para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


domingo, 16 de outubro de 2022

WBD 2022 - pão de batata doce

E o dia do pão chegou!!!!

pela decima segunda vez participo deste evento mundial do dia do pão promovido pela Zorra, desta vez, a decima sétima, uma pena nos últimos anos a participação de uma maneira geral tem caído um pouco, sinal dos tempos e de que muita gente abandonou os blogs ou trocou por outras mídias mais interativas. 
no entanto é sempre muito bom participar e ver como os outros países ao redor do mundo fazem o pão. muitas delicias, formatos inusitados, enfim muita coisa boa!
de minha parte, sempre participo com um pão com ingredientes simples, que podem ser encontrados ou substituídos em qualquer canto do mundo.   
bem, neste pão pode usar purê de  batata inglesa, batata doce, abobora ou mandioquinha.


Pão de batata doce


pese 500 g de farinha branca e reserve. 
na cuba de maquina de pão coloque 1 xicara de batata doce amassada, 1 ovo, 200 ml de agua, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de sal, 2 colheres de sopa de leite em pó, e 2/3 da quantidade de farinha reservada e 1 colher de chá de fermento seco biológico. use o ciclo bater massa, quando a massa agregar junte 2 colheres de sopa de azeite e 2 de manteiga, continue batendo e vá adicionando o saldo da farinha reservada  até a massa ficar homogênea. 
a quantidade farinha dependerá do tamanho do ovo e da umidade da batata.
quando o batimento estiver completo, passe a massa para um bowl untado, e deixe descansando por umas 5/6 horas.
divida a massa na metade, cada metade divida em 4 partes, faça bolas e posicione na assadeira untada, deixe descer novamente por mais 1 hora aproximadamente, antes de levar ao forno pincele manteiga e salpique açúcar cristal
asse em forno pre aquecido até ficar na cor desejada.





Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

sábado, 15 de outubro de 2022

ora, pitangas faz 14 anos ...e tem bolo de amora e limão

o tempo passou e eu nem me dei conta....

lá se vão 14 anos deste cantinho, nos últimos quatro anos bem abandonado, infelizmente!
mas continua sendo onde compartilho as receitas que preparo para a família, aproveitamento de frutas, pratos para presentear os amigos, onde vivo entre forno e fogão rodeada de assadeiras e de muita farinha.
os amigos continuam me presenteando com frutas de suas colheitas (amoras, jabuticabas, limões, phisalis, mamão entre outras) e para comemorar o aniversário do blog, fiz um bolinho de limão e amoras, com as lindas frutas que a vizinha querida me trouxe.
o bolo é inspirado no bolo de mirtilos da cozinha americana, daqueles bolinhos batido na mão com buttermilk. 

bolo de limão e amora 


comece fazendo as raspas de dois limões grandes e reserve, depois prepare o buttermilk, esprema um dos limões no fundo de um copo medidor e complete com leite até atingir 250 ml. deixei descansar. peneire 2 1/2 xicaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento químico, 1 de café de bicarbonato de sódio e uma pitadinha de sal. reserve.
num bowl bata vigorosamente um fouet 1 e 34 de xicaras de açúcar e 3 ovos, quando estiver um creme agregue 1/4 de xicara de óleo de girassol, depois comece a agregar os secos alternando com o buttermilk, por último esprema mais um limão, mexa delicadamente até ficar uma massa lisa e homogênea, divida a massa em duas assadeiras de 18 cm forradas com papel manteiga. por cima de cada massa coloque as amoras afundando levemente, leve para assar até dourar.
depois de frio colocar o glace, este eu fiz usando o "fundo" de uma panela que tinha feito geleia de amora.
espremi um limão, fui soltando com a espátula, assim que "tingiu" o suco de limão, passei pela peneira e fui derramando aos poucos sobre o açúcar de confeiteiro até dar o ponto, quase uma xicara. 



pronto agora que teve bolo, vamos rumo ao ano XV, do ora, pitangas...