas ficam destinadas ao picadinho e da parte mais fina saem os escalopes, depois tudo é etiquetado e devidamente congelado já nas porções certas.
assim fica tudo muito prático e de excelente rendimento.

escalopes de filé mignon com molho de soja

temperar os escalopes com molho de soja (usei 1/4 de xícara), alho em lascas e ervas de sua preferência, neste usei apenas tomilho, gotas molho inglês e nada de sal por conta do molho de soja. levar ao fogo uma frigideira anti aderente de fundo largo, colocar uma colher de sopa de manteiga e uma de azeite, grelhar os filés, quando estiverem quase prontos colocar cebola em pétalas despejar a sobra da marinada, mais um pouco no fogo alto e servir imediatamente. este servi com macarrão ao pesto mas também costumo servir com arroz branco, legumes e farofinha de banana.

obs: tenho preferência pelas frigideiras japonesas, de fundo largo e bordas altas, acho que são perfeitas para este tipo de preparação. para quem é de São Paulo são facilmente encontradas na Liberdade.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Buenos Aires: hospedar, passear, comprar e comer...

dei uma sumidinha, fui a Buenos Aires, de volta aproveito para fazer alguns comentários, já que esta viagem foi planejada de forma diferente anteriores para a capital portenha.
desta vez foi assim...

hospedagem:

optamos por alugar um apartamento temporário, descobrimos que em Buenos Aires isto é muito fácil, tem excelentes opções, o mais difícil foi escolher a localização...na verdade, nós tínhamos interesse em três bairros, Barrio Norte, Re
coleta e Palermo, por ordem de preferência, como resolvemos a viagem no começo do mês, os dois aptos que escolhemos na localização de nossa preferência já estavam ocupados para a data de nossa viagem. optamos então por Recoleta e não nos arrependemos, a localização era excelente entre dois shoppings e de fácil acesso para tudo, super bem servido de serviços, ônibus, supermercados, restaurantes, cafeterias, padaria. perfeito.

vista da sacada do apartamento em Recoleta
(em frente a embaixada da Italia e ao fundo o Rio de la Plata)

se você ficou curioso como isto funciona, existem alguns empresas muito bem recomendadas,
roomargentina.com
apartmentsba.com
tucasaargetina.com
temporaryapartments.com
homesba.com
bytargentina.com
onde você escolhe o apartamento, faz a reserva via internet e paga o valor combinado em dólares apenas na assinatura do contrato (os valores vão de US$ 500 a US$ 1.200 por semana), entrega num envelope a caução em igual valor da locação, que será devolvido na saída. os aptos são completamente montados, com roupas de cama e banho, cozinha completa, tv de lcd a cabo, computador, telefone, calefação e ar condicionado, são bem decorados e confortáveis.
usamos a Bytargentina e numa próxima oportunidade, sem sombra de dúvida voltaria ao mesmo apto.















detalhes do interior do apartamento

passeios:
tanto eu como o marido já conhecíamos bem a cidade e numa viagem anterior levamos nossos filhos para os pontos turísticos, como San Telmo, Caminito, Florida, Casa Rosada entre outros, optamos nesta estada mais longa, por fazer outros programas, por exemplo...

viagem ao Tigre: saindo de trem desde a estação Retiro até Olivos ($ 2,20 por pessoa), de lá pegar o Tren de la Costa até Tigre ($ 8,00 por pessoa), e lá fazer o passeio de catamaran por 2,5 horas ($ 50,00 por pessoa) conhecendo as ilhotas do delta do rio Tigre com suas casas de veraneio, muito interessante.
no Tigre tem o Trilenium Cassino, super grande, mas como não somos jogadores só brincamos um pouco nos caça níqueis e aproveitamos para almoçar no cassino, cozinha internacional e parrilla, salada bar e sobremesas ($ 38,00 por pessoa sem bebidas).


museo da paixão boquense: museu dentro do estádio do Boca Juniors, bem montado para quem curte futebol, vale a pena ir e para quem não curte também, afinal conhecer o estádio onde a torcida fica a menos de 4 metros dos jogadores não deixa der interessante ($ 40,00 por pessoa).

puerto madero: está lindo, super tranquilo, ótimo para fazer uma caminhada no fim do dia, ao por do sol.
embora estivesse muito frio, centenas de pessoas passeavam pela região recuperada do antigo porto e que agora é a área mais cara da cidade, com seus hotéis, lofts, restaurantes, grandes obras de arquitetura, como a Ponte da Mulher.


tango: desta vez queríamos um show diferente dos direcionados aos turistas, optamos pela Esquina Homero Manzi, excelente local, música, orquestra, dançarinos e excepcionalmente o atendimento. aqui vai uma dica, o show é vendido por $ 180,00, mas compramos os ingressos para o show na Cartelera no centro, saiu por $ 50,00 por pessoa o show com direito a uma consumação (um vinho, champanhe, cerveja, suco ou uma supertaça de sorvete). também oferecem um menu para jantar, mas preferimos optar apenas pelo show com consumação, pois já havíamos jantado em outro lugar.






ônibus turistico: é um tour de 2,5 horas por toda a cidade, a $70,00 por pessoa, onde você usa fones para ouvir em sua língua os delhates de cada ponto de interesse, você tem a chance de conhecer detalhes e particularidades dos prédios, monumentos, ruas, cafés, teatros, etc., enfim, um pouco da história da cidade.



el ateneo: uma enorme livraria, que foi montada num antigo teatro, no antigo palco tem um café super simpático, ficamos um tempão lendo, admirando a arquitetura e tomando café e capuccino.

compras:
da minha ótica não consumista, algumas dicas.


outlets
da Puma, Nike, Lacoste e varias marcas argentinas, ficam na Vila Crespo nas ruas Aguirre e Gurruchaga.

compras de rua
: Santa Fé, Corrientes entre Callao e Pueyrredon, o famoso Once, muitas lojas, grifes e a preços variados, além da Florida e imediações.

shoppings:
o Abasto é grande e tem muitos brinquedos para quem viaja com filhos pequenos. Alto Palermo, super movimentado indico para quem curte shoppings. Buenos Aires Design, sinceramente esperava mais, mas vale pena pelo Hard Rock Café.

vinhos: sempre muito barato nos supermercados e mais ainda nos quioscos chinos, a variedade é enorme e as marcas que costumamos comprar no Brasil, são vendidas por menos da metade do preço, compra-se um vinho bom e honesto por $ 17,oo.

supermercados: vale a pena uma visita ao Coto e Disco, para quem busca alfajores e dulce de leche.

farmacity: uma farmácia onde você encontra make up, cremes, shampoos de boas marcas a preços bem interessantes, tem varias espalhadas por toda a cidade.

duty free: preços iguais ao do Brasil, tivemos sorte de pegar algumas promoções do tipo leve três e pague dois.

comer:

bem, além dos imperdíveis medialuna con jamon y queso, alfajores, dulce de leche, pan de miga, vinhos, sorvete Freddo, bife de chorizo, empanadas, milanesas entre outros indico...

Desnivel, em San Telmo, na calle Defensa, estilo bodegon.

La Estancia, no centro, na calle Lavalle, parrilla especial para turistas, sem os miúdos.

Hard Rock Café, temático, comida americana, se pedir qualquer prato smoked barbecue não tem erro.

Siga la Vaca
, em Puerto Madero, parrilla, tudo incluído, de bebida a sobremesa.

Club da Milanesa
, em vários endereços, típica milanesa argentina.

La Cocina, centro, na Florida, empanadas excelentes, ente $4,50 e $5,50 cada uma.

os preços variam de 40 a 65 pesos por pessoa sem bebidas, exceto no siga la vaca que esta tudo incluido por 61 pesos no horário de almoço.

chegando em Buenos aires..
. sugiro a troca de moeda no Banco de la Nacion que fica no saguão do aeroporto de Ezeisa, reserve via internet o traslado do aeroporto ao destino com taxiezeiza, na volta sugiro chamar um radio taxi e ver o melhor preço.

andando por Buenos aires... muito tranquilo, se prepare que você vai caminhar bastante, um mapa na mão e um tenis no pé vão te ajudar muito.

onibus em Buenos Aires... serviço eficiente, linhas longas, te levam a todo lugar, muito barato variam em $ 1,10 a 1,25 dependendo do trajeto, funciona 24 horas, um guia vendido na bancas (guia de bolsillo) que indica todas as linhas, número do ônibus e seu trajeto no mapa.

taxi em Buenos Aires... são muito baratos, pode-se andar quilometros por $10,00, mas os motoristas não são lá dos mais gentis do mundo.

serviços em Buenos Aires... vendedores sempre com cara de poucos amigos, sem paciência, motoristas de onibus não educados, garçons nem sempre gentis ou atentos, ah sim! não esqueça da propina (gorgeta de 10%) que não vem incluída na conta.

para planejar esta viagem pesquisei nos excelentes blogs:
viajenaviagem do Ricado, no idas e vindas da Carla, no buenos aires dreams do Marco, no buenos aires, querido da Mariana, no direto de buenos aires do Marcelo, e no site http://www.mibsasquerido.com.ar/BuenosAires1.htm os quais recomendo a leitura, certamente você vai encontrar algo de seu interesse, seja em compras, parques, museus ou gastronomia.

bem, já ficou um post longo demais, mas não posso deixar de dizer que Buenos Ares está conveniente para nós, nosso real vale 2,20 pesos e que para quem gosta de inverno, nesta epoca é perfeito!
ah! antes que eu me esqueça, todos os valores indicados estão em pesos argentinos.

concluindo, Buenos Aires continua nos encantando e certamente sempre terá algo novo para a próxima viagem.

sábado, 24 de julho de 2010

pão da sonia

e para fechar a semana do amigo...
a Sonia, minha amiga e vizinha, me mandou um pão quentinho, super macio, amarelinho, um pão perfeito para o lanche.

como pão foi aprovadissimo, pedi a receita e reproduzi aqui em casa.
na verdade, a diferença dos meus pães é que ela usa sempre leite e mais ovos e pincela com gemas, coisa que eu nunca faço..
mais uma das minhas manias, prefiro polvilhar com farinha!



pão caseiro da Sonia

(feito por mim)

4 ovos ligeiramente batidos
1 xícara mal cheia de óleo
1 xícara de leite morno
2 tabletes de 15 g de fermento biológico fresco
1/2 xícara de açúcar
1 colher de sopa de sal
farinha o quanto baste, aproximadamente 800 g

dissolver o fermento no leite morno, fazer uma espuma com 3 colheres de farinha, deixar espumar. em seguida juntar os ovos, óleo, a farinha e o sal, amassar, sovar, deixar descansar.
abaixar a massa, dar forma ao pães e deixar crescer novamente. pincelar com gemas antes de levar ao forno.

* eu usei fermento biológico seco, 2 colheres de sobremesa, misturadas aos secos e antes de completar o crescimento fiz uma nuvem de farinha, como meus ovos eram jumbo, foi quase o pacote todo de farinha.