para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 30 de setembro de 2010

torta de morango

como eu tinha mencionado  na postagem do risoto, aproveitando os morangos lindos da estação fiz a minha  torta de morango, bem simples, base, creme, fruta e calda de laranja.
desta vez, optei por deixar a calda de laranja mais fina para transbordar sobre a torta, na hora que tirasse o aro da forma, já que iria ser consumida imediatamente não correria o risco de amolecer a base.

torta de morango

base
250 g de farinha de trigo
100 g de manteiga
3 colheres de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal
1 ou 2 colheres de sopa de água gelada
misture todos os secos, coloque o ovo e manteiga em pedaços se necessário junte 1 ou 2 colheres de água gelada, faça um bola e deixe descansar em geladeira por 20 minutos, embrulhada em papel filme.
abra a massa, forre o fundo e a lateral de uma forma de fundo removível (20 cm) e pré assar em forno médio.
creme
1 lata de leite condensado
2 latas de leite integral
3 colheres de sopa de amido de milho
gotas de baunilha
leve ao fogo até engrossar, deixe esfriar, sem formar película e misturar com o mixer uma caixinha de creme de leite, espalhe sobre a torta já assada
cobertura
fatie os morangos já limpos e bem secos sobre o creme
geleia  ou calda de laranja
leve ao fogo 300 ml de suco de laranja peneirado com 1 colher de sopa de amido de milho, se desejar use açúcar (eu não uso), cozinhe, quando estiver transparente, espalhe sobre os morangos.
leve para gelar pelo menos por 2 horas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

muffins de banana e canela

tenho feito muffins  de banana usando como base, a minha velha e boa receita de banana cake, ligeiramente adaptada para assar muffins.
bem, estes fiz sem frutas secas e usei apenas canela, ficou um sabor muito bom.
perfeito para acompanhar uma xícara fumegante de chá.
afinal canela e banana combinam muito bem!!!

muffins de banana e canela

amassar 4 bananas namicas grandes e bem maduras, juntar 2 ovos inteiros, misturar bem,  juntar 1/2 xícara de óleo de canola,  2 xícaras de açúcar, misturar  mais um pouco.
acrescentar 3 xícaras de farinha de trigo peneirada com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de fermento em pó, por ultimo  a canela a gosto ( eu uso 1 colher de sopa).
misturar bem e colocar nas forminhas próprias para muffins (forneável),  preenchendo apenas 2/3 de cada forminha. assar em formo 180 graus por aproximadamente 15 min ou até fazer o teste do palito.
  • este bolinho não leva leite nem outro tipo de liquido, apenas a banana amassada que vai dar a umidade necessária
  • se preferir outra especiaria como cravo, gengibre, use a seu gosto
  • não deixe assar demais, porque mesmo na forminha de papel manteiga pode queimar o fundo
  • não esqueça de apoiar a forminha, nas formas de cupcakes ou formas de empadas para não perder a forma

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

a primavera com primaveras

 antes de mais nada, quero agradecer muito e de coração, todos os comentários e e mails sobre minha ultima postagem


e já que a primavera chegou...


com cores e flores

as  quatro primaveras floridas do meu jardim

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

25 anos

no ano passado fiz uma postagem falando um pouco do dia do meu casamento e acabei dizendo que quem foi, nunca esqueceu. 
aconteceram tantas coisas que ainda sobrou  assunto para uma outra postagem, ano passado falei da chuva torrencial e da chegada na igreja, hoje vou falar da entrada na igreja, que não foi menos desastrada.
imaginem a cena, a noiva chegando correndo na porta da igreja, com os sapatos em uma das mãos, guarda chuva, um pequena toalha, levemente encharcada e atordoada, com o vestido suspenso por fitas ( baby fix que foram compradas numa farmácia durante o trajeto para a igreja), logo em seguida chega o  irmão correndo , amparando o avô velhinho, com a faixa que complementava o vestido e o buquê.
eu optei  por casar com um vestido simples off white com pequenos bordados no decote e na barra, porém os sapatos eram cobertos de cetim verde e o único complememto do vestido era  uma faixa na cintura com laço  e pontas enormes no mesmo tom dos sapatos.
continuando, nem preciso dizer, que não era usual ter cerimonial na porta da igreja, os padrinhos ficavam no altar,quanto a noiva era apenas chegar, acompanhada de uma amiga ( a minha chegou atrasada e encharcada) conferir se estava tudo em ordem, aguardar o coral  dar o sinal e entrar, mas isto para situações normais...
no meu caso, eu precisava, soltar o vestido, me secar parcialmente, ajustar novamente o véu, trocar os sapatos  e colocar a faixa, tudo sozinha!!! a esta altura eu nem sabia  se meus pais já tinham conseguido chegar na igreja, pois vinham em outro carro, se eu que era a noiva, tive dificuldades de chegar no meu próprio casamento imagine os outros....
fui me arrumando como podia, quando  a Elizete, esposa de um amigo de faculdade do marido,  apareceu e me deu uma mão, quando íamos começar a colocar a faixa, com meu pai já do meu lado, a porta se abriu antes do previsto e começou tocar a marcha, todos os convidados se voltaram para a porta, diante disto não teve mais solução, foi esquecer a faixa da cintura, abrir um sorriso, calmamente e tranquilamente caminhar para o altar, esquecer que o tão sonhado vestido estava incompleto (até hoje, tem gente que não entendeu porque eu os sapatos eram verdes...) e que a ultima meia hora tinha quase tão torrencial quanto ao temporal, afinal era o dia do meu casamento e eu estava muito feliz! 
hoje, vinte e cinco depois, como naquele dia, no casamento, na vida, no trabalho, na saúde, continuo agindo da mesmo forma, não com o mesmo vigor de outrora para correrias meio a temporais, mas, buscando soluções possíveis e palpáveis  para as tempestades que surgem sem aviso prévio,  se não dou conta de encontrá-las, pelo menos procuro não perder a minha fé, o meu bom humor, a minha alegria, o meu sorriso  e a certeza que o  sol vai voltar a  brilhar e um novo  arco íris irá se formar...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

quibe recheado

mais um, da série, comida de todo o dia...
o prato não ficou muito atraente, era um dia de muita correria, nem deu tempo de colocar um galho de hortelã em cima, mas garanto que fica bem gostosinho

quibe do meu jeito

colocar de molho em 4 xícaras água morna, 2 xícaras de trigo para quibe e 1 pão francês, deixar hidratando por 2 horas.
temperar 700 gramas de patinho moído por duas vezes, com azeite, pimenta síria, um bom maço de hortelã picadinho, cebola processada, sal e juntar ao trigo ligeiramente escorrido. untar com azeite o pirex ou assadeira colocar parte da massa rechear e cubrir com o restante da massa. esta quantidade rende duas formas de pão de forma de 20 cm x 5 cm.
eu costumo assar os quibes em formas de pão, faço um recheado apenas com pétalas de cebola e outro recheado com ricota amassada (ou outro queijo), tomates picadinhos, rego com azeite e levo ao forno até dourar. sirvo com molho de cebola ou coalhada seca temperada.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

muffins de amoras selvagens

sobrou calda das panquecas e tinha amoras frescas recém colhidas, para os muffins de amoras, foi apenas um passo...

pela primeira vez usei, a mesma receita de coffee cake para muffins, assei nas forminhas de papel manteiga dentro dos nichos das formas de muffins, coloquei 2/3 de massa nas forminhas e tentei colocar bem no centro de cada uma (nem sempre tive sucesso quanto "centro") algumas amoras levemente "empanadas" em açúcar, levei para assar em forno moderado até fazer o teste do palito.

sobre alguns muffins coloquei a calda, sobre outros peneirei açúcar de confeiteiro e outros deixe ao natural.

a amora deu uma cor linda dentro dos muffins e o bolinho ficou muito fofinho.
adoro esta massa com buttermilk!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

pão de manteiga

na verdade este pão acabou surgindo de um erro, minha intenção era fazer um pão de forma, não sei o que aconteceu, se o dia esta frio demais ou se errei na mistura...
quando percebi a massa não estava com cara de massa de pão de forma e resolvi mudar para um pão na manteiga. o pão ficou super macio e saboroso e eu fiquei satisfeita com o resultado, inclusive já repeti outra vezes esta forma de fazer pão de manteiga.
normalmente, faço massa de pão de forma quase sem óleo e para resolver o problema da minha massa achei que a solução poderia estar numa boa colher de manteiga e estava!

massa de pão de forma

250g de farinha
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar cristal
1 colher de chá de fermento seco biológico
100 ml de leite morno
2 colheres sobremesa de óleo de canola
1 ovo jumbo

* para o pão de manteiga use mais

1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa bem cheia de manteiga

faço assim:
misturo os secos e depois junto o leite misturado com o óleo e o ovos, uso o misturador de massas fica uma massa fazendo bolhas, massa mole, mas bem elástica, deixo crescer diretamente na forma de pão.

*bem neste dia, a massa ficou estranha, acabei usando um pouco mais de farinha e perdi o ponto de pão de forma, então resolvi agregar na massa já sovada mais uma boa colher de manteiga, sovar mais um pouco e deixar crescer, depois de uns 20 minutos abaixei a massa, tirei o ar, modelei o pão, fiz uns talhos deixei crescer novamente, assei em forno médio, por 20 minutos, assim que retirei do forno pincelei manteiga

domingo, 5 de setembro de 2010

pancakes

estas panquecas foram feitas no domingo, dia dos pais, eu e a Juh fizemos para o café da manhã e servimos todos os acompanhamentos para "pancakes" ovos mexidos, linguiças, geleias, manteiga, calda de amoras pretas, calda de chocolate e maple syrup.
normalmente, uso a minha velha e boa receita de hot cakes, ainda dos tempos de intercâmbio. desta vez resolvi testar o mix da Nigella, devo dizer que funciona direitinho, inclusive fiz o teste de guardar e usar uma semana depois, mas para ter as panquecas douradas e bem fofas conforme gostamos, eu ainda prefiro a velha receita que não é tão pratica mas é muito simples.


Mix da Nigella ( blog Sabores da Lica)

a receita e o texto são da talentosa Eliana

Para o mix de panquecas

600 g de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de fermento em pó
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sal (eu utilizei meia colher de chá)
40 g de açúcar ou açúcar baunilhado
Misture todos ingredientes e mantenha num vidro fechado.

Quando estiver pronta para fritar as panquecas, siga as instruções abaixo.
Para fazer a massa e as panquecas
Para cada 150g de mix de panquecas, acrescente e bata tudo junto:
1 ovo
250 ml de leite (eu utilizei a mesma quantidade só que de iogurte natural)
1 colher (sopa) de manteiga derretida
Aqueça uma frigideira antiaderente. Ponha de 1 1/2 a 2 colheres (sopa) da massa na frigideira quente. Quando aparecerem bolhas na superfície da panqueca, vire para que fiquem douradas dos dois lados. Cerca de 1 minuto por lado deve ser necessário.
*Rende - 15 panquecas de 8 cm.

Obs: fiz com leite e yogurt, prefiro com leite.

calda de amoras pretas

congelo as frutas já limpinhas, assim facilita muito na hora de preparar a calda.
num panelinha fiz uma camada de amoras congeladas, outra canada de açúcar e finalizei com amoras, deixei de um dia para o outro na geladeira, na manhã seguinte levei ao fogo com 1/2 xícara de agua e algumas gotas de limão apenas para formar a calda e as frutas ainda permanecerem inteiras.

calda de chocolate ( claudia cozinha # 406 jul 1995)

1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de chocolate em pó
1/4 de xícara de leite
2 colheres se sopa rasas de manteiga

levar ao fogo até que o açúcar dissolva e engrosse a calda, por ultimo juntar a manteiga e bater com o fouet, servir morno ou quente, se levar para gelar ficará dura, para aquecer será necessário agregar algumas colheres de leite.

hot cakes (a minha favorita)

2 ovos
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de baunilha
6 colheres de sopa de óleo de canola
1 1/2 xícara de leite
bater no liquidificador muito bem e despejar sobre as farinhas que já foram peneiradas por 3 vezes
2 1/4 xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de amido de milho
6 colheres de chá (rasa) de fermento em pó
misturar delicadamente e fazer a panquecas conforme a receita acima

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

mexerica morcote

vou logo avisando que a safra já acabou..



mas para primeira carga carregou bastante, nos brindando com frutas lindas, brilhantes, suculentas e muito doces


aqui as suculentas morcotes minha fruteira
sempre a mão para sucos, saladas, bolos deliciosos.
uma delícia!!!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

já temos doadores suficientes para a Dolly

agradeço, de coração, aos blogs que gentilmente atenderam a mim e a Flávia do Decoracasa pedindo doadores para a Dolly, acabo de receber noticias, por meio de uma prima dela, que neste momento ela já não precisa mais de doadores e que felizmente que está melhor.

vamos então continuar, rezando, orando e fazendo preces e torcendo pela Dolly.

"As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável."
( Madre Teresa de Calcuta')

mais noticias...

03/09 - sexta feira falei com a Dolly, ela ainda está no hospital, completando hoje 12 dias, está melhor e manda beijos saudosos para todos os amigos.
vamos continuar torcendo por ela.

ajude a Dolly




a Dolly do maryamariah precisa do nosso carinho e do nosso sangue

quem for doador e puder colaborar, por favor doe.

a querida Dolly, do blog maryamariah, sofreu uma cirurgia importante e precisa de doadores, ela já esta melhor e deverá sair em breve do hospital.

local para doação:

Hospital do Servidor

Rua Castro Alves, 60 - Liberdade

São Paulo

Sonia Maria Napoli (Dolly)

quem não puder doar sangue, por favor: reze, ore, faça preces para o pronto restabelecimento da Dolly.

(e se puder divulgue...)

a Dolly, esta amiga muito querida, a quem tive o prazer de conhecer pessoalmente, merece todo nosso carinho e preces.