que loucura é esta questão de tempo, de prioridade e de facilidades!!!
mesmo estando dentro de uma pandemia, em casa, aposentada, não foi possível estar ativa no blog, tudo bem que nem tudo ficou abandonando, o Instagram e o Facebook foram atualizados com sucesso parcial, mas o blog não, depende de laptop, e é mais lento.
o celular está na mão e facilita um bocado, num minutinho entre afazeres e um tempinho do café sai o post, compartilhado nas duas redes.
a comodidade cria "costume", e depois bate aquela preguiça, de ligar outro equipamento. quem nunca!
enfim, estou aqui para comemorar os 13 anos do blog e a companhia de tanta gente que segue consultando as receitas, sou só gratidão por não terem me abandonado e continuarem fiel as minhas prosas e receitas.
a de hoje é o carrot cake, bolo de cenoura americano, super aromático por conta das muitas especiarias, frutas secas e da cobertura aveludada.
Carrot cake
250 g de cenouras ralada no ralo grosso
3 ovos, claras em neve
1 1/2 xicara de açúcar (usei mascavo fino e açúcar refinado)
2 xicaras de farinha de trigo
1/3 de xicara de óleo de girassol
1 colher de sobremesa de fermento químico em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio
castanhas a gosto e opcional, usei nozes
especiarias a gosto, usei 1 colher de café de cada ( baunilha, gengibre em pó, cravo em pó, canela, noz-moscada ralada na hora - só uma chuvinha e alguns bagos de cardamomo)
bater as claras em neve e peneirar os secos. reservar.
bater as gemas com o açúcar, até ficar bem clarinho, juntar o óleo e as especiarias, misturar bem, acrescentar a cenoura ralada e as frutas secas, por ultimo juntar os secos e as claras em neve, assar em forma untada ou forrada com papel manteiga até dourar.
para a cobertura, misturar um pote grande de cream cheese, 3 colheres de manteiga com açúcar de confeiteiro até dar o ponto, quase duas xicaras, usei também umas gotinhas de limão siciliano e baunilha.
pronto, agora que teve bolo, vamos rumo ao ano XIV do ora, pitangas...