para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 29 de março de 2011

uma quiche, uma salada e quiabo

este foi um almoço meu e do marido num sábado destes de intenso calor, é o tipo de almoço que eu adoro, leve, simples e completo, alias, tudo que estou precisando hoje, para acalentar minha alma, nesta tormenta de emoções dos últimos dias.
aproveito para agradecer o carinho de todos, pelas doces palavras quanto a recuperação da minha mãe, ela está melhor, mas ainda sob observação intensa




o prato foi feito assim...

  • saladinha de alface americana com tomate grape e damascos temperada com molho de mostarda e mel
  • arroz cateto grãos integral e vermelho, frio, temperado com creme de leite e parmesão
  • quiabo no vapor com spray de vinagre balsâmico
  • um pedaço de quiche de legumes

hoje encerro, com José Saramago

"Afinal, há é que ter paciência,
dar tempo ao tempo,
já devíamos ter aprendido,
e de uma vez para sempre,
que o destino tem de fazer muitos rodeios
para chegar a qualquer parte."

José Saramago

domingo, 27 de março de 2011

sorvete de coco queimado com produdos do Kit Mococa

vou postar hoje uma receita de sorvete como minha mãe faz.
a Dona Odete adora fazer sorvetes, sendo que, o de coco queimado e de limão, na minha opinião, são os melhores.
já comentei aqui que minha mãe, é uma senhorinha ativa, bem espertinha, lúcida, rebelde, bem humorada e cheia de vida no auge dos seus quase 80 anos.
quem a vê, não imagina, o tanto de problemas de saúde que ela tem, sendo que os piores são a hipertensão severa e o diabetes. ambos meticulosamente controlados com medicação, apesar dos abusos que ela faz na alimentação, os quais nega com veemência.
ela morava sozinha, sozinha não, com dois gatos , o vitorio e catita e com a poodle sofia, até o ano passado, agora meu irmão mora com ela, o que é motivo de muita reclamação, ela quer mesmo, ser sempre, senhora da situação.
ela cozinha (só o que ela gosta e não pode comer), pinta telas, borda, faz crochê e tricô e adora um passeio.
na ultima quarta feira, nos deu um susto, teve um AVC temporário, devido a PA ter subido exageradamente, outro na quinta feira e depois complicou um pouco mais com convulsões, que, conforme esclareceu o neurologista, eram de alguma forma previsíveis, já que a PA insistia em se manter em 25 por 18, isto no hospital!
surpreendentemente, ela se recuperou, está ainda um pouco confusa, mas felizmente sem sequelas aparentes. já está na minha casa, a contra gosto é claro, sendo observada pela nossa família a cada minuto.
esta descontente, pois queria mesmo, é estar na casa dela. o que neste momento não é prudente. agora aguardamos a nova TC para avaliar se houve sequelas e como será a conduta.



sorvete de coco queimado

base - no liquidificador, bater por 5 minutos 500 ml de leite, extrato de baunilha, meia xícara de açúcar e 1 colher chá de liga neutra. depois de batido levar para congelar em uma forma média, de pão de forma por 3 ou 4 horas (eu faço sempre a noite para bater de manha)

saborizar - na batedeira, picar a base, juntar 1 caixa de 200 ml de creme de leite Mococa, meia lata de leite condensado Mococa, 1 colher de café de emulsificante, quando começar a crescer juntar 50 gramas de coco ralado queimado*. depois de bem batido e bem fofo ( aprox 10 min), congelar em caixas de sorvete, tomando o cuidado para que não sobre espaço livre, para evitar a formação de cristais.

*para o limão usar 100 ml de suco e raspinhas

quarta-feira, 23 de março de 2011

cajuzinho da Mococa

estou ainda degustando os produtos que vieram no Kit Mococa, que ganhei no sorteio no delicioso blog Na cozinha da Lu.
no ultimo domingo foi a vez de provar o cajuzinho,
a filha abriu a lata e tirou um pouco para comer no pratinho, com a sobra enrolei os docinhos. muito rápido e no ponto certinho de enrolar. uma delícia!
servi os docinhos depois do cafezinho após o almoço.
mais um vez agradeço aqui a Mococa, pelo respeito e atenção com os parceiros e consumidores.




não fiz no formato de cajuzinho, pois não tinha amendoim pelado e sem sal para complementar os docinhos



aqui os docinhos sobre uma toalha bordada pela sogra. adoro esta toalha e calculo que deva ter mais 50 anos, pois comigo já está a mais 27 anos.

terça-feira, 22 de março de 2011

água - consiência e preservação

água - consciência e preservação

Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Você sabia que 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos?

Pois, bem, temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões de pessoas (população mundial). Esse pouquinho de água que nos resta está ameaçado. Isso porque, somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais.

Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de coisas. Mas, como não podemos resolver tudo de uma só vez, que tal começarmos a dar a nossa contribuição no dia-a-dia? Você sabe quantos litros de água uma pessoa consome, em média, por dia? Não? São cerca de 250 litros (isto mesmo, 250 litros ou mais): banho, cuidados de higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, plantas e, claro, a água que se bebe.

Dá para viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso. A água deve ser usada com responsabilidade e parcimônia. Para nós, consumidores, também significa mais dinheiro no bolso. A conta de água no final do mês será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água.

fonte : http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=17311&action=reportagem

dicas para economizar água...pense nisto

1. No banho apenas se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2. Na hora de escovar os dentes escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

3. Na descarga verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário. Se houver defeito, ele pode causar um gasto muito maior.

4. Na torneira não use muito tempo pois quando ela está aberta, o seu gasto é de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5. Problemas de vazamento são os mais comuns em casas/prédios com encanamentos antigos que mesmo não mostrando o vazamento, muitas vezes possui vazamentos no trajeto até a torneira.

6. Na caixa de água não deixe transbordar e mantenha fechada (problema de Dengue também).

7. Na hora de lavar louça ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

8. Regar plantas e jardins no inverno, pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9. Ao lavar o carro só lave uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

10. Na limpeza de áreas externas use vassoura. Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

* fonte do logo dia da agua 2011 e dicas: Rededasaguas.org

segunda-feira, 21 de março de 2011

risotto de linguiça e tomate seco

finalmente, outono.
é a estação do ano que eu mais gosto, dias claros e noites mais frescas.

para brindar o outono, nada melhor que um risoto bem cremosinho. optei por um risoto simples e aproveitei para estrear as minhas cumbucas de degustação.
confesso que não resisti, quando vi esta louça, comprei uma dúzia, mas lamentei muito quando cheguei, deveria ter comprado mais, o dobro talvez ...
pelo menos teria esta louça para servir "risotto volante" , de entrada, antes de uma reunião maior.



risotto de linguiça e tomate seco

para cada xícara de arroz uso um litro de caldo de legumes aquecido.
levei ao fogo duas linguiças calabresa, daquelas fininhas, apenas para dar uma leve salteada, reservei e na mesma panela dourei cebola picadinha em uma colher de sopa de azeite extra virgem com 1 colher de sopa de manteiga, juntei 1 xícara de arroz arbóreo, depois juntei 1/4 de xícara de vodka e deixei evaporar.
em seguida comecei a juntar o caldo de legumes, as conchadas e deixando cozinhar e evaporar, método normal de se fazer risotto, mexendo de vez em quando, depois da terceira ou quarta conchada de caldo de legumes, previamente aquecido, juntei a linguiça reservada, quando cozimento estava quase completo, corrigi o sal e juntei 8 damascos grandes bem picadinhos e alguns tomates seco grosseiramente picado, mexi levemente.
por ultimo juntei 2 colheres de sopa de requeijão cremoso e 1/4 de xícara de parmesão ralado. deixei descansar por 5 minutos.
servi nas cumbucas pequenas como entrada.

domingo, 20 de março de 2011

batida de maracuja para brindar o dia do blogueiro

que tal uma batida para brindar o dia do blogueiro?
de maracujá, é claro, da fruta da paixão, afinal o blogueiro é movido a paixões.

cada um de nós escreve sobre aquilo que mais ama fazer, cozinhar, escrever, desenhar, cantar, costurar, tricotar, pintar, decorar, ler, fotografar,viajar, fazer arte, formar opiniões, falar sobre moda, sobre make up, sobre livros, sobre esportes, sobre musica e teatro,informar, ajudar, dar dicas, vida saudável, yoga entre tantos outros interesses.

o blogueiro é um ser curioso, é um aprendiz de tudo e de nada, que vive em um universo único, particular e peculiar, onde um leitor ou seguidor que vive a milhas daqui acaba ficando familiar, muito familiar, a ponto de sentir sua falta no seu blog, de se preocupar com ausência.

o blogueiro é um ser transparente e inquieto que precisa compartilhar o que sabe (ou pensa saber) seja pouco ou muito, seja simples ou sofisticado, seja popular ou erudito, seja alegre ou triste, seja doce ou amargo, seja bonito ou feio, seja colorido ou sem cor...

o blogueiro é um ser ágil e gentil, capaz de vibrar com o sucesso de um colega, com as conquistas, com as parcerias, com as homenagens, com o reconhecimento...

o blogueiro é um ser especial e iluminado que pode melhorar o dia de alguém com uma postagem, com uma dica, com um simples comentário, com uma visita, com um sabor, com uma cor, com uma cronica, com uma poesia, com um poema, com uma sugestão, com uma musica, com uma foto, com uma boa dose de humor...

enfim, nós blogueiros, temos ânsia em compartilhar o que gostamos, o que aprovamos, o que sentimos, o que amamos...somos passionais!



batida de maracujá

numa coqueteleira, coloque a polpa de um maracujá grande, uma dose de vodka, gelo, açúcar e ou leite condensado a gosto, misture tudo e sirva com muito gelo.

sexta-feira, 18 de março de 2011

pão 5 grãos

adoramos um lanche de peito de peru, com alface e tomate seco num pão integral.
dias destes, a filha comprou um de uma marca tradicional, da linha nova de pães brancos com vários grãos. o pão é excelente, renderam excelentes sanduiches de peito de peru e atum.

nem preciso dizer que fique doida para reproduzir um pão destes na minha cozinha, e parti para as tentativas.
ma primeira tentativa, renderam dois pães bons, saborosos mas sem a maciez desejada, o pão não cresceu como o esperado.
claro que persisti, passado alguns dias fiz uma nova tentativa, achei, este da segunda foto, bem mais próximo do industrial, sem os conservantes e com a enorme vantagem de poder comer quentinho, apesar dele fatiar maravilhosamente bem depois de frio.

primeira tentativa

pão de grãos, com farinha de trigo branca, aveia, farinha de centeio, linhaça e sementes de girasol.
acredito que, a proporção de farinha de centeio, deixou o pão mais pesado, apesar de ter usado apenas 1/2 xícara.

segunda tentativa



pão 5 grãos

  1. aqueci 300 ml de água filtrada e desliguei, nesta água coloquei 1 xícara de sementes de linhaça e deixei por 2 horas, no final deste tempo a linhaça soltou algo parecido com um óleo e a agua adquiriu consistencia de clara de ovos, juntei então 1/2 xícara de azeite
  2. misturei 2 xícaras de farinha de trigo branca, 1 xícara de flocos de aveia, 3 colheres de gérmen de trigo com 2 colheres de sobremesa de fermento seco biológico
  3. agreguei a linhaça e o azeite e misturei, juntei então 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de sal
  4. comecei a sovar e fui agregando mais farinha, aproximadamente mais 1 xícara, quando a massa já estava ficando lisa juntei 1/2 xícara de sementes de girasol. é uma massa bem macia.
  5. deixei descansar até dobrar de volume, num bowl untando com azeite, sovei mais duas vezes e deixei crescer novamente
  6. dividi a massa e coloquei em duas formas médias de pão de forma devidamente untadas com azeite.
  7. quando ultrapassou a borda da forma, levei ao forno médio, previamente aquecido.
  8. assei até corar, pincelei manteiga sobre a crosta e tirei da forma.
considerações:
apesar de ter várias etapas, o pão é muito simples de ser feito, já repeti outras vezes, é apenas um questão de se organizar, a minha dica é esta.
  1. coloque a linhaça de molho depois do café da manhã ( não tem nenhum problema da linhaça ficar muito tempo de molho, já deixei até durante a noite inteira e não alterou o resultado)
  2. antes de começar o almoço, faça as misturas e inicie as sovas, com o calor da cozinha, os crescimentos são muito rápidos
  3. antes de servir o almoço, coloque na forma, em seguida do almoço seu pão já estará no ponto de colocar no forno.

quarta-feira, 16 de março de 2011

lembrancinhas de aniversário

a lindinha da Maria Clara já fez um ano, incrível, como o tempo voa...
não faz muito tempo, eu estava preparando os suspirinhos do batizado.



para o aniversário de um aninho, além dos suspiros para a mesa do café, a Monica e a Mi, me pediram as doces lembrancinhas.
sugeri palha italiana e bem vividos, mas a chuvarada da semana que antecedeu a festa, atrapalhou muito na secagem dos bolinhos. mudei meus planos, fiz alfajores recheados com doce de leite.



a palha italiana de chocolate, foi um sucesso surpreendente



os alfajores recheados de doce de leite, foram embrulhados em papel celofane e depois em retalhos de tecidos marrom com poa rosa, com acabamento de lacinho cor de rosa, que eram os tons da festa.
uma linda festa, com decoração primorosa, feita com todo o carinho pela madrinha da Maria Clara, a decoradora Monica Manfrin.

agradeço a Mi, mãe da Maria Clara, por ter deixado ao meu cargo, as doces lembrancinhas do aniversário.

segunda-feira, 14 de março de 2011

apple pie

aqui está a postagem de apple pie conforme tinha prometido...
costumo servir morna com sorvete de creme ou creme fresco batido.



apple pie

massa
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
4 colheres de açúcar
1 pitada de sal
120 g de manteiga gelada
1 colher de sobremesa de baunilha
3 ou 4 colheres de água

fazer a massa, manuseando muito pouco com a ponta dos dedos até obter uma massa lisa, dividir em 2 partes e levar para a geladeira por 20 minutos, devidamente embrulhadas em filme plásticos.
depois deste tempo, abrir e forrar o fundo de forma de fundo removível, furar e rechear.

recheio

picar as maças, sem cascas em cubos (usei 4 fuji), envolver como se fosse empanar, numa mistura de 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de amido de milho, 1 colher de chá de canela e 3 colheres de açúcar, colocar sobre o fundo da massa, salpicar com o resto da misturinha de farinhas e açúcar, colocar algumas pitadas de manteiga sobre o recheio, cobrir a torta, pincelar com leite, se desejar peneirar açúcar sobre a torta, fazer talhos na cobertura e levar para assar até dourar.
rendimento: uma torta de 22 cm

domingo, 13 de março de 2011

saúde - não tem preço


através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.

para saber mais sobre a campanha, acesse: www.saudenaotempreco.com

a informação é o primeiro passo para prevenção e controle da diabetes e hipertensão.

quinta-feira, 10 de março de 2011

creme de alho poró com creme de leite Mococa

conforme mencionei na postagem anterior, o kit mococa chegou, repleto de delicias.
mais uma vez, grata muito grata a Mococa pelo carinho e atenção com parceiros e consumidores.
como deu uma abrandanda no calorão dos ultimos dias e como já estávamos saudosos de um creminho para o jantar, não tive duvida em usar a manteiga Mococa e primeira caixinha num creme de alho poró, que dentre os cremes, este é um dos meus favoritos.




creme de alho poró

fatiar finamente 4 talos grande de alho poró(apenas a parte branca) e reservar a parte mais escura antes das folhas.
refogar no azeite extra virgem e em 2 colheres de manteiga Mococa com sal, até murchar e reservar.
cozinhar na pressão a parte mais escura dos talos, aquela que voce reservou com 4 batatas grandes, 2 dentes de alho inteiros, com 500 ml de água.
depois de cozido e morno, bater no liquidificador ou usar o processador, juntar 3 colheres de sopa de farinha de trigo, juntar tudo isto ao alho poro previamente refogado e agregar mais 500 ml de caldo de legumes (usei caseiro), corrigir o sal e deixar ferver até que forme um creme, se necessário agregue mais água de modo que fique cremoso para atender o seu paladar.
depois de pronto, junte 1/2 caixa de creme de leite Mococa, aqueça rapidamente e sirva imediatamente.
misture o creme de leite Mococa que sobrou na caixinha ligeiramente com azeite extra virgem e coloque algumas colheradas deste creme em cima de cada cumbuca de creme de alho poro.

hoje servi com
corn bread muffins e definitivamente abrimos, com galhardia, nossa "temporada de cremes e sopas".

mas se desejar, sirva com estes acompanhamentos de sopa:

  • cesta de pães
  • um bom azeite
  • pimenta do reino moída na hora
  • cumbucas de queijo ralado
  • cumbucas de cheiro verde bem picadinho
  • croutons


  • kit Mococa chegou!!


    nem acreditei quando recebi o e mail da querida Lu, do delicioso Na Cozinha da Lu, informando que eu tinha sido a sorteada para receber o kit.
    fiquei super feliz, pois além conhecer os produtos da Mococa e reconhecer que são de primeiríssima qualidade, a chegada dest
    e kit me trouxe lembranças de momentos muito especiais da minha infância, dos domingos de manhã, de meu pai e avó sentados a mesa degustando a manteiga Mococa com pão sovado e café fresquinho, depois da feira.
    não que esta lembrança estivesse perdida, é uma lembrança recorrente, mas ao ver a lata, as lembranças e a saudade se fizeram ainda mais presente.


    quero muito agradecer a Mococa pelo delicioso kit e a Lú por ser me incentivar a participar do sorteio, aliás ela está com um novo sorteio lá no blog, se você não conhece o blog da Lú não deixe de conhecer, e é claro, de participar do novo sorteio também.

    ah sim, também quero avisar que, daqui a pouco vai rolar uma receitinha com um dos deliciosos produtos da Mococa.

    quarta-feira, 9 de março de 2011

    mini quiche de cebolas

    sempre que faço mini quiches, penso, vou congelar algumas, para ter a mão quando precisar para um lanche rápido, só que isto nunca acontece, saem as fornadas e nunca sobra para congelar....



    mini quiche de cebola

    massa e recheio para quiche, torteira de 20 cm
    2 xícaras de farinha de trigo
    1 colher de chá de sal
    1 colher de chá de fermento químico
    4 colheres de manteiga ou margarina
    3 ou 4 colheres de água gelada
    junte os secos, pique a manteiga gelada e junte a água, amasse, forme uma bola e leve pra gelar por 20 minutos. abra a massa sobre um plástico, coloque sobre a torteira de fundo falso, fure com garfo.

    recheio:
    fatiar finamente as cebolas(usei 4 médias e fatiei no mandolin), refogar em azeite extra virgem e reservar. bater no liquidificador, 1 copo de requeijão, com 3 ovos inteiros, 4 colheres rasas de farinha de trigo, 1 caixa de creme de leite, sal, pimenta do reino, 1 de xícara de queijo prato ralado e 1 de xícara de outro queijo de sua preferência (opcional, nesta usei provolone). misturar levemente a cebola já fria e despejar sobre a massa crua, levar ao forno médio até dourar.



    minis: usei as formas de pão de mel de 5 cm cada uma, abri a massa na própria forminha e despejei o recheio.

    terça-feira, 8 de março de 2011

    orquídea para o nosso dia

    para o nosso dia, flores ...
    a linda orquídea da foto,
    ganhei do marido,
    num dia qualquer,
    que tornou meu dia muito especial,
    pela lembrança e especialmente pelo carinho.

    para refletir hoje (e sempre) recomendo um texto de Lia Luft

    feliz dia internacional das mulheres




    Canção na plenitude

    Não tenho mais os olhos de menina
    nem corpo adolescente, e a pele
    translúcida há muito se manchou.
    Há rugas onde havia sedas, sou uma estrutura
    agrandada pelos anos e o peso dos fardos
    bons ou ruins.
    (Carreguei muitos com gosto e alguns com rebeldia.)

    O que te posso dar é mais que tudo
    o que perdi: dou-te os meus ganhos.
    A maturidade que consegue rir
    quando em outros tempos choraria,
    busca te agradar
    quando antigamente quereria
    apenas ser amada.
    Posso dar-te muito mais do que beleza
    e juventude agora: esses dourados anos
    me ensinaram a amar melhor, com mais paciência
    e não menos ardor, a entender-te
    se precisas, a aguardar-te quando vais,
    a dar-te regaço de amante e colo de amiga,
    e sobretudo força — que vem do aprendizado.
    Isso posso te dar: um mar antigo e confiável
    cujas marés — mesmo se fogem — retornam,
    cujas correntes ocultas não levam destroços
    mas o sonho interminável das sereias.

    O texto acima foi extraído do livro "Secreta Mirada", Editora Mandarim - São Paulo, 1997, pág. 151.

    sábado, 5 de março de 2011

    bolo de chocolate para a Léia

    este bolo é o bolo que eu sempre faço nos aniversários dos meus filhos.
    bolo de chocolate, com recheio e cobertura de chocolate, um bolo super simples e caseiro que não tem nada de especial, além do carinho de mãe.
    então, como hoje, é o aniversário "da minha filha a distancia , a talentosa e meiga Léia, do maravilhoso Cucchiao pieno, aqui está o bolo para comemorarmos.



    Léia,

    gostaria de desejar a você tantas coisas, dentre elas, paz, saúde, alegria, paciência, perseverança,luz, fé, amor...e desejar também, que você continue sonhando, sonhos grandes rumo a sua felicidade.

    feliz aniversário!!