para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 16 de outubro de 2021

WBD - 2021 coroa de caramelo e com uvas passas

e o dia do pão chegou! 

mais uma vez, pela decima primeira vez, participo deste evento mundial promovido pela  Zorra  para comemorar o dia do pão, alimento divino e sagrado!

sempre procuro participar com receitas cujos ingredientes possam ser encontrados com facilidade em qualquer lugar para facilitar a reprodução da receita.

a receita é para fermentação lenta de aproximadamente 12 horas, caso queira abreviar o processo, pode-se dobrar a quantidade de fermento.



coroa de caramelo com uvas passas


2 ovos
50 g de açúcar branco
10 g de sal
30 g de leite em pó
100 g de manteiga
500 g de farinha de trigo aproximadamente
250 ml de agua
5 g de fermento biológico seco


misturar os secos, reservando um quarto da farinha para a sova e finalização, bater ligeiramente o ovos com a agua, misturar aos secos e iniciar a sova, quando a massa já estiver formada ir juntando a manteiga e a farinha reservada conforme a necessidade até 
ficar uma massa lisa e bem maleável. 
deixar descansar por umas 5 horas, depois deste tempo abrir a massa, com um rolo,  em retângulo e espalhar o recheio. 

recheio

fazer uma pasta com 4 colheres de manteiga, 1 colher de sopa de canela, gotas de baunilha e 1/3 de xicara de açúcar mascavo fino e 2/3 de açúcar refinado. 
espalhar esta pasta sobre a massa aberta e cubra com as passas.
se você for usar uvas passas, hidrate as frutas antes de empregar, eu usei suco de  1/2 laranja, mas pode ser agua também.

enrolar como um rocambole, tirar as pontas, cortar os pedaços entre 4 e 5 cm e montar em assadeira untada e polvilhada com açúcar.
obs: 
* rende duas roscas, podendo usar outro tipo de recheio de sua preferencia, creme, geleia ou até mesmo salgado com frios e queijos, ou legumes
* eu gosto de tirar as pontas e assar separadamente, para que, desta forma todos os rolinhos estejam bem recheados.
* tirar da forma assim que sair do forno, para desprender todo o açúcar
* recomendo servir morno ou aquecer por uns segundos no microondas




sexta-feira, 15 de outubro de 2021

ora, pitangas faz 13 anos e tem...carrot cake

que loucura é esta questão de tempo, de prioridade e de facilidades!!! 

mesmo estando dentro de uma pandemia, em casa, aposentada, não foi possível estar ativa no blog, tudo bem que nem tudo ficou abandonando, o Instagram e o Facebook foram atualizados com sucesso parcial, mas o blog não, depende de laptop, e é mais lento.

o celular está na mão e facilita um bocado, num minutinho entre afazeres e um tempinho do café sai o post, compartilhado nas duas redes. 

a comodidade cria "costume", e depois bate aquela preguiça, de ligar outro equipamento. quem nunca!

enfim, estou aqui para comemorar os 13 anos do blog e a companhia de tanta gente que segue consultando as receitas, sou só gratidão por não terem me abandonado e continuarem fiel as minhas prosas e receitas.

a de hoje é o carrot cake, bolo de cenoura americano, super aromático por conta das muitas especiarias, frutas secas e da cobertura aveludada.


Carrot cake


250 g de cenouras ralada no ralo grosso
3 ovos, claras em neve 
1 1/2 xicara de açúcar (usei mascavo fino e açúcar refinado) 
2 xicaras de farinha de trigo 
1/3 de xicara de óleo de girassol 
1 colher de sobremesa de fermento químico em pó  
1 colher de café de bicarbonato de sódio
castanhas a gosto e opcional, usei nozes
especiarias a gosto, usei 1 colher de café de cada ( baunilha, gengibre em pó, cravo em pó, canela, noz-moscada ralada na hora - só uma chuvinha e alguns bagos de cardamomo)

bater as claras em neve e peneirar os secos. reservar.
bater as gemas com o açúcar, até ficar bem clarinho, juntar o óleo e as especiarias, misturar bem, acrescentar a cenoura ralada e as frutas secas, por ultimo juntar os secos e as claras em neve, assar em forma untada ou forrada com papel manteiga até dourar.

para a cobertura, misturar um pote  grande de cream cheese, 3 colheres de manteiga  com açúcar de confeiteiro até dar o ponto, quase duas xicaras, usei também umas gotinhas de limão siciliano e baunilha.



pronto, agora que teve bolo, vamos rumo ao ano XIV do ora, pitangas...